Quando falamos em ferramentas do WordPress, pode ser difícil imaginar que existem mais de 59 mil extensões gratuitas disponíveis para os usuários, não é? Pois, acredite: a plataforma de sites mais conhecida do mundo é também a mais completa.
Se você já tem um site no ar ou se tem planos para criar o seu, chegou ao conteúdo certo.
Leia até o final para conhecer as funcionalidades do WordPress e as extensões mais úteis entre os diversos recursos e plugins que facilitam o gerenciamento de páginas e e-commerces.
O que as ferramentas do WordPress podem fazer?
Com as ferramentas do WordPress, é possível desenvolver sites personalizados, gerenciar conteúdo e vender produtos on-line. Essa versatilidade explica a sua popularidade: segundo um levantamento da W3Techs, o WordPress é a maior plataforma de sites do mundo, usada na criação de mais de 60% das páginas disponíveis na web.
O que o WordPress oferece?
O WordPress oferece um painel de controle pronto para que o usuário desenvolva um site sem precisar de conhecimento técnico. Ao utilizar a plataforma, você pode criar um blog, loja ou portal, escolher as funcionalidades e o visual da página e gerenciar o conteúdo publicado de forma fácil e intuitiva.
Além disso, o programa oferece diversas opções de personalização, desde os temas (layouts) até os recursos adicionados.
Sabe as extensões que você pode usar em seu navegador para adicionar funcionalidades? No WordPress, é possível incrementar e facilitar a gestão do seu site por meio dos plugins.
Para os clientes premium, que utilizam planos pagos, a ferramenta também oferece suporte via e-mail e chat.
TOP 8 melhores ferramentas do WordPress
Por falar em plugins, uma das principais vantagens de utilizar a plataforma é a gama de ferramentas do WordPress que facilitam a gestão do site e potencializam os resultados.
São diversas extensões para melhorar sua experiência na plataforma e o desempenho da sua página. A seguir, confira nossa seleção com as mais interessantes!
Ferramentas de SEO para WordPress
1. Yoast SEO
Se seu objetivo é potencializar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, o Yoast SEO é uma das ferramentas do WordPress mais recomendadas.
Basicamente, esse plugin ajuda na otimização dos conteúdos publicados e mostra como trabalhar melhor aspectos do conteúdo, imagem ou página, como o meta título, a meta descrição, a palavra-chave, o alt text e a URL.
Além disso, o Yoast SEO contribui com sugestões de melhorias para os textos do site, como a análise de legibilidade e a indicação do uso de voz passiva.
A ferramenta conta com uma versão paga, mas a gratuita costuma ser o suficiente para auxiliar na otimização de sites e blogs.
>>> Se você não domina as estratégias de SEO, não sabe trabalhar com tráfego pago ou está sem tempo para criar conteúdo, o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy pode te ajudar a impulsionar sua marca e atrair clientes. Confira!
2. Redirection
O Redirection é um plugin gratuito e o mais conhecido quando o assunto é redirecionamento 301 de páginas no WordPress.
Por mais que pareça simples, essa ferramenta pode ser muito útil e, principalmente, contribuir com a otimização e ranqueamento da página. Isso porque ter URLs quebradas prejudica desde o SEO do site até a experiência do usuário.
Com o Redirection, você arruma qualquer página que informa que a URL de origem e a de destino. Assim, mantém a indexação, evita a perda de tráfego e garante que o leitor acesse o conteúdo desejado.
Ferramentas do WordPress para e-commerce
3. WooCommerce
É quase impossível falar em criação de loja virtual sem lembrar do plugin WooCommerce. Afinal, além de ser um dos mais populares, 21,1% dos sites do WordPress usam a ferramenta, segundo o estudo da W3Techs que citamos no começo do conteúdo.
Esse plugin é ideal para quem deseja montar uma loja virtual, seja para vender produtos físicos ou digitais. Entre suas principais funcionalidades constam:
- mais de 80 temas para e-commerce divididos por setores (moda e vestuário, casa, beleza e saúde);
- checkout integrado e customizável;
- diversas opções de personalização das páginas para uma maior organização da loja;
- mais de 800 extensões e possibilidades de integrações com ferramentas de pagamento, envio de produtos, atendimento ao cliente, gestão da loja e muito mais.
