Você com certeza já deve ter se deparado com alguns códigos de erros HTTP enquanto navegava pela internet, não é verdade?
Isso acontece quando a informação solicitada pelo seu navegador enquanto você navega pela internet sofreu algum tipo de erro e não foi processada até a tela do computador ou smartphone do usuário.
Geralmente esses problemas podem surgir tanto por parte do navegador do usuário quanto do servidor onde o site acessado está hospedado. Mas, afinal, como identificar isso? Como corrigir esse tipo de problema?
Pensando nisso, nós da GoDaddy preparamos esse conteúdo exclusivo para que você entenda tudo sobre os códigos de erros HTTP, desde o conceito da sigla até os tipos de erros mais comuns que atrapalham a experiência do usuário na internet.
Ficou curioso? Pois vem com a gente para que você entenda direitinho o que está por trás desse problema. Confira!
Erros HTTP: guia completo
Nada melhor do que começar nosso guia explicando primeiramente o conceito de HTTP e a importância desse protocolo para garantir a performance e segurança da sua navegação na internet.
O que é HTPP?
HTTP é a sigla para HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). E seu nome já resume bem qual a função desse elemento.
Ele é um protocolo que faz a conexão entre o hipertexto de um servidor e o navegador. Para deixar mais clara, o hipertexto é justamente todo o conteúdo contido na página de um website.
Por sua vez, o servidor é a estrutura onde um site é hospedado e gerenciado. Já o navegador nada mais é que a ferramenta que você, usuário, utilizar para navegar na internet, como:
- Google Chrome;
- Mozilla Firefox;
- Opera;
- Safari;
- Internet Explorer, entre outros.
Nesse sentido, o HTTP é um protocolo com um conjunto de respostas padrões que são enviadas do servidor onde o site está hospedado para o navegador que acessa o site.
Portanto, quando você digita a URL de um site com seu nome de domínio na barra de navegação, instantaneamente o HTTP faz a visualização do código hipertexto que vem do servidor do site.
Essa comunicação é feita por códigos que são categorizados em números específicos que vão de 100 a 599. Cada numeração representa um comando diferente, como o 100, que significa “continuar”, e o 400, que simboliza “solicitação inválida” (ou bad request).
É dessa forma, enfim, que se explica a navegação na internet. E é justamente uma falha na leitura deste código que causam os famosos erros HTTP, que você já deve ter presenciado enquanto tentava navegar em um site, mas ele se encontrava indisponível
O que é HTTPS?
Compreendido o que é HTTP? Maravilha! Mas você com certeza deve estar se perguntando porque quando você acessa um site aparece a extensão HTTPS com um “s” a mais antes do nome de domínio. E isso é fácil de explicar!
A sigla HTTPS significa exatamente o que explicamos mais acima, mas o “s” inserido no diz respeito a “Secure Sockets Layer (SSL)”. O SSL é um certificado de segurança digital para sites cujo objetivo é deixar a navegação mais segura para os usuários e proteger o próprio site de vírus e invasores.
Essa proteção é feita por criptografia de ponta a ponta que protege os dados do usuário em toda sua trajetória até que eles sejam recebidos pelo servidor de hospedagem.
Esse certificado é fundamental para dar mais credibilidade ao site e transmitir confiança ao consumidor, além de também ajudar a página a ganhar pontos de SEO (Search Engine Optimization), conjunto de requisitos para uma página ser bem ranqueada nas ferramentas de busca, como o Google.
Quer aprender mais sobre o certificado SSL? A GoDaddy tem um vídeo completo e exclusivo para você:
O certificado SSL é fundamental, não é mesmo? E, se você pensa em criar seu próprio site, essa medida de segurança tem que entrar no seu radar. Escolha então um dos planos de hospedagem da GoDaddy, pois todos já vêm com o certificado SSL já incluso em seus pacotes!
Quais são os principais erros HTTP?
Como já mencionamos, a comunicação entre o cliente do navegador e o servidor é realizada por meio das transmissão de códigos HTTP. Esses códigos são categorizados em números que vão de 100 a 599.
Cada intervalo de 100 números reúnem comandos da mesma família. Veja no infográfico abaixo como é feita a divisão.
Se você reparou bem, os códigos de erros HTTP são aqueles situados entre o número 400 e 599. De 400 a 499, temos os erros HTTP provenientes do cliente do navegador, enquanto de 500 a 599 estão os erros do servidor que hospeda o site.
Curioso, não é mesmo? Mas dessas centenas de erros HTTP possíveis, quais são os mais comuns e que constantemente podem atrapalhar a navegação do usuário de internet?
