O gerenciamento de processos conta com diversas técnicas de organização, que vão evoluindo de acordo com as novas práticas e adequações que surgem ao longo do tempo. Nesse contexto, é fundamental entender o que é metodologia ágil e seu papel na eficiência organizacional.
Essa abordagem de gerenciamento de projetos foi desenvolvida e assinada em formato de manifesto por uma série de especialistas.
Em uma pesquisa da Business Map, de três entre cinco empresas que implementam alguns dos tipos de metodologia ágil perceberam um melhor alinhamento entre os processos e as reais necessidades do negócio.
Além disso, 39% dos negócios com projeto de gerenciamento ágil registram um crescimento na taxa de resultados. Desse percentual, o desempenho subiu em 75%.
A ideia é criar um ambiente perfeito para que equipes trabalhem de forma colaborativa e transparente para eliminar gargalos, gerar resultados consistentes e se manter adaptável a possíveis mudanças para aprimoramento da eficiência.
Se você ainda não sabe o que é metodologia ágil, como aplicá-la e quais são os seus benefícios, continue lendo este artigo até o fim!
O que é metodologia ágil?
A metodologia não é uma técnica, mas sim um conjunto de práticas que trazem alternativas mais rápidas do que os modelos tradicionais de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar os processos de criação de um produto e elaboração dos serviços.
Ela surgiu no campo da Tecnologia da Informação, que usava métodos sequenciais ou em cascata, de modo que uma etapa só poderia ser iniciada quando a anterior estivesse totalmente concluída.
Por ser uma forma muito estrita de trabalhar, muitos profissionais perceberam que isso poderia provocar atrasos no cumprimento dos prazos com os clientes, de modo que começou-se a pensar em novas maneiras de organizar os processos e fazer a gestão do desenvolvimento.
O manifesto da metodologia ágil
Assim, um grupo de desenvolvedores idealizou a metodologia ágil, repaginando a forma como os programadores ordenam seu fluxo de trabalho em relação à criação de softwares.
Inclusive, em 2001, foi publicado um manifesto que espalha seus ideais e é fundamental para entender o que é metodologia ágil de forma clara. Ele é embasado nessas quatro premissas:
- indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas;
- software funcional ao invés de documentação abrangente;
- colaboração do cliente ao invés negociação de contratos;
- aceitar as mudanças ao invés de seguir um plano.
Assinado por Kent Beck, Mike Beedle, Arie van Bennekum, Alistair Cockburn, Ward Cunningham, Martin Fowler, James Grenning, Jim Highsmith, Andrew Hunt, Ron Jeffries, Jon Kern, Brian Marick, Robert C. Martin, Steve Mellor, Ken Schwaber, Jeff Sutherland e Dave Thomas, todos os itens mencionados acima são importantes. Porém, para eles, os pontos que começam cada uma das frases devem ser mais valorizados.
Qual o objetivo das metodologias ágeis?
A metodologia ágil tem como norte o aprimoramento do fluxo de processos de uma empresa para acelerar e tornar mais eficiente a entrega de um produto ou serviço.
A ideia é integrar as partes envolvidas no processo para que todos entreguem valor de forma contínua, colaborativa e flexível a eventuais mudanças de cenário.
Esses objetivos são mais evidentes a partir do manifesto que enumera os 12 princípios da metodologia ágil. São eles:
- satisfazer o cliente ao fazer entregas contínuas de valor;
- aceitar as mudanças, pois há facilidade de adequação;
- entregas do software funcional com frequência e em curtos períodos;
- trabalho em conjunto entre desenvolvedores e os gestores de negócios;
- construção de projetos com pessoas motivadas;
- conversas e reuniões para passar