ArtigosCategoria

Growth Hacking: o que é e como aplicar? Guia completo

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos
o que é growth hacking

Você precisa entender o que é Growth Hacking para unir o melhor da ciência de dados e do marketing digital e fazer seu negócio ter um crescimento rápido, porém sustentável, na internet.

Esse novo modelo para aceleramento de empresas é bem diferente dos métodos mais antigos e tradicionais de marketing, pois buscam soluções para o crescimento nessa nova era dos dados impulsionada pela transformação digital.

A ideia do Growth Hacking é utilizar técnicas de inteligência de dados para identificar carências, mapear desafios e implementar abordagens de marketing inovadoras

O objetivo? Empoderar as empresas para desempenharem bem em um mundo de negócios tão volátil e competitivo.

Nesse sentido, a utilização inteligente de dados presta um papel decisivo para combinar rápido crescimento com a melhor combinação dos recursos disponíveis.

Por exemplo, empresas que investem em estratégia de marketing data-driven (isso é, servida de inteligência de dados) conseguem um ROI cinco ou seis vezes maior do que os negócios que trabalham à moda antiga, segundo relatório da Invesp.

Entretanto, a mesma pesquisa aponta que 87% dos profissionais de marketing afirmam que dados são um dos ativos mais subvalorizados nas empresas.

Entender o que é Growth Hacking, todavia, é uma forma de mudar essa realidade e utilizar as oportunidades do mundo digital a favor do crescimento do seu negócio.

Confira o conteúdo até o fim e aprenda tudo sobre o tema!

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma abordagem que leva em consideração as especificidades do negócio e como os dados podem ajudar essa empresa a trilhar um caminho de sucesso, e não é uma metodologia já pronta e desenhada para ser implementada em uma empresa. 

Para explicar o que é Growth Hacking, preparamos três subtópicos nos quais falaremos do conceito, a diferença dessa abordagem para o marketing digital e, por fim, seus principais objetivos.

Qual é o conceito de Growth Hacking?

Growth Hacking (ou Hacking de Crescimento) é uma abordagem de negócio criada por Sean Ellis em 2010, que consiste em um conjunto de estratégias orientadas por dados para escalar a aquisição e retenção de clientes em prol de um crescimento rápido e sustentável de um negócio.

A ideia é cultivar um mindset de crescimento e inovação para implementar estratégias assertivas de crescimento em um cenário digital sempre em transformação.

Um Growth Hacker (a liderança capaz de implementar esse tipo de projeto) diferencia-se de outros profissionais pela sua mentalidade de crescimento e inovação.  

E o principal insumo para levar uma empresa a conquistar o público, vender mais e turbinar as métricas de fidelização é por meio de uma cultura data driven

Ou seja, um método de ação que não aceita tiros no escuro. As tomadas de decisão devem acontecer a partir da leitura de dados estratégicos que geram insights sobre o público-alvo da empresa, o segmento de atuação e as particularidades do projeto.

Entender o que é Growth Hacking é fundamental na realidade do Mundo VUCA. VUCA é a sigla para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que são elementos indissociáveis dos negócios digitais.

Afinal, inovações e mudanças surgem a todo momento, então uma mentalidade de Growth Hacking é necessária para prosperar, superar desafios e experimentar decisões fora da caixinha para se destacar dos concorrentes.

Qual é a diferença entre Growth Hacking e Marketing Digital?

Apesar de parecerem conceitos muito similares, pois ambos tratam do crescimento de uma marca a partir da aquisição e fidelização de clientes, as abordagens têm diferenças elementares.

O Growth Hacking, acima de tudo, consiste em uma mentalidade de crescimento e, por isso, tem um campo de ação mais abrangente e voltado para a experimentação.

Por sua vez, o marketing digital é um conjunto de processos bem estabelecidos cujo objetivo é guiar o cliente no funil de vendas. Esse conceito se limita às estratégias puras de social media, SEO, e-mail marketing, dentre outras.

Em resumo, enquanto entender o que é Growth Hacking diz respeito ao mindset de crescimento da empresa, o marketing digital consiste nas ferramentas utilizadas para adquirir um lead e influenciá-lo a se tornar um consumidor fiel no longo prazo.

Portanto, o Growth Hacking é o combustível de diversos processos de uma empresa, como desenvolvimento de produto, vendas, relações públicas e, claro, também do marketing digital.

Quer aprender mais sobre o funil de vendas do marketing digital? Confira na íntegra o conteúdo da GoDaddy sobre o tema no YouTube:

Para que serve o Growth Hacking?

O objetivo do Growth Hacking é gerar crescimento em cenários de volatilidade. Assim, a constante geração de insights por meio de dados é muito bem-vinda para testes e ações experimentais. 

Em resumo, essa abordagem serve para acelerar o crescimento, otimização de recursos, experimentação e adaptabilidade em cenários de instabilidade.

A ideia é gerar resiliência e senso de adaptação para continuar a crescer mesmo em contextos de mudanças. Por isso, a análise de dados em tempo real é fundamental para disponibilizar os insumos necessários para a melhor tomada de decisão em cada momento específico.

Dessa forma, é possível criar e manter altos índices de nutrição de leads, processamento de vendas e fidelização da base de clientes independentemente do contexto.

Não importa quais são os problemas ou desafios, pois o objetivo sempre será impulsionar o crescimento com os recursos disponíveis.

Como aplicar estratégias de Growth Hacking?

Entender o que é Growth Hacking não é o suficiente para implementar essa abordagem com sucesso no seu negócio. Afinal, esse mindset deve se integrar ao planejamento estratégico de uma empresa, o que exige conhecimento prévio das particularidades da organização e definições claras dos objetivos.

