No ambiente online, a persuasão faz toda a diferença. Se antes a publicidade impulsionava apenas marcas com alto poder de investimento, hoje o marketing digital tornou as estratégias mais acessíveis. E uma das mais eficazes é a landing page de produto.
Com foco na conversão, esse tipo de página utiliza linguagem estratégica, dados e provas sociais para conquistar o visitante. A proposta é simples: vender. Mas, para isso, é preciso transmitir credibilidade. Afinal, só informações reais convencem de verdade.
Para quem inicia no ambiente digital, o termo pode parecer estranho. Porém, os resultados são visíveis e não demoram a surgir. Neste post, você entenderá o que é uma landing page de produto, quais as principais vantagens, características e como montar a sua. Confira!
O que é uma landing page de produto?
Landing page de produto é uma página voltada para a venda de um item específico. Por exemplo: há opções que focam em convencer o leitor a baixar um material ou participar de um webinar. Nesse caso, o objetivo é a conversão em compra.
Uma boa landing page de produto não se resume a um simples “compre aqui”. É essencial que o cliente encontre todas as especificidades: vantagens, depoimentos de consumidores satisfeitos, descontos (se aplicáveis) e, finalmente, o botão de compra.
Além disso, esse tipo de página precisa de um foco bem claro. Aqui, não é o momento de apresentar toda a loja ou os produtos; o objetivo é fazer o consumidor adquirir o item ou serviço.
Quais são os tipos de landing page de produto?
Existem dois tipos de landing page de vendas:
- de formato curto: contam com uma breve descrição, porém com todas as informações essenciais do produto/serviço. Indicada para itens de menor custo, visa cativar novos clientes, mas que já conhecem e enxergam sua empresa como uma autoridade;
- de formato longo: mais elaborada e voltada para itens de alto valor, contam com descrição minuciosa, estatísticas, produtos agregados e até depoimentos em vídeo. Voltada para um público frio, ou seja, que ainda não conhece a empresa, a landing page de formato longo quer mostrar credibilidade e criar relação de confiança.
Por que ter uma landing page de produto?
Há vários motivos para criar sua página de vendas, como:
- página que converte;
- taxa de vendas maior;
- comunicação direta com seu público;
- melhores posições nos resultados de busca;
- argumentos claros de venda;
- senso de urgência;
- versatilidade
Entenda, em detalhes, por que ter uma landing page de produto:
1. Página que converte
O objetivo de uma landing page de produto é simples: vender. Quando bem estruturada, traz uma ótima quantidade de conversões. Você pode aliá-la a posts no blog, redes sociais e a anúncios pagos.
Cada elemento da página trabalha para a venda. Não há hyperlinks ou amostras; o leitor só pode ver os vídeos dentro da página. A estratégia é não desviar o foco do leitor.
2. Taxa de vendas maior
Uma landing page de produto funciona como a melhor forma de apresentar um item a quem ainda não conhece sua marca. Estrutura bem feita, linguagem simples e foco na conversão aumentam as chances de venda logo no primeiro contato.
O relatório Unbounce de 2024 mostra que páginas com texto direto alcançam taxas de conversão mais altas. O mesmo estudo aponta o e-mail como o canal mais eficiente: visitantes que acessam a LP por esse meio convertem 60% mais do que aqueles que vêm de redes sociais, por exemplo.
Ou seja, a combinação entre canal certo e página bem construída transforma o interesse em resultado.
3. Melhores posições nos resultados de busca
Um bom redator desenvolve a landing page de produto com foco nas palavras-chave que o público usa ao buscar no Google. Com uma boa estratégia de SEO, as chances de aparecer nos primeiros resultados aumentam.
Você pode trabalhar sua landing page com tráfego orgânico e pago, mas é preciso focar nos termos e na estrutura certa para que o Google a privilegie nos resultados de busca.
Por exemplo: se você vende camisetas personalizadas, priorize termos como “camiseta estampada personalizada” ou “camiseta com frase divertida”, em vez de palavras genéricas, como “camiseta”, mais concorridas e menos específicas.
4. Comunicação direta com seu público
Assim como ocorre com o blog, a landing page de produto é uma página de comunicação direta. Pense em uma conversa entre empresa e consumidor.
Apesar de ainda apresentar uma linguagem profissional e dados claros para convencer seu público, o trabalho precisa ser menos “frio” e mais emocional para despertar uma necessidade urgente de compra. Use uma linguagem mais amigável, que fale diretamente com seu público e construa uma relação.
