ArtigosCategoria

Qual a melhor linguagem de programação? Lista das principais!

Tempo de leitura:6 min
Adrien Neumann
Melhor linguagem de programação

Já se perguntou qual a melhor linguagem de programação para sites? Há diversos tipos para desenvolver um projeto, cada um com características próprias que se ajustam melhor a certas finalidades.

Portanto, se você pensa em construir a sua página na web e tem dúvidas sobre qual seria a forma mais adequada de fazê-la, sem problemas! Leia este artigo e confira as dicas que a GoDaddy selecionou para ajudá-lo.

O que é uma linguagem de programação?

Linguagem de programação é a junção de códigos capazes de construir páginas na internet que realizam várias funções — exibir conteúdos, produtos, vídeos, imagens, entre outras formas de disseminação de informações on-line. 

Cada uma tem objetivos, qualidades, facilidades e dificuldades diferentes. Portanto, os desenvolvedores web precisam ter o conhecimento de vários desses “idiomas” para realizarem seus projetos.

Qual a melhor linguagem de programação?

A escolha de qual melhor linguagem de programação depende de diversos fatores, como o tipo de projeto, os objetivos e a experiência do programador. Em geral, JavaScript, Python, Ruby e PHP são as mais populares no desenvolvimento web, pois permitem construir interfaces dinâmicas e interativas. 

Conheça as principais linguagens e seus objetivos:

  • Java: faz configurações simples em sites e, principalmente, aplicativos;
  • JavaScript: desenvolve páginas mais elaboradas, com conteúdos que interagem entre si;
  • CSS: mecanismo responsável pela adição de estilos em documentos web, em um mecanismo de cascatas;
  • PHP: possui um sistema de código aberto (open source) que não requer licenciamentos;
  • HTML: essa linguagem de marcação de hipertexto é a forma mais básica de construção de portais on-line;
  • Python: é muito versátil! Utiliza-se em aplicativos, soluções complexas, jogos, cursos de lógica de programação, entre outros;
  • C e C++: uma das primeiras linguagens web, com uso indicado para o desenvolvimento de jogos, editores de texto e de imagem. Também tem outras finalidades, como gerenciamento de memória, ponteiros e programação orientada a objetos;
  • Ruby: fácil, legível e de sintaxe simples. Serve para criar apps e possui código aberto.

Além dessas, existem outras formas de elaborar os códigos, como .NET, ASP, Perl, Go e afins.

Mas se você começou a aprender agora, qual a melhor linguagem de programação para iniciantes? Conheça a seguir!

Qual melhor linguagem de programação para iniciantes?

Para iniciantes, a melhor linguagem de programação é Python. Sua sintaxe simples e leitura intuitiva tornam o aprendizado mais acessível, pois permite focar em conceitos fundamentais sem se perder em detalhes complexos. Também é uma opção versátil, ao servir para diversas áreas, como desenvolvimento web, ciência de dados e automação.

Python oferece uma base sólida para começar e pode abrir caminho para aprender outras linguagens avançadas.

Qual a melhor linguagem de programação web?

Muitas pessoas se perguntam qual a melhor linguagem de programação web, porém, a verdade é que várias se complementam no desenvolvimento de sites. Nesse sentido, os códigos mais comuns são HTML, CSS e JavaScript. 

Confira, a seguir, alguns cenários possíveis na criação de páginas na internet e como utilizar cada linguagem para tratar estas situações.

Páginas estáticas

Sabe aqueles sites de conteúdo institucional, com seções de quem somos, missão e valores, produtos, serviços e informações de contato? Trata-se de páginas estáticas.

Chamam-se assim porque não requerem atualizações constantes, rotatividade de dados, mecanismos de visualização elaborados e outros recursos.

Para esse caso, recomenda-se utilizar a linguagem de programação HTML ou CSS. Ambos fornecem os elementos básicos para a criação, já que são simples — muitas vezes não contam com arquivos de multimídia, como imagens.

Este também é o caso das landing pages, um recurso de marketing digital para a obtenção de leads e o aumento na taxa de conversão de um site.

Páginas com rotatividade de conteúdo

Por outro lado, alguns sites exigem configurações mais complexas para garantir a rotatividade e conteúdos. Blogs e portais de notícias ilustram bem essa necessidade, pois atualizam suas informações periodicamente e precisam de projetos que ofereçam aos usuários uma experiência de visualização aprimorada.

Nessa situação, o uso do PHP se torna mais frequente. Afinal, essa linguagem permite mais dinamismo na criação de códigos e pode se integrar diretamente ao servidor.

Funciona da mesma forma para lojas virtuais. Por exemplo, se você deseja abrir um e-commerce, essa é a melhor opção. Inclusive, é possível desenvolvê-lo pelo WordPress, já que a plataforma tem base em PHP.

Redes interativas

Você já parou para pensar em qual tipo de linguagem de programação se usa para a criação de plataformas, como Facebook, YouTube e Gmail? 

Para esse tipo de projeto, utiliza-se o JavaScript. Essa modalidade é conhecida por viabilizar a criação de estruturas que facilitam não apenas a navegação dos usuários, mas a utilização de sistemas de redes sociais.

Aplicativos mobile

Ter versões do site com otimização para dispositivos móveis muitas vezes não é o suficiente, pois não oferecem a praticidade necessária para aqueles que têm a tecnologia na palma das mãos. 

A criação de aplicativos surge como uma excelente solução para melhorar a experiência do usuário e estreitar sua conexão com a marca. Para essa finalidade, recomenda-se tanto o Java quanto o JavaScript, que são as linguagens favoritas para essa finalidade. 

Como ir além da melhor linguagem de programação?

Gostou de saber qual a melhor linguagem de programação para diversos usos? Maravilha!

Se você quer saber mais sobre desenvolvimento web, fique de olho nos conteúdos exclusivos do blog da GoDaddy! Aqui, você pode conferir outros artigos sobre o tema, como: