O Wordpress é o Content Management System (CMS) mais utilizado e popular do mundo e responsável pela publicação de cerca de metade de todos os sites da internet. E, mesmo com todos os seus recursos e benefícios, existem alguns erros do Wordpress que merecem a atenção do usuário para evitar que ocorram.
É fundamental falar sobre esses pequenos problemas recorrentes da plataforma justamente por causa de sua popularidade. Afinal, o objetivo desse conteúdo é dotar nossos leitores com todas as habilidade necessária para gerenciar um site com excelência.
Com essa informação em mente, vamos falar um pouco sobre os números que ilustram o sucesso do Wordpress. Você sabia que 409 milhões de pessoas acessam cerca de 20 bilhões de páginas publicadas em Wordpress todos os meses, segundo o Demand Sage?
A razão por trás desses números assustadoramente grandes é que o CMS mais famoso do mundo é responsável por 42,7% de todos os conteúdos de website ativos na internet, segundo o Popusmart.
E dentre os seus principais benefícios estão a biblioteca com mais de 59 mil plugins gratuitos, painel de controle simples e intuitivo para gerenciamento do conteúdo e configuração open-source customizável por especialistas de acordo com as configurações do site!
São esses números atraentes e os excelentes recursos que fazem essa plataforma ter tantos adeptos. Por isso, se você é mais um deles ou apenas um interessado, preparamos esse conteúdo com os principais 11 erros do Wordpress.
Vamos te ensinar como corrigir erros no Wordpress bastantes comuns no uso prolongado da plataforma. Vem com a gente!
Quais são os principais erros do Wordpress? Conheça 11
Dentre os vários erros do Wordpress possíveis, destacamos 11 opções que ou são mais corriqueiras, ou são mais relevantes para o bom gerenciamento e correção de problemas mais comprometedores para seu site.
Saiba detalhes de como descobrir erros no Wordpress e quais resolver os 11 principais!
Antes, confira o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no Youtube sobre o Wordpress:
1. Erro de conflitos de plugins
Falamos mais acima que a vasta biblioteca de plugins é um dos grandes atrativos do Wordpress. Para quem não sabe, os plugins são pequenos recursos desenhados em códigos que podem ser inseridos no site para aumentar suas funcionalidades.
Existem plugins para otimização SEO, outros para a introdução de recursos de e-commerce e por aí vai.
Entretanto, há plugins muito semelhantes ou que entram em conflitos por trabalharem na mesma estrutura do site.
Mas como descobrir erros no Wordpress provocados por plugins? Quando problemas, até então inexistentes, começam a se manifestar após a ativação de um plugin, é sinal de que essa é a raiz do problema.
A principal maneira de corrigi-los é excluir o plugin recém-ativado ou substituir por outros semelhantes.
2. Erro de memória insuficiente
Erros de memória insuficiente acontecem quando a plataforma, os plugins ou temas do Wordpress excedem o limite de tempo da conexão PHP prevista pelo servidor que hospeda o site. Quando esse problema ocorre, a mensagem em código que surge é a seguinte:
[ Fatal error: Allowed memory size of X bytes exhausted (tried to allocate XXXX bytes) in /caminho-para-arquivo.php on line Y ]
O X representa o número de quanto o tempo de limite foi excedido, enquanto o Y representa a linha do arquivo em que o erro se manifestou.
Esse problema pode gerar erros de carregamento de páginas e de fotos ou outros arquivos multimídia.
Para corrigir o erro, você pode tanto aumentar o tempo de limite de memória do seu site ou simplesmente entrar em contato com a provedora de hospedagem para eles encontrarem a melhor solução.
Saiba mais sobre hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy:
3. Erro de banco de dados
Um dos erros do Wordpress mais famosos é o relacionado ao banco de dados do site.
Por meio do MySQL, o recurso de gerenciamento de banco de dados usado pelo Wordpress, é possível armazenar e recuperar informações e arquivos que compõem os conteúdos do site.
Dentre os principais erros de bancos de dados, podemos enumerar:
- Erros de chaves duplicadas: quando a plataforma insere dados duplicados em uma coluna que já conta com essa informação.
- Erros de limite de recursos: quando o banco de dados atinge o limite de tempo dos recursos, também pode ser sinal de memória insuficiente.
- Erros de conexão: problemas de servidor podem levar o Wordpress a não se conectar devidamente ao banco de dados hospedado no servidor.
Para corrigir esses problemas, abra o arquivo “wp-config.php” para tentar restabelecer a conexão do CMS com o banco de dados do site.
Outros tipos de reparos podem ser feitos, mas, em casos mais complexos, aconselha-se entrar em contato com o suporte do provedor de hospedagem e realizar backup dos dados para não ocorrer perdas.
4. Erro de página não encontrada (404)
Esse erro se manifesta quando um usuário navega pelo site e não consegue encontrar uma página específica. Sempre que ele tenta carregá-la, a mensagem do erro 404 surge na tela, enquanto todas as outras páginas do site funcionam normalmente.
Por que essa situação acontece? Má configuração de plugins ou temas, transferência do local de uma página para outro lugar ou configuração incorreta das URLs amigáveis.
Para resolver esse problema em cada um dos três casos listados, você pode fazer o seguinte, respectivamente:
- tente desativar todos os plugins do site e depois ativá-los novamente;
- faça a atualização dos links nos menus após a mudança do local;
- no painel de controle do Wordpress, acesse "Configurações"> "Links permanentes" e corrija os erros nos links de URLs amigáveis.