5. Argumentos claros de venda
Não existe landing page sem argumentos. Aqui, você deve usar motivos, vantagens do produto/serviço, provas de como sua solução resolverá o problema do cliente e até dados/estatísticas reais para provar que a compra é a melhor escolha.
Além disso, a clareza é fundamental: sua linguagem deve ser objetiva e de fácil entendimento. Mesmo que o texto seja mais extenso, trabalhe com frases curtas, persuasivas e que estimulem o consumidor a ler.
Por exemplo: este parágrafo. Veja que as frases são curtas, mas fáceis de entender. Use vírgulas, pontos e voz ativa para convencer seu cliente. E, mesmo em um espaço reduzido, varie os tamanhos para dar mais equilíbrio à escrita.
6. Senso de urgência
Uma landing page de produto desperta a vontade de comprar agora. O copywriter sabe que, se o leitor fechar a página, provavelmente não voltará depois para comprar.
Portanto, a técnica de escrita é para despertar o usuário a adquirir o produto/serviço no momento, pois poderá perder aquela oportunidade.
7. Versatilidade
Embora muito voltada para serviços digitais, você também pode elaborar uma landing page para produtos físicos. Essa estratégia, aliás, é ideal para quem deseja aumentar as vendas do e-commerce.
E se você trabalha como intermediário entre consumidor e loja, também pode desenvolver uma landing page para dropshipping.
O que uma landing page precisa ter?
Uma landing page tem características específicas, pois o trabalho aqui é convencer, de maneira bem enfática, como o cliente precisa adquirir o produto naquele exato momento.
Então, veja o que uma landing page precisa ter:
- CTA;
- logo;
- copywriting;
- título e subtítulo cativantes;
- depoimentos;
- página de agradecimento.
Todos esses elementos funcionam tanto em landing pages para produtos físicos quanto digitais. A seguir, veja como cada um traz vantagens para sua página de vendas.
CTA
Vamos começar pelo fim: sua landing page precisa ter uma call-to-action (chamada para ação) ou CTA. Toda a estrutura da página funciona para convencer o leitor a agir da maneira desejada.
Você precisa, portanto, colocar uma boa chamada para conclusão — que costuma aparecer mais de uma vez na página, por conta de sua extensão.
Por exemplo: “Quero agora”, “Quero meu produto com desconto”, “Vou aproveitar já” e outros que chamem o consumidor a agir, mas não necessariamente falem “comprar”.
Logo
De cara, o consumidor precisa saber que aquela página pertence à sua empresa. Portanto, utilize todos os elementos gráficos que remetem à marca, principalmente o logotipo.
Copywriting
Sua landing page de produto deve ser persuasiva e, para tanto, é essencial investir em estratégias de comunicação. É aí que entra o copywriting, linguagem publicitária que visa criar textos convincentes para o leitor realizar a ação (CTA) desejada, como clicar em um botão de compra. Afinal, não basta colocar a chamada sem convencer seu potencial consumidor antes.
Título e subtítulo cativantes
O copywriting será essencial em toda a parte textual da landing page de produto, mas, principalmente, no título e no subtítulo. Fato: a maior parte dos leitores não lerá tudo o que está escrito, mas quem ficar apenas partirá para o restante se houver uma chamada atrativa.
Capriche na escolha das palavras, mas sem prometer o que não pode entregar. O clickbait (chamada enganosa) até converte, mas tira toda a credibilidade da sua empresa. Portanto, invista em títulos cativantes, mas honestos.
Depoimentos
Quando você trabalha com lançamento perpétuo — apresentação contínua do produto para novos clientes —, tem a oportunidade de captar depoimentos para colocar na sua landing page.
Converse com consumidores que já adquiriram o produto/serviço em questão e colha feedbacks para colocar na sua página de vendas. Se possível, peça que a fala seja em vídeo: o potencial cliente tende a dar mais credibilidade ao ver as pessoas por trás dos depoimentos.
Empresas parceiras
Você faz parcerias com negócios de sucesso? Seu produto/serviço tem um case com outras grandes companhias do mercado? Não deixe de colocar o logo dessas empresas para atuar como prova social, ou seja, o uso da opinião de terceiros para influenciar o potencial cliente.
