Aqui no blog da GoDaddy, nós já falamos bastante sobre a importância de registrar um nome de domínio. Afinal, o endereço acessado para visitar o seu site é a primeira impressão que seu público tem de você e também a maneira com que será lembrado. Parte fundamental desse endereço é a extensão de domínio, sobre a qual falaremos ao longo desse artigo, que também vai ensinar:
- tipos de domínio;
- lista de extensões de domínios mais legais do momento;
- como escolher a melhor extensão de domínio personalizado para você?
O que é uma extensão de domínio?
A extensão de domínio é o que vem depois do seu nome no endereço do seu site. Ela é o sufixo que fica à direita do nome de domínio. Por exemplo, no domínio “www.exemploum.com”, a extensão de domínio é o trecho “.com”.
Contudo, porque se preocupar com esse pedacinho do domínio da sua empresa?
Na prática, existem algumas regras para definir as extensões que você pode usar. Além disso, em alguns casos, elas também vão ajudar no posicionamento da sua marca.
Como você já sabe, ter uma presença online consolidada é essencial para empresas que desejam alcançar mais clientes e se manter competitiva no mercado.
Aproveite para conhecer os domínios da GoDaddy!
Quais são os nomes de domínio?
Existem seis principais tipos de domínio:
- Domínio de Nível Superior (TLD)
- Domínio de Nível Superior Internacionalizado pelo Código do País (IDN ccTLD)
- Domínios Territoriais (ccTLD)
- Domínios Genéricos (gTLD)
- Domínios de Segundo Nível
- Domínios de Terceiro Nível
Para conhecer mais sobre cada um deles, nós sugerimos que acesse outro artigo especial que fizemos apresentando cada um, “Saiba tudo sobre os tipos de domínio da internet e escolha o melhor para seu site”.
Quando o assunto são as extensões de domínio, existem dois tipos que se destacam:
- Generic Top-Level Domain (gTLD): sempre são formadas por mais de duas letras e podem ajudar na representação de sua marca ou empresa. Podem ser utilizadas em qualquer lugar. Alguns exemplos da lista de extensão de domínio desse tipo são “.org”, “.gov” e “.net”;
- Country Code Top-Level Domain (ccTLD): são formadas por apenas duas letras e representam o código de um determinado país, por exemplo, “.br”. Só podem ser utilizadas dentro de seus respectivos locais, por cidadãos ou empresas que tenham presença naquele país.
Essas extensões devem ser definidas depois de escolher um nome de domínio ideal ─ lembrando que ele deve ser simples e fácil de memorizar ─ e registrar o seu domínio, é hora de escolher a extensão.
Assista o vídeo para entender melhor o que é um domínio e como registrar o seu:
Ainda não sabe qual vai ser o nome do seu domínio? Encontre agora!
Pesquisa de nome de domínio
Lista de extensões de domínios mais legais do momento
Saber escolher qual extensão de domínio usar é muito importante, pois ajuda bastante na hora de identificar seu tipo de empresa para o visitante que acessa seu site.
Afinal, a função da extensão de domínio é mostrar, rapidamente, qual é o propósito do seu site e o nicho da sua empresa. Isso gera maior identificação com o público e faz você se destacar perante aos concorrentes.
Em outras palavras, essas letrinhas após o endereço eletrônico dizem bastante para o público sobre o seu nicho de atuação.
Se você tem um negócio que trata de assuntos relacionados ao mercado de moda, por exemplo, pode utilizar o “.moda” depois de seu nome de domínio. Incrível, não?
Esse é um bom exemplo de extensão de domínio personalizado para sua empresa, e que tem um impacto interessante na comunicação, especialmente, com novos compradores.
Existem muitas outras opções de extensão de domínio para quem deseja aproveitar o potencial dessas poucas letras em seu endereço eletrônico
Para conhecer algumas delas, confira a lista de extensão de domínio personalizado para definir e divulgar o seu negócio:
- .press: para veículos de comunicação, assessorias de imprensa e outros negócios relacionados ao jornalismo em geral;
- .store: designa uma loja, seja física ou virtual. É ideal para qualquer tipo de comércio;
- .video: perfeito para empresas ou profissionais autônomos do ramo da filmagem, por exemplo. Porém, também podem servir para youtubers e até mesmo professores que dão aula por meio de videoaulas;
- .mba: pode ser utilizada por instituições de ensino que ofereçam cursos de MBA;
- .tech: o segmento da tecnologia agradece, pois agora eles podem utilizar um sufixo específico;
- .fun: pode ser utilizado em sites de jogos e quizzes;
- .app: ideal para aplicativos que serão criados;
- .io: voltado para desenvolvedores e engenheiros de software;
- .space: geralmente usado em fóruns e comunidades virtuais.
Qual melhor extensão de domínio?
A melhor extensão de domínio depende do tipo de negócio que você gerencia. De maneira geral, as extensões “.com” e “.br” são ótimas opções e estão entre as mais usadas no Brasil. Contudo, é possível usar elementos personalizados, como “.store”, para caracterizar a empresa e se comunicar com novos clientes.
Como criar uma extensão de domínio?
Entendido o significado das extensões de domínios e sua impotência, e agora que você conhece as opções que vão muito além dos famosos “.com” e “.br”, é hora de criar o seu endereço de e-mail.
Mas, afinal, como ter um site profissional e personalizado? Essa sem dúvida é a parte mais fácil deste artigo! Basta fazer a pesquisa de domínio na GoDaddy e escolher a melhor extensão para você!
Basta inserir o nome da sua empresa no campo de pesquisa e encontrar as melhores opções de domínio, incluindo os modelos personalizados e mais legais do mercado atual.
Acesse o site da GoDaddy, consulte o domínio que você deseja e faça seu registro usando as melhores extensões, entre elas, “.com.br”, “.club” e “.shop”.
Tudo em um só lugar, com a facilidade que você deseja, sem complicações!