Vamos direto ao ponto: a verdade é que o nome correto não é IP reverso, mas DNS reverso. O recurso é utilizado para descobrir o nome de um domínio associado a um IP específico.
Esse é um tipo de serviço muito utilizado por servidores de e-mail para conferir servidores legítimos e filtrar os famosos spams que recebemos em nossas caixas de e-mail. Normalmente, spams utilizam endereços de IP sem registro de DNS reverso.
Para entender mais sobre IP e DNS reverso, é preciso compreender exatamente o que cada uma dessas letras significa e como elas funcionam.
De maneira geral, não existiria a internet da forma que conhecemos hoje, sem um IP ou mesmo um domínio de site como o www.google.com sem o DNS.
Todo o funcionamento da internet passa por IPs e DNS, portanto, é bom entender pelo menos um pouco sobre suas respectivas funções e significados. Principalmente para você que tem ou cogita ter um site pessoal, ou para sua empresa.
Visando, justamente, te ajudar a entender mais sobre o DNS reverso, IPs e muito mais, escrevemos este conteúdo. Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!
- O que é IP?
- O que é DNS?
- O que é DNS reverso?
- É correto dizer IP Reverso?
- Como configurar DNS reverso?
- IPs, DNS e a internet
O que é IP?
O IP é um número que atribuímos a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores que utiliza o Protocolo de Internet para comunicação, daí o seu nome (em inglês, Internet Protocol). Este é um número exclusivo que serve para identificar todos os dispositivos conectados à internet, incluindo sites.
Para entender melhor, olhe ao seu redor e liste todos os dispositivos conectados à internet que você possui: um computador, um smartphone e uma smartTV. Pois bem, cada um deles terá o seu próprio endereço de IP.
Podemos identificar não apenas dispositivos a partir de um IP, mas também o provedor de internet utilizado para acessar a internet, em cada momento, tudo facilmente rastreado a partir do IP.
O que é DNS?
Já o DNS é o serviço que “traduz” o nome de um site para o endereço de IP que ele possui. Todos os sites são registrados com um número de IP, assim como vimos anteriormente, e é o serviço de DNS que faz com que consigamos acessar estes endereços sem ter que usar números para acessar os sites.
Sem o DNS, teríamos que digitar na barra de pesquisa o número de IP que corresponde ao registro do site, e não o domínio que usa letras, como www.exemplodedominio.com.br.
A sigla em inglês para DNS é Domain Name System, ou sistema de nome de domínio, que faz o serviço de converter o nome que escrevemos de um site, como “google.com”, para seu respectivo endereço de IP.
Dessa forma, o DNS nada mais é que um serviço que interpreta e converte os nomes dos sites para seus respectivos endereços de IP. Facilitando o acesso a todos os sites disponíveis.
Leia também: Como publicar um site na internet: opções pagas e gratuitas
O que é DNS reverso?
O DNS reverso (IP reverso*) nada mais é do que a forma inversa do serviço de DNS: converter o nome dos sites em seus respectivos IPs.
No DNS reverso a busca pelo nome de um endereço da internet começa a partir de seu endereço de IP.
Portanto, ao contrário do serviço comum do DNS de interpretar o nome do site e levá-lo até o seu endereço de IP correto, o DNS reverso usa um endereço de IP para levá-lo até o nome do site que ele representa.
É correto dizer IP reverso?
O termo correto é DNS reverso, não há sentido em chamar de IP reverso pelo fato de não existir nada contrário ao IP.
O IP é apenas o endereço numérico de cada dispositivo conectado à internet, no protocolo padrão que a rede utiliza.
Já o DNS é o serviço de ligação entre o nome de um site ao seu endereço de IP. Portanto, quando chamamos um DNS de reverso, o que estamos querendo é exatamente o oposto de sua função. Ou seja, a identificação de um nome de domínio a partir de seu IP.
Como configurar o DNS reverso?
A configuração de um DNS reverso envolve a criação de registros PTR no servidor DNS correspondente, onde são associados os endereços de IP aos nomes de domínio.
Em geral, essa configuração é feita a partir do provedor de serviços de internet em questão.
A melhor forma de se informar melhor sobre esta configuração é entrando em contato diretamente com o provedor responsável pelo seu domínio e entender como é feita essa configuração a partir deles.
IP, DNS e internet
O funcionamento da internet está diretamente ligado aos endereços de IP e todas as conexões existentes entre eles. Tudo o que conectamos à internet, até mesmo a lâmpada inteligente da sua sala, possui seu próprio endereço de IP.
É claro que, para máquinas, lidar com essa quantidade de números não é um problema. Mas, imagine você ter que lembrar pelo menos 8 dígitos de números para cada site que você visitar? Seria inviável, não é mesmo?! É por isso que temos o serviço do DNS.
O DNS é um serviço importantíssimo que permite que possamos acessar quaisquer sites apenas escrevendo seus endereços utilizando palavras, letras ou números.
Se você está criando seu site pode fazer isso sem precisar se preocupar com tantas letras e números. Com o sistema correto, é possível usar uma única ferramenta para comprar o domínio do site, adquirir a hospedagem e criar o site, em poucos minutos.
A GoDaddy permite que você realize tudo isso sozinho, sem a ajuda de um programador ou desenvolvedor. Curtiu? Então, acesse nosso site e entenda como a ferramenta funciona, passo a passo. É fácil e seguro.