Quer aprender mais sobre desenvolvimento iOS e como programar nas plataformas da Apple? Então, você precisa conhecer mais detalhes sobre a Swift, linguagem de programação da empresa da maçã, que é extremamente popular e com inúmeros benefícios.
A linguagem Swift só surgiu em 2014, com o objetivo de otimizar e tornar ainda mais acessível a construção de linhas de códigos para os aplicativos da Apple.
Até então, a única opção para o desenvolvedor web que queria desbravar o universo da maçã era a Objective-C.
O fato é que os upgrades em desempenho, sintaxe e segurança que acompanharam o lançamento da Swift fizeram com que uma grande quantidade de usuários da Objective-C migrassem para a nova opção.
Apesar de muito recente, a Swift atualmente ocupa o 14º lugar no ranking das linguagens de programação mais populares do mundo.
Por enquanto, 5% dos desenvolvedores globais operam com ela, apesar de haver inúmeros indícios que apontam para o crescimento dessa linguagem no decorrer dos anos, segundo a Stack Overflow.
Mas, afinal, como utilizar a linguagem de programação Swift? Para que ela serve exatamente? É possível aplicá-la em outros sistemas operacionais, como o Windows? Leia o conteúdo até o fim e confira as respostas para essas perguntas!
O que é linguagem de programação Swift?
Afinal, o que é para que serve a linguagem de programação Swift? Essa opção é utilizada para o desenvolvimento de aplicativos em iOs (sistema operacional dos dispositivos móveis), assim como de outras plataformas da Apple, por exemplo:
- AppleWatch;
- Mac;
- Apple TV.
Sua sintaxe simples e intuitiva e configuração open source faz dela uma linguagem extremamente acessível e popular entre os desenvolvedores.
Essas características costumam colocar a linguagem Swift em comparação com outro modelo muito popular, o Python. Entretanto, a solução da Apple é até 8,4x mais rápida que o concorrente.
Dentre os aplicativos mais famosos criados pela linguagem de programação Swift, temos o Linkedin, rede social para relacionamentos profissionais; a Khan Academy, plataforma de educação digital; e o VSCO, aplicativo de edição de fotos e vídeos.
O código Swift é open source, isso é, ele é aberto para que os desenvolvedores e entusiastas utilizem-no com o máximo de liberdade para suas criações, com a licença Apache 2.0.
A abertura do código propiciou o surgimento de diversos frameworks, que servem como estrutura para o desenvolvimento de aplicativos. Entre os mais famosos, podemos citar:
- Vapor
- Kitura
- Perfect.
Qual a diferença entre linguagem Swift e Objective-C?
E como fica o Objective-C nesse contexto? A mais antiga linguagem de programação da Apple continua funcionando normalmente e pode ser integrada à Swift, mas ela é mais complexa e lenta (a Swift costuma ser até 2,6x mais rápida que ela).
Além disso, a linguagem Swift possui generics e sintaxes bem mais simples, o que torna o processo de desenvolvimento do código mais rápido e menos desgastante para o programador. Isso não deixa de ser natural, uma vez que a Objective-C é bem mais antiga e já tem mais de 20 anos desde sua criação, enquanto a Swift é de 2014.
Outra demonstração clara do melhor desempenho da Swift é que ele não demanda a introdução do símbolo “;” ao final de cada linha. Em paralelo, ela geralmente usa metade dos arquivos que sua antecessora utiliza no desenvolvimento de objetos.
Por fim, a Swift também é mais segura, pois ela conta com um sistema de tratamento de erros mais eficiente.
Dica extra: O Swiftfy é uma ferramenta disponível online, que faz a conversão de objetos desenvolvidos em Objective-C para Swift.
O que é necessário para programar em Swift?
Além dos conhecimentos básicos de desenvolvimento web, como lógica, algoritmo e estrutura de dados, outras ferramentas importantes são o framework, a plataforma de desenvolvimento e um gerenciador de dependência.
A partir disso, caso você queira um passo a passo completo para aprender a programar com essa linguagem, baixe o e-book “The Swift Programming Language” na biblioteca da Apple e tire todas as suas dúvidas!
A plataforma oficial da Apple para desenvolver código em Swift é o Xcode, que pode ser utilizado em todos os sistemas operacionais da maçã.
Em termos de estrutura, além de um framework (Vapor, Kitura, Perfect etc.), o desenvolvedor precisa de um suporte para gerenciar as dependências. Nesse objetivo, pode-se usar ferramentas como Carthage, CocoaPods e Swift Pack Manager.
Este último está integrado com os códigos Swift de forma automatizada para que seja feito o gerenciamento de distribuição da linguagem.
É possível programar Swift no Windows?
Não! Oficialmente, a linguagem de programação Swift foi desenvolvida para ser utilizada exclusivamente nos sistemas operacionais da Apple.
Entretanto, com a abertura do código-fonte, foram criadas algumas soluções paralelas que permitem utilizar o código no Windows, como na ferramenta Swift for Windows e Vapor.
Gostou do nosso conteúdo sobre linguagem Swift? Caso você busque outras dicas e informações quentes sobre as linguagens de programação, confira os conteúdos abaixo:
- Para que serve Javascript: por que implementar em sites e aplicativos?
- O que é Python e para que serve essa linguagem de programação?
- Como escolher um programa para escrever código HTML? Descubra!
Quer construir um site do zero, mas não tem conhecimento técnico de programação? Nós temos a solução perfeita para você: o Criador de Sites da GoDaddy.
Essa plataforma é bastante simples e intuitiva, pois oferece uma ampla biblioteca com templates customizáveis para que você possa criar um site com layout atraente e personalizado, com a identidade visual do seu negócio.
Aproveite a variedade de fontes tipográficas, catálogo de imagens e muito mais!