Página de agradecimento
A página de agradecimento é a etapa para a qual a landing page redireciona o consumidor após a conclusão do CTA. No caso de uma venda, surge logo após o checkout.
Além de agradecer a aquisição, a página pode ter detalhes da transação, instruções sobre as próximas etapas e links adicionais. Não se esqueça de adicionar elementos visuais positivos para associar a transação com uma escolha feliz. Você pode colocar, por exemplo, o mascote da sua empresa com um sorriso ou outras ilustrações de comemoração.
Quando falamos de uma conclusão de compra, o ideal é que esse agradecimento não se limite à landing page. Por exemplo: seu cliente comprou um curso digital. Assim que ele finalizar a transação, envie um e-mail que diz como é bom tê-lo na sua comunidade e que vocês estarão juntos nessa jornada de aprendizagem.
Como fazer uma landing page que vende?
Além de todas as características já citadas, é preciso ter estratégia ao elaborar sua página de vendas. Veja algumas dicas para criar uma landing page de produto:
- foque no público-alvo;
- trabalhe com design otimizado;
- utilize uma URL segura;
- disponibilize informações;
- esclareça prazos de entrega e políticas de troca.
Confira detalhadamente como fazer uma landing page de produto.
Foque no público-alvo
Como dito, a landing page de produto conversa com o leitor. Para tanto, você precisa utilizar um tom de voz adequado. Aliás, toda a identidade visual — cores, imagens e até tipografia — precisa se adaptar ao seu potencial consumidor. Assim, você aumenta as chances de conversão.
Trabalhe com design otimizado
Para criar uma landing page que vende, o layout deve facilitar a conversão. É importante manter um visual limpo, com poucos elementos e foco total no botão de CTA. Além disso, organize para que a leitura aconteça de maneira linear, enquanto o leitor desce a página.
Por fim, trabalhe um design responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tipos de tela. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2024, 60% da população brasileira com presença online acessa a internet apenas pelo celular.
Uma página responsiva garante que você consiga vender também para esse público, pois o design é mais limpo e com carregamento rápido.
Utilize uma URL segura
Quando seu navegador abre uma URL com http://, é bem comum que “barre” sua visita à página. O problema é que essa página não trabalha com certificado SSL, um selo de segurança essencial para comprovar a segurança e legitimidade do site.
Para landing page de vendas, você precisa provar que a transação oferece o máximo de segurança que o consumidor pode ter. Portanto, comece pela URL. Se o navegador barrar a entrada do leitor na página, a probabilidade de que ele desista é muito grande.
Estabeleça uma oferta clara
Mesmo que haja um mistério de início, o consumidor precisa entender rapidamente qual produto/serviço você deseja vender. É essencial apresentar o problema e como a sua solução vai resolvê-lo. Seu potencial cliente deve enxergar valor na oferta.
Disponibilize informações
Além da clareza na oferta, você deve mostrar informações objetivas sobre o produto, principalmente as vantagens em adquiri-lo. Descrição, solução, provas sociais, estatísticas, ofertas e outros itens agregados.
Por exemplo: um e-book que custa R$ 200, mas que, nesta promoção, sairá gratuitamente. Além disso, organize todos esses dados de maneira clara e objetiva.
Esclareça prazos de entrega e políticas de troca
Esta dica é fundamental, principalmente para quem trabalha com landing page para dropshipping. Nesse tipo de venda, sua loja atua como intermediária, pois o estoque fica com o fornecedor. Portanto, o prazo de entrega é de responsabilidade de outra empresa.
No geral, o consumidor não sabe dessa forma de trabalho. Caso ele tenha dúvidas, vai procurar a sua empresa para resolvê-las.
Na sua landing page de produto, esclareça tanto o prazo de entrega quanto as políticas de troca para o cliente. Com essas informações claras, ele fará a compra com muito mais confiança.
Como você viu, uma boa landing page de produto pode aumentar — e muito! — o número de vendas do seu site. Mas esse crescimento só ocorrerá se você tiver um e-commerce seguro e estável.
Para dar os primeiros passos, que tal conhecer o criador de sites gratuito da GoDaddy? A plataforma permite criar seu e-commerce adaptado tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Gerencie tudo a partir de um único painel, em qualquer dispositivo, e adquira recursos premium para deixar o site ainda melhor.
Ofereça uma experiência de qualidade sem custos. Crie agora seu e-commerce com o criador de sites gratuito da GoDaddy!