5. Erro interno do servidor (500)
“500 internal server error”: você com certeza já se deparou com essa mensagem enquanto navegava por um site, não é verdade? Não por acaso, esse é um dos erros do Wordpress mais comuns de serem encontrados.
Checar URLs no arquivo “htaccess.” e problemas gerais de configuração do servidor podem ser a causa por trás desse erro.
Aumento do recursos do servidor e revisão de códigos do site são algumas das possíveis soluções. Em casos mais complexos, entretanto, você deve contactar o suporte do serviço de hospedagem.
6. Erro de tempo limite de conexão
Esse erro significa que o servidor não conseguiu, no tempo previsto, realizar uma conexão com o banco de dados do site ou com alguma requisição de um agente externo.
Quando se extrapola esse tempo sem sucesso de conexão, aparece a imagem de erro no computador do usuário.
A causa desse problema acontece quando o servidor não é dedicado o suficiente para dar conta das demandas do momento, ou quando há problemas na conexão para envio de pacote de dados.
A principal solução nessa situação é atualizar o plano de hospedagem para um servidor dedicado e que dê conta das demandas de processamento do site.
7. Erro de tela branca da morte
Esse nome é bem assustador e parece tirado de um filme de terror, não é mesmo? Ocorre quando surge uma tela branca sem mensagens de erros ou maiores informações sobre os problemas que o site está enfrentando.
Nessa situação, o desenvolvedor fica sem saber como diagnosticar o problema adequadamente para resolvê-lo.
Problemas de plugins, insuficiências de recursos de servidor, falha na sintaxe de um código PHP são possíveis causas dessa situação.
Nesse caso, aconselha-se verificar cada um desses aspectos, um por um, para ver se o problema se resolve, como corrigir os códigos PHP, reiniciação dos plugins e verificação dos recursos do servidor.
8 . Problemas de acesso ao Painel de Administração
Nem sempre os erros do Wordpress são visíveis apenas no site, pois há casos em que o acesso ao painel de controle da plataforma também está corrompido. Como corrigir esse que é um dos tipos de erros Wordpress mais comuns?
Aqui, o problema pode ser dos mais simples, como digitação incorreta de login e senha, quanto dos mais complexos, como bloqueio de endereço IP, hackeamento ou alguns dos problemas que já listamos até aqui.
Após testar as possibilidades mais simples, como erro de credenciais e limpeza do cache do navegador, entre em contato com o suporte do seu provedor para um rastreamento mais rápido da origem desse problema.
9. Problemas de layout e exibição
E quando as imagens ou outros arquivos multimídia de um site não carregam, o que pode está por trás disso?
A opção mais provável é de que não haja mais espaço para armazenamento desses tipos de arquivos no servidor do seu site ou uma alta demanda de acessos.
Em ambos os casos, a solução é realizar um upgrade para um novo plano de hospedagem de sites mais dedicado e capaz de dar a infraestrutura necessária.
A outra possibilidade é que houve uma alteração nas permissões de arquivos. Nesse caso, é necessário contactar o provedor de hospedagem para solucionar rapidamente o problema com uma atualização das permissões.
10. Erro de mau funcionamento (502)
“Erro de de mau funcionamento” ou “Bad Gateway” é um código de erro que pode ocorrer apenas de forma temporária, quando é o caso de um grande volume de tráfego que sobrecarrega o servidor.
Nesse caso, talvez após um breve período de atualização da página, o serviço do site se restabelece.
Caso não funcione, experimente limpar o cache do navegador, desabilitar o firewall de segurança ou desativar e ativar novamente os plugins do site.
11. Erro de agendamento de publicação
Está aprendendo como corrigir erros no Wordpress até aqui? Maravilha! Pois vamos falar agora do último item da nossa lista: o erro de agendamento de publicação.
Esse problema manifesta-se quando se agenda uma publicação de um blog, por exemplo, é, mas seu processamento não acontece como previsto. Qual a possível causa desse problema?
Existem duas possibilidades bem comuns: a primeira, e mais óbvia, é que os dados da data de agendamento foram digitados com algum equívoco.
Já a segunda opção diz respeito a algum erro no arquivo “wp-cron.php”, que é responsável pela automatização dos agendamentos.
Uma forma de prevenir esse problema é baixar plugins que agem diretamente nesse arquivo, para monitorar e promover os reparos necessários.
Assim, os agendamentos ficam menos vulneráveis a erros, e a estratégia de marketing digital do seu negócio não fica comprometida!
E aí, aprendeu tudo sobre correção de erros no Wordpress? O nosso objetivo com esse conteúdo foi deixá-lo a par dos principais problemas que você poderá encontrar ao começar a gerenciar o site do seu negócio.
Apesar desses problemas momentâneos, o Wordpress com certeza ainda é uma escolha segura e eficiente para configurar e publicar os conteúdos de qualquer tipo de site na internet, seja loja on-line, blog ou sites institucionais.
Caso você busque um bom plano de hospedagem, os planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy são uma ótima pedida, pois oferecemos uma grande variedade de soluções para contemplar as necessidades de sites de todos os tipos e tamanhos!
E o mais legal: todos os planos de hospedagem oferecidos pela GoDaddy já vêm acompanhados de um Certificado SSL para garantir a segurança criptografada do seu site e dos usuários.