ArtigosCategoria

Saiba tudo sobre as 6 principais fontes de tráfego do marketing digital

Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos

O objetivo de todo proprietário de site é conseguir atrair um número qualificado de visitas em suas páginas para tornar a marca mais conhecida e, por fim, conseguir fechar mais negócios. Não à toa saber quais são as fontes de tráfego é fundamental para o sucesso de uma estratégia digital.

Mas, afinal, o que são fontes de tráfego no marketing digital? Elas representam a origem dos acessos de um usuário. 

Todo mundo chega em algum site por algum caminho específico, concorda? Ele pode ser o Google, um post na rede social ou até a indicação de um amigo.

Nesse sentido, saber de onde se originou a visita é importante para identificar quais são os canais e meios mais utilizados pelos usuários para descobrir sua marca. 

Pois isso traz insights preciosos para saber onde se deve focar os esforços da sua estratégia de conteúdo para conseguir os melhores indicadores de acessos.

Nesse conteúdo, vamos explicar quais são as principais fontes de tráfego no marketing digital e como é a melhor maneira de aproveitar o potencial de cada uma delas.

Ficou curioso? Então leia o conteúdo até o fim para saber tudo!

Quais são as fontes de tráfego no marketing digital?

Existem diversas maneiras de classificar as fontes de tráfego de um site, blog ou loja virtual. Aqui separamos 6 formas muito utilizadas para orientar os resultados e direcionamentos de estratégias de marketing digital. São elas:

  1. Pago
  2. Orgânico
  3. Referência
  4. Direto
  5. E-mail
  6. Social

Vamos entender o que está por trás de cada um desses nomes? Confira!

1. Pago

O tráfego pago é aquele obtido por meio do impulsionamento de anúncios, seja nos motores de busca, como o Google, ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram. 

Os anúncios são lançados por meio de uma campanha segmentada, que leva em consideração o canal de divulgação, características do público e palavras-chaves de busca. 

Dessa forma, quando um usuário está enquadrado nessa segmentação, ele deve ser surpreendido por um conteúdo de promoção do site, blog ou loja online.

Caso ele clique, ele será redirecionado para a página e conta como estatística de fontes de tráfego pago.

Esse modelo de campanha é particularmente interessante para marcas que buscam destaque em um nicho já muito concorrido e players consolidados, pois assim um anúncio para seu site aparecerá como uma sugestão para o usuário de forma mais direta e consistente.

2. Orgânico

As fontes de tráfego orgânico são o contrário do exemplo acima. A ideia aqui é obter acessos, principalmente pelos motores de busca, de forma gratuita e por meio da publicação de conteúdo de qualidade e otimizado para SEO.

Caso você não saiba, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, otimização de motores de busca. Ele consiste em uma série de estratégias e pré-definições incrementadas a um conteúdo para que ele seja bem ranqueado nas primeiras páginas do Google, Bing, Yahoo, dentre outros buscadores.

De forma resumida, é uma forma de colocar um link para seu site de forma destacada nas pesquisas de navegação do usuário sem a necessidade de investir dinheiro em anúncios pagos.

De forma geral, o tráfego orgânico é muito eficiente, barato e é uma ótima medida em qualquer estratégia digital, principalmente quando o SEO é trabalho de forma sistemática e consistente.

Quer aprender mais sobre SEO? Confira o vídeo abaixo!

3. Referência

As fontes de tráfego de referência, como indica o próprio nome, são representadas por outros sites. Isso é, quando o usuário descobre uma página do seu site enquanto navega em outro domínio.

Imagine, por exemplo, que você esteja lendo um artigo de blog de marca X e, no corpo do texto, aparece um link para o site Y. Ao acessar o link para o site Y, você será considerado uma fonte de tráfego de referência.

4. Direto

O tráfego direto, por sua vez, é o elo perdido das fontes de acesso no marketing digital. Mas como assim?

Isso quer dizer que não foi possível rastrear a origem da visita do usuário, ou porque o link não foi devidamente parametrizado, ou porque o acesso foi feito com a escrita do nome de domínio do site diretamente na barra do navegador.

5. E-mail

Essa é fácil! Como o próprio nome traduz, essa classificação tem os cliques e acessos para o site, blog ou e-commerce obtidos via e-mail marketing.

Quando um cliente, por exemplo, está na base de contatos de e-mail marketing de uma marca como lead, ele receberá periodicamente interações, seja por newsletter, ofertas promocionais, lançamento de produtos ou até divulgação de projetos.

Geralmente, essas interações são acompanhadas de links para que o lead realize uma compra no site ou para que ele simplesmente acesse o site ou artigo do blog para conhecer mais detalhes sobre um produto, promoção ou projeto.

Saiba mais sobre e-mail marketing no vídeo abaixo:

6. Social

Como não poderia ser diferente, as fontes de tráfego social são aquelas provenientes das redes sociais.

Portanto, se um usuário de internet visita um site por meio de links na bio do Instagram ou na descrição de uma postagem no Facebook ou Twitter, ele pode ser enquadrado nessa categoria.

Esse modelo de fonte é fundamental, pois as redes sociais possuem um amplo potencial de engajamento, viralização e de interação mais espontânea entre as marcas e seu público. 

Finalizamos nossa lista de fontes de tráfego para marketing digital. O que achou? Você deve estar se perguntando em qual delas você deve investir sua estratégia, não é verdade?

Mas o fato é que todas podem ser consideradas e até utilizadas em conjunto. Afinal, elas são complementares e uma pode servir de suporte para a outra para alimentar novas formas de acesso e para consolidar a divulgação do seu negócio.

É importante levar em consideração tanto seus objetivos estratégicos como também as características da persona do público-alvo. Dessa forma, é possível hierarquizar quais modelos merecem mais atenção e investimento.

Independente de qual você escolha, você pode contar com o Pacote de Marketing Digital para otimizar a presença do site da sua empresa na internet. Nossa ferramenta é completa, fácil de utilizar e contempla o monitoramento e o aumento de todas as fontes de tráfego valiosas para seu negócio.

Comece gratuitamente agora mesmo!