Que o marketing digital é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio você já deve saber, mas sabia que ele pode se aliar aos infoprodutos para atrair ainda mais público?
Para quem não sabe, infoprodutos são conteúdos digitais ricos que fornecem informações específicas para os clientes, consolidam a autoridade da marca no segmento de atuação e, claro, enriquecem demais a relação do consumidor com as empresas.
Apesar de funcionarem como um produto autônomo e que já tem valor por si próprio, os infoprodutos são uma excelente ferramenta de marketing digital para engajar o público e atrair mais leads.
Mais do que isso, muitas dessas estratégias aumentam diretamente a lucratividade da empresa, já que são oferecidas aos clientes por meio de pagamento.
Em um contexto em que a geração de leads é a principal prioridade entre 79% dos profissionais de marketing digital, segundo o site Finances Online, entender o que é, como vender e como criar um infoproduto deve entrar no radar de qualquer planejamento.
Entenda como funciona essa estratégia e como ela pode ser integrada em seus projetos online.
O que são infoprodutos?
É bom provável que você já tenha adquirido infoprodutos sem ao menos saber que eles possuem essa nomenclatura. Eles nada mais são do que produtos em que o valor agregado é, basicamente, a informação que eles passam.
Eles são oferecidos de forma digital para captar, fidelizar e manter uma base de leads e seguidores. Mais do que isso, eles também ajudam a construir sua autoridade no ramo.
Infoprodutos são uma ótima oportunidade para obter os dados dos seus leads e assim começar a trabalhar técnicas de conversão, por exemplo. Os usuários fornecerão, pelo menos, nome e endereço eletrônico — e, a partir daí, é possível começar ações de e-mail marketing.
A principal vantagem é que essa estratégia tem alta escalabilidade. Ou seja, você só precisa investir em sua concepção em um primeiro momento e, depois, ele pode estar disponível sempre, sem a necessidade de fazer revisões — e, mesmo que eles precisem ser atualizados, o esforço para melhorá-lo é bem menor do que produzir algo desde o começo.
Isso significa que ele é um projeto lucrativo não apenas por ser comercializado e atrair mais leads para o negócio, mas também porque é um investimento que continuará trazendo retornos a longo prazo.
Você já entendeu que essa é uma estratégia vantajosa e muito utilizada, mas, afinal quais são os formatos de infoprodutos mais populares? Para as empresas, as técnicas mais utilizadas para aumentar as vendas são:
- e-books;
- infográficos;
- programas de assinatura;
- audiobooks;
- cursos online.
Como vender infoprodutos?
Alguns infoprodutos não são para vender, pois, como já mencionamos, eles funcionam mais como uma solução gratuita de marketing digital que é disponibilizada aos interessados em troca de informações de contato, como e-mail ou telefone.
Esses produtos são disponibilizados em landing pages, que são páginas estratégicas de um site com técnicas de copywriting para realizar uma conversão, seja para leads ou para vendas.
Entenda, na prática, como funciona cada um dos cinco infoprodutos que listamos acima e saiba qual deles se enquadra melhor no seu ramo de negócio!
- Ebook
O termo “ebook” significa livro eletrônico. E, assim como o nome sugere, trata-se de um conteúdo extenso e mais elaborado. Aqui, a ideia é que seja um item informativo de acordo com os interesses da sua persona.
Em geral, é oferecido de forma gratuita, mas, dependendo da complexidade, é possível encontrá-los disponibilizados por meio de pagamento. É bastante utilizado em estratégias de inbound marketing, com o intuito de obter dados de leads para que seja possível nutri-los até o fechamento de um negócio — compra de um produto ou contratação de serviços.
A inclinação do texto dependerá da etapa do funil de vendas, mas, em geral, se compromete a trazer informações relevantes sobre o tema e, no final, traz um texto sobre a empresa e seu propósito para que o usuário possa entrar em contato.
- Infográfico
Com um conceito similar ao e-book, o infográfico também se compromete a trazer dados relevantes sobre um tema de interesse dos clientes em potencial da empresa. Porém, o seu objetivo é apostar menos no texto e mais no apelo visual.
É muito útil, principalmente, para simplificar informações que podem ser de difícil entendimento, como números e pesquisas, já que as imagens conseguem transmitir a mensagem com maior clareza.
- Programas de assinatura
Também conhecidos como área para membros, os programas de assinatura têm como objetivo criar um ambiente de exclusividade. Por meio do pagamento da adesão, aqueles que estiverem interessados terão direito a utilizar funções limitadas para o público geral.
Aqui, vale avaliar o que você pode oferecer de forma recorrente para que os usuários vejam a vantagem de se tornarem premium.
Será que é possível criar conteúdos ricos e com informações valiosas? Ou, que tal adicionar o benefício de descontos para todos os que são clientes VIP? Seu produto é um software? Então que tal oferecer uma versão melhorada aos assinantes?
- Audiobooks
Este é um negócio interessante para autores de livros que desejam disponibilizar outras formas de consumir o seu conteúdo. Os audiobooks se tornam cada vez mais populares pela possibilidade de ouvir o texto ao invés de lê-lo.
Apesar do hábito de leitura ser muito prazeroso, muitas pessoas têm optado pela versão em áudio devido à rotina corrida. Assim, é bastante prático utilizar fones de ouvido enquanto estão no percurso para o trabalho ou faculdade, por exemplo.
- Cursos on-line
Essa é uma das modalidades mais promissoras entre os infoprodutos. Apesar de exigir um pouco mais de esforço intelectual, produção e de estratégias de divulgação, os cursos on-line são altamente rentáveis.
Isso porque ele te posiciona como especialista no assunto, além de chamar um público que, realmente, quer aprender. E, claro, é bastante lucrativo.
Uma grande vantagem é que os mesmos vídeos de aulas e materiais de apoio podem ser usados para diferentes turmas, já que são pré-gravados e pré-produzidos.
Como criar infoprodutos?
Entendeu direitinho o que são e como vender infoprodutos? Imagino que agora você esteja interessado em saber como criar um infoproduto realmente de qualidade para impulsionar suas campanhas de marketing digital.
Para criar infoprodutos de aúdio, como podcasts e audiobooks, as melhores opções são o Audacity e o Adobe Audition. Enquanto o primeiro funciona como um software open source extremamente intuitivo, o segundo é mais uma ferramenta da Adobe especializada na criação de conteúdo.
Já se você deseja criar infoprodutos de cursos online, especialmente com videoaulas, há tanto as opções de ferramentas mais simples para iniciantes, como o ShotCut e o OpenShot. Já para um trabalho mais profissional, há a opção do Adobe Premiere Pro.
Por fim, se deseja criar peças gráficas como ebook e infográficos, o GoDaddy Studio é a melhor solução.
Essa ferramenta de design gráfico é extremamente simples e intuitiva, pois ela oferece uma imensa biblioteca de templates, fontes tipográficas e banco de imagens para você customizar e deixar com a identidade visual personalizada da sua marca.
Experimente grátis agora mesmo!
Esperamos que tenham gostado dessa dica de como criar infoprodutos! Continue acompanhando o blog da GoDaddy para se manter atualizado sobre o mercado digital!