Selecionamos abaixo quatro exemplos diferentes e comentamos um pouco sobre como cada um deles se manifesta. Confira:
Error 403 - Forbidden (Proibido)
O error 403 significa “proibido”. Ele se manifesta quando um usuário tenta acessar um site mas o servidor proíbe a visualização do hipertexto solicitado pelo navegador.
Essa proibição acontece geralmente por causa de algum erros nas permissõe de arquivos ou pastas incorretas por parte do navegador, como também por alguma falha de configuração no arquivo .htaccess, que é uma espécie de manual de instruções do plano de hospedagem do site.
Para resolver esse problema, o desenvolvedor responsável precisa realizar uma dessas três tarefas:
- desabilitar os plugins Wordpress;
- redefinir as permissões do arquivo e pasta;
- redefinir o arquivo .htaccess
No navegador Google Chrome, por exemplo, essa mensagem aparece assim:
Error 404 - Page not Found (página não encontrada)
O erros 404, como o próprio nome diz, também é um erro proveniente do cliente e ele significa “página não encontrada”. E o que isso quer dizer?
Quer dizer que a URL que você clicou ou digitou na barra de navegação não leva para nenhuma página. Esse talvez seja o erros HTTP mais comum, pois vários fatores podem gerá-lo, como:
- o usuário digitou a URL de forma errada;
- o site não existe mais;
- ou houve uma transferência de nome de domínio e o site agora possui uma nova URL.
Sendo assim, o problema nesse caso é rapidamente identificável e, na maioria das vezes, não sefaz necessária a atuação para resolvê-lo, pois foi um equívoco exclusivo do usuário que tenta acessar um domínio que já não existe mais.Por outro lado, um erro de linkagem pode gerar esse erro, o que demanda ajuste por parte do desenvolvedor.
Quer aprender mais sobre domínio de site? Confira esse vídeo exclusivo feito pelo canal da GoDaddy Brasil no YouTube:
Error 500 - Internal Server Error (erro do servidor interno)
O Error 500 pode não ser tão comum assim, mas pode ter certeza que uma hora ou outra essa mensagem vai aparecer no seu computador.
Ele significa erro do servidor interno, mas em alguns casos pode acontecer que a falha surja de um arquivo .htaccess corrompido, atualização do Wordpress ou até por uma versão incompatível do PHP.
Como esse é um problema mais complexo e que pode derivar de diversas origens, a única forma de corrigi-lo é testando e redefinindo as possíveis causas que ocasionaram essa falha.
Se você deseja entender como resolver a causa do Error 500, leia nosso artigo “Erro 500 — Descubra o Que Acontece Quando Seu Site Está Com o Erro 500”.
Error 503 - Service Unavailable (serviço indisponível)
O Error 503 é bem abrangente, não é mesmo? Afinal, várias podem ser as causas por trás de um servidor indisponível. Desde bugs em temas e plugins do Wordpress até uma performance e dedicação abaixo do esperado em um dia com muito tráfego e acessos.
Até mesmo ataques maliciosos de malwares e DDoS podem ser a causa por trás do problema.
Aqui, mais do que corrigir o problema, nós sugerimos que o responsável pelo site aja de forma preventiva. E como agir preventivamente nessa situação? Contratando um plano de hospedagem seguro e com um servidor realmente dedicado para melhorar a performance do site.
Quer aprender mais sobre hospedagem de sites? Confira esse conteúdo incrível no canal da GoDaddy Brasil no Youtube:
A escolha de servidor dedicado com certificados de segurança em dia incluídos no plano de hospedagem pode evitar que tanto os donos quanto os usuários do site tenham dores de cabeça.
Esse tipo de problema de servidor indisponível é comum, especial, em e-commerces que não se preparam para receber um grande volume de tráfego. Ou simplesmente sites comuns que não possuem um sistema de segurança eficiente para se defender de possíveis invasores.
Conheça os planos de hospedagem da GoDaddy Brasil
Diante disso, vale dar uma conferida nos vários planos de hospedagem da GoDaddy. Há opções para todos os tipos, gostos e tamanhos de sites, e você pode escolher aquele que melhor se adequa para garantir a segurança e estabilidade do site, além de ultra velocidade na navegação.
Escolha entre as opções de Hospedagem Compartilhada, Hospedagem Wordpress e Hospedagem Avançada e garanta o máximo de eficiência a sua página na internet.
E aí, o que do nosso guia completo sobre erros HTTP? Tirou todas as suas dúvidas? Se você deseja aprender mais sobre hospedagens, domínios e infraestrutura para desenvolvimento de sites, fique sempre de olho nas novidades do blog da GoDaddy Brasil! Até a próxima!