Utilizar a hospedagem de site compartilhada é uma boa forma de poupar custos e hospedar vários domínios em um só servidor.
Mas, é claro, existem muitos aspectos que você precisa considerar antes de tomar sua decisão sobre o tipo de hospedagem que utilizará. Começando por entender o que é uma hospedagem de site compartilhada.
O que é uma hospedagem de site?
A hospedagem é o serviço que permite que você coloque seu site no ar. Ela armazena todos os arquivos que compõem o canal. Além disso, é nela que o HTML e o restante das informações da página estarão disponíveis para acesso dos usuários.
Basicamente, quando uma pessoa ou empresa cria um site, ele precisa ser hospedado em um servidor para poder ser acessado pelos usuários da internet.
A hospedagem de site é, justamente, o sistema responsável por fornecer esse espaço de armazenamento e disponibilizar as informações do site na internet.
Portanto, além de espaço suficiente para sua página de internet, ele também precisa ter boa disponibilidade e velocidade de acesso.
Isso propicia que o site possa performar melhor em métricas de SEO e evita problemas com quedas durante momentos de alto volume de acessos.
Você pode conhecer um pouco mais sobre a hospedagem de site com esse vídeo abaixo:
O que é uma hospedagem de site compartilhada?
A hospedagem de site compartilhada possibilita que mais de um site utilize o serviço e os recursos da hospedagem, armazenando e cuidando da demanda de mais de um site ao mesmo tempo. Ou seja, são diversos sites, com diferentes URLs, em uma mesma hospedagem. Todos compartilhando recursos, velocidades e limites.
Em termos gerais, esta é a forma de hospedagem padrão para quem está começando e ainda não sabe bem qual é sua real necessidade. Aliás, é uma boa maneira de economizar nos custos iniciais.
Porém, fique atento à demanda em relação ao espaço e à velocidade para que seus sites não fiquem fora do ar ou apresentem lentidão na abertura e no carregamento das páginas.
Para isso, é imprescindível que você escolha uma boa empresa de hospedagem de sites, como a GoDaddy.
Qual a melhor hospedagem compartilhada?
Para escolher a melhor hospedagem compartilhada, é preciso observar alguns pontos, como:
- taxa de uptime (tempo de atividade do servidor);
- velocidade de carregamento da página;
- recursos disponíveis como espaço em disco, largura de banda e contas de e-mail;
- segurança de dados oferecida;
- preço.
O recurso de hospedagem de sites da GoDaddy oferece bons resultados para todos esses critérios. Logo, é uma opção completa, tanto para quem está começando a jornada e busca um bom custo-benefício, quanto para quem já tem uma empresa e quer melhorar o desempenho da hospedagem com os melhores preços do mercado.
O que é uma hospedagem VPS?
Uma hospedagem VPS, ou Servidor Virtual Privado, funciona no serviço de hospedagem contratado. Isso quer dizer que uma máquina virtual será criada e funcionará exclusivamente para você e suas necessidades, sem compartilhar recursos como acontece em um site de hospedagem compartilhada.
Quais as diferenças entre VPS e hospedagem de sites compartilhada?
As principais diferenças entre VPS e hospedagem de site compartilhada estão relacionadas à exclusividade dos recursos disponíveis no servidor. Enquanto na VPS os recursos são apenas seus, em uma hospedagem de sites compartilhada, os recursos são coletivos, reduzindo assim o controle sobre eles.
Quais as vantagens e desvantagens de uma hospedagem de site compartilhada?
As principais vantagens da hospedagem de site compartilhada são o preço e o custo-benefício que o serviço oferece, especialmente para empreendedores com sites que possuem baixo volume de acessos e necessidades reduzidas de recursos. Já sua principal desvantagem é a necessidade de compartilhamento de recursos.
Por se tratar de um serviço compartilhado, todos os recursos são rateados entre os utilizadores da hospedagem. Dependendo de suas necessidades, isso pode causar atrasos em carregamentos de páginas, por exemplo.
Como falamos acima, mesmo com esse ponto contra, o preço reduzido ainda pode valer a pena para quem está começando e ainda precisa experimentar como serão suas demandas antes de partir para uma contratação VPS.
Para quais tipos de sites e empresas uma hospedagem de site compartilhada é indicada?
Uma hospedagem de site compartilhada é indicada a pequenas empresas, com pouco fluxo de acessos ou com demandas que não exijam mais do que seu servidor de hospedagem pode oferecer no momento.
Já para empresas que possuem altos índices de acessos e precisam de um maior controle das características de suas hospedagens, o ideal é a utilização de uma hospedagem VPS.
Pronto para tomar sua decisão a respeito de hospedagem de site compartilhada?
Agora que você aprendeu mais sobre a hospedagem de site compartilhada e as diferenças para uma hospedagem VPS, fica mais fácil tomar a sua decisão, conforme as demandas da sua empresa.
Tudo o que você precisa fazer é avaliar quais são as principais necessidades nesse momento e identificar em qual estágio sua empresa ou produto se encontra em relação às características do servidor de hospedagem escolhido.
E, se você quiser acertar em cheio, sem medo de errar, conte com as opções de hospedagem da GoDaddy. Nela, você encontra:
- qualidade no suporte;
- backups periódicos;
- certificado SSL já incluso;
- alto desempenho e um menor tempo de carregamento;
- tempo de uptime (garantia de que sua página ficará o máximo de tempo possível no ar);
- painel de controle fácil de manusear e personalizar;
- boa reputação dos serviços.
A GoDaddy é a número 1 no mercado de soluções digitais, oferecendo domínio, hospedagem e segurança web, entre vários outros produtos, com um uptime de 99,95%. É um serviço de excelência que pode fazer a diferença no desempenho do seu empreendimento ou projeto pessoal.