Aprender o que é mailing list pode representar um ponto de virada na sua estratégia e-mail marketing. Afinal, esse é um excelente recurso para segmentar sua base de prospects, leads e clientes e, assim, interagir de forma mais personalizada e melhor orientada com seu público.
Então quer dizer que e-mail marketing ainda é uma estratégia eficiente, mesmo com o surgimento de tantas redes sociais? Com certeza! Esse velho conhecido ainda é um dos canais digitais com melhor retorno para ações de marketing.
Quer uma prova? Quando uma marca faz comunicação via correio eletrônico com seu público, a probabilidade de que a mensagem seja de alguma forma notada é de 100%, pois ela cai diretamente na caixa de entrada do destinatário.
Em redes sociais, por outro lado, o alcance de uma publicação no Facebook ou Instagram, por exemplo, é bem mais difuso e pode muito bem passar despercebida por boa parte dos usuários.
Portanto, o e-mail é bem mais direto, não é verdade? É como se fosse um modelo de venda porta a porta em tempos de transformação digital. E quando você faz a segmentação de sua audiência, essa interação pode ser bem mais personalizada e com resultados surpreendentes.
Marca que investiram em uma campanha segmentada de e-mail marketing alcançaram, em média, um aumento de 760% nos lucros, segundo o HubSpot. Não é incrível?
E para realizar essa segmentação, você vai precisar entender o que é mailing list. Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo para você. Leia até o final e aprenda tudo sobre o assunto!
Mailing: o que é?
Apesar de ser um termo difundido no marketing digital, o conceito de mailing deriva de séculos atrás. Ele significa o ato de enviar uma correspondência para alguém por meio de um sistema de correios, seja uma carta ou encomenda.
Entretanto, o mailing do qual estamos falando nesse conteúdo é o recurso de e-mail marketing que visa à segmentação da base de consumidores em listas específicas e diferenciadas.
No contexto da jornada de compra, as mailing lists podem ser divididas entre:
- leads: clientes em potencial que, por algum motivo, forneceram seus dados à empresas para receber comunicação via e-mail.
- clientes não engajados: consumidores que já fizeram compras com sua marca há muito tempo, mas não voltaram a fazer novas negociações e precisam de reengajamento;
- clientes fidelizados: clientes que compram frequentemente com sua marca. Esse é o caso perfeito para envios de comunicações de pós-venda para cross-selling e upselling.
Esse e outros modelos de segmentação podem ser utilizados de acordo com a proposta do seu negócio, o perfil de consumo do público ou com a variedade de personas que podem comprar seus produtos/serviços.
Em suma, o mailing list é uma forma de organizar sua base de contatos para que você não envie e-mails genéricos e de forma descoordenada para todo o seu público de maneira uniforme. Por exemplo, muitas vezes não faz sentido um consumidor que acabou de entrar para a lista de leads receber as mesmas ofertas que um cliente já antigo.
A ideia é separar seus contatos em listas para realizar interações mais personalizadas e estruturar sua campanha de e-mail marketing de forma mais eficiente.
Quer dicas exclusivas de e-mail marketing? Veja mais no vídeo da GoDaddy:
Como criar mailing list?
Agora que você entendeu o que é mailing list, o que fazer para criar uma base de contatos bem segmentada e como interagir com elas?
Existem algumas dicas excelentes que você pode implementar na estratégia do seu negócio e conseguir resultados surpreendentes. Confira:
- Produza conteúdos de qualidade e personalizados de acordo com as características do seu público-alvo. Quanto mais você conhecer o estágio da jornada de compra e o perfil de consumo das suas mailing lists, maior será a taxa de abertura de e-mail.
- Crie materiais ricos e gratuitos para encorpar suas listas de contatos. Consumidores fornecem contato de e-mail para ter acesso a ebooks, webinars, cursos, etc.
- Não compre listas de e-mail e só dispare e-mails para quem proativamente aceitou receber comunicações de sua marca.
- Invista em uma ferramenta de e-mail marketing com recursos de segmentação, disparos automáticos e insumos para criação de arte para e-mails customizáveis.
- Avalie os resultados com métricas objetivas e mensuráveis.
Com essas dicas de como criar mailing, não só seu negócio aumentará seus lucros e alcançará os objetivos comerciais, como também seu público terá uma experiência mais satisfatória e personalizada!
Qual a importância do Mailing?
Se você entendeu bem o que é mailing, deve ter percebido que a principal importância desse recurso está na sua eficácia.
Primeiramente, já mostramos que o e-mail, por sua própria natureza, é um canal que oferece uma comunicação direta e bem orientada ao seu público-alvo. Afinal, o seu alcance atinge 100% da base de contatos e a empresa tem um conhecimento mais preciso das características do consumidor.
Em segundo lugar, esse método dialoga com os métodos modernos de marketing digital que colocam a experiência do cliente sempre em primeiro lugar.
E é justamente por meio de uma boa segmentação por meio do e-mail marketing que as marcas conseguem contatos mais personalizados com seu público-alvo.
Se você está convencido do poder do mailing list e deseja implementá-lo no seu negócio, o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy possui recursos sensacional de e-mail marketing para otimizar seu planejamento estratégicos.
Dentre eles, podemos enumerar:
- disparo automático para até 50 mil contatos;
- domínio exclusivo de e-mail profissional para dar mais credibilidade;
- gerenciamento de newsletter de conteúdos;
- oferta de templates já prontos para personalizar as mensagens de acordo com o objetivo (relacionamento, suporte, vendas, etc);
- listas para segmentação da sua base de contatos e muito mais!
Comece gratuitamente agora mesmo sem a necessidade de cartão de crédito!