Além disso, seguir um passo a passo para essa implementação é fundamental para não gerar choques e ruídos na assimilação por parte dos gestores e demais colaboradores. 

Confira abaixo um passo a passo completo para implementar uma estratégia de Growth Hacking na sua empresa!

1. Defina métricas e objetivos plausíveis para o projeto

O primeiro passo de como fazer Growth Hacking é saber quais objetivos a empresa deve alcançar. Um crescimento sustentável na internet, na maioria dos casos, requer investimento em diferentes canais, daí é fundamental definir de forma mensurável as metas em cada um deles.

Por exemplo, o crescimento do desempenho pode passar pela concretização dos seguintes objetivos:

  • Aumentar o tráfego da loja on-line da marca;
  • Alcançar a marca de X seguidores nas redes sociais;
  • Duplicar a taxa de conversão em vendas;
  • Usar o e-mail para triplicar as negociações de pós-venda e as taxas de retenção;
  • Aumentar em pelo menos 150% dos a taxa de aquisição de leads para a base de contatos etc.

Esses números e grandezas são meramente ilustrativos para exemplificar como definir as metas. 

Nesse contexto, é fundamental contar com métricas de marketing digital para mensurar e comparar o desempenho no decorrer do tempo. Algumas opções a seguir:

  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): métrica que calcula a média de valor investido para uma conversão em vendas;
  • CTR (Click Through Rate): mostra o número de usuários que clicam em um link ou CTA;
  • Taxa de abertura de e-mail: mostra quantos usuários abriram uma comunicação via e-mail;
  • Taxa de conversão: apresenta o percentual de usuários que realizaram uma conversão em lead ou em cliente;
  • ROI (Return over Investment): calcula o retorno financeiro em cima de um investimento em marketing.

Quer entender o que é um lead e a importância desse conceito do marketing digital para o Growth Hacking? Confira o vídeo abaixo!

2. Conheça bem o público-alvo por meio da análise de dados

Use a inteligência de dados para conhecer melhor as características do seu público-alvo e o seu padrão de comportamento. 

Plataformas de CRM geram insights interessantes sobre a jornada do cliente para orientar a tomada de decisão e realizar ações de marketing mais assertivas e personalizadas.

Ao estudar a fundo seu cliente ideal, é possível desenvolver um recurso incrível de marketing digital. Trata-se da persona, que nada mais é que um personagem fictício com nome, sobrenome, dados demográficos, hobbies e perfil de consumo.

Essa personagem reúne todas as características do seu público-alvo, o que facilita a compreensão das suas demandas e a implementação de estratégias mais efetivas em prol do crescimento da empresa.

3. Faça testes antes de implementar as estratégias

Se você entendeu o que é Growth Hacking, com certeza percebeu que essa abordagem de crescimento incentiva testes contínuos para otimizar os resultados das estratégias.

Testes A/B, por exemplo, servem para mensurar o desempenho de duas páginas diferentes de site com propostas similares. Aquela que render o melhor retorno em cliques, acessos e conversões, merece continuidade.

O mais interessante desse processo é sua continuidade. Essa percepção de valor de um método já serve de inspiração para outros projetos no futuro, uma vez que já rendeu bons frutos com o público anterior.

Plataformas de análise de dados, como o Google Analytics e o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy, são excelentes opções para a implementação de uma estratégia Growth Hacking eficiente.

Conheça melhor o Google Analytics e eleve o patamar do seu negócio para a mentalidade data driven:

4. Mantenha o projeto sempre aberto para mudanças

Como vivemos no mundo VUCA, o monitoramento e a experimentação de novas possibilidades devem continuar para preparar a marca para desafios e eventuais instabilidades.

Pois é, tanto o formato dos canais digitais quanto o padrão de comportamento do seu público estão em constante mudança. 

Dessa forma, os processos que até ontem faziam sentido, podem cair por terra já no dia seguinte. Aqui entra a importância da mentalidade Growth Hacking para somar a resiliência adaptativa com os insights provenientes das análises de dados.

Ao seguir esses quatro passos, sua empresa estará pronta para alcançar o crescimento a partir da melhor utilização possível dos recursos disponíveis.

Quais são as principais ferramentas de Growth Hacking?

O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy é a ferramenta perfeita para auxiliar no crescimento rápido e sustentável de uma empresa no competitivo ambiente digital.

Essa plataforma reúne uma série de recursos que contempla a criação, otimização e monitoramento de campanhas em diversos canais, como:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • motores de busca;
  • sites e lojas on-line.

Além de planejar e monitorar os resultados, o Pacote ainda disponibiliza o GoDaddy Studio, ferramenta para criação de banners, interfaces de sites, peças para redes sociais, logos templates para e-mail marketing e muito mais.

Em resumo, seu negócio terá a estrutura perfeita para aproveitar todo o potencial do ambiente digital para atingir o crescimento esperado.

Experimente gratuitamente e veja como é fácil expandir a presença do seu negócio na internet e gerenciar todo esse crescimento de forma simples e intuitiva por meio de um painel!

Aprenda como criar uma estratégia de marketing digital de sucesso e com todo o apoio do mindset Growth Hacking:

Nesse conteúdo, procuramos te ensinar tudo sobre Growth Hacking: o que é e como aplicar essa abordagem de sucesso para acelerar empresas de todo o tipo que querem brilhar na internet.Para mais conteúdos enriquecedores que nem esse, acompanhe as novidades do blog da GoDaddy! Até a próxima!