Quer aprender a criar seu e-commerce com o WordPress e o WooCommerce? Confira o passo a passo que o time da GoDaddy preparou para você:
4. Easy Digital Downloads (EDD)
Para quem trabalha com infoprodutos, nossa indicação é a ferramenta EDD, por ter mais funcionalidades e recursos voltados para a venda de produtos digitais no WordPress.
A versão gratuita do plugin permite:
- subir e vender o arquivo diretamente pelo WordPress;
- armazenar o produto em locais externos, como Dropbox;
- processar pagamentos;
- incluir códigos de desconto;
- controlar o acesso aos arquivos;
- criar páginas de conta de cliente com o histórico de compra.
Ferramentas do WordPress para layout e criação de sites
5. Visual Composer
Se você é um iniciante na criação de sites, esse plugin pode te ajudar. O Visual Composer é uma ferramenta de construção de página que permite a criação de um site com aparência profissional, sem nenhum conhecimento técnico.
Seu uso é bastante intuitivo, com uma modalidade de “arrasta e solta”, que possibilita ver todas as mudanças da página em tempo real, sem precisar conferir a prévia a cada alteração ou mexer com códigos e linguagens de programação.
Para ter acesso a todos os recursos do plugin, que são mais de 300, divididos entre botões, temas e elementos, é preciso adquirir a versão paga. No entanto, você pode experimentar a ferramenta na versão gratuita, com acesso limitado a determinados itens.
6. Elementor
Outro plugin para a criação de páginas que se destaca por ser fácil de usar e ter muitos recursos é o Elementor.
Para ter ideia, apenas na versão gratuita você já consegue usar mais de 300 templates para criar um site bonito e funcional, sem precisar de conhecimentos específicos ou de instalar elementos extras.
Com os itens básicos da ferramenta, é possível criar páginas completamente personalizadas, com ícones, carrossel de imagens e muito mais.
Para desbloquear todos os recursos e contar com um suporte 24 horas, você precisa ter o Elementor Pro, a versão paga do plugin.
Outras ferramentas do WordPress
7. W3 Total Cache
Um site lento é ruim para a experiência do usuário e para o ranqueamento nos mecanismos de busca. Por isso, contar com um plugin que melhora a velocidade da página, como o W3 Total Cache, é muito útil.
Essa ferramenta é famosa por diminuir o tempo de carregamento ao apagar o cache do site periodicamente, de forma automática, além de contribuir para uma renderização muito mais rápida.
8. EWWW Image Optimizer
Por fim, precisamos citar o EWWW Image Optimizer nessa lista.
Na verdade, esse plugin também poderia estar entre as ferramentas de SEO para Wordpress.
Isso porque imagens pesadas geralmente deixam o carregamento de uma página lento, e esse é um fator que o Google leva em conta ao ranquear sites.
Ao instalar o EWWW Image Optimizer, a ferramenta otimiza automaticamente as imagens do site, sem que você precise apagar tudo e subir fotos menores.
Além disso, o sistema otimiza as novas imagens assim que você as publica, e o plugin processa diversos tipos de arquivo, como JPG, PNG, GIF e PDF. Também é possível escolher o grau de compressão (quanto mais comprimido, menor a qualidade).
Se você chegou até aqui, já entendeu que usar as extensões certas pode deixar a barra de ferramentas do WordPress mais completa e adequada às necessidades do seu negócio, não é? Então, aproveite os diversos plugins disponíveis para melhorar o seu gerenciamento.
E se você ainda não criou o seu site e deseja começar, que tal conferir os diversos planos de hospedagem Wordpress da GoDaddy? Todas as opções contam com a ferramenta pré-instalada, domínio e certificado SSL gratuito. Confira os benefícios de cada um e tire seu projeto do papel agora mesmo!