Para quem trabalha com conteúdo no site, a plataforma de gerenciamento deve ser cuidadosamente escolhida para oferecer o melhor fluxo de trabalho. Caso queira decidir entre as mais conhecidas, é necessário colocar na mesa: Joomla! ou WordPress?
Cada uma tem suas particularidades e oferece facilidades e possibilidades diferentes. Quer saber mais sobre elas e apostar na melhor para seu trabalho? Confira os detalhes deste artigo!
Joomla! ou Wordpress — Qual decisão tomar?
Por serem dois CMS completos e com certa tradição no segmento, tanto o Joomla! quanto o WordPress tem muitas semelhanças, principalmente no que diz respeito a processos e facilidade de utilização.
Entretanto, existem algumas diferenças entre os dois que podem significar vantagens ou desvantagens para certos usuários e também se você busca algo específico para trabalhar em seu site. Veja abaixo alguns pontos que merecem atenção:
Plugins e extensões
Os plugins (no caso do WordPress) e extensões (no Joomla!) são ferramentas importantes para o desenvolvimento do conteúdo e não podem faltar em seu site, pois ampliam a gama de possibilidades de trabalho, implementação e muitos outros aspectos.
Nesse quesito o WordPress leva a melhor, pois apresenta um número muito maior de plugins disponíveis para utilização, tanto pagos quanto gratuitos. É possível, claro, encontrar uma extensão no Joomla! que faça o mesmo que um plugin específico, mas é fato que uma gama maior de opções pode te ajudar a direcionar alguns detalhes com mais clareza.
Personalização
Quando o assunto é personalização, a disputa fica mais acirrada. Enquanto o WordPress conta com uma lista de opções de tema e layout à disposição do usuário desde o primeiro momento, o Joomla! não tem essa preocupação, e para utilizá-lo é preciso buscar temas de terceiros e fazer o upload no diretório da plataforma.
Entretanto, se o Joomla! deixa a desejar em termos de layouts iniciais, ele se destaca nas possibilidades de customização. O CMS é muito mais flexível em termos de mudanças, ainda mais se você tiver conhecimentos a respeito de programação. Nada é fixo em nenhum tema, diferentemente daqueles do WordPress.
Particularidades de utilização
Caso seu primeiro intuito com o site seja partir para um blog, decidir entre Joomla! e WordPress é fácil, afinal, o segundo foi criado para ser uma plataforma de blogs. Sendo assim, não há dúvidas.
Porém, se a intenção é um site com áreas exclusivas, fóruns ou até mesmo fazer um e-commerce, o Joomla! está mais preparado. Isso porque muitos dos recursos de um marketplace, por exemplo, só estarão disponíveis no WordPress por meio de plugins, enquanto no Joomla! é possível encontrá-los de maneira nativa.
Para você, qual o melhor? Conheça mais sobre ambos aqui nos artigos do blog da GoDaddy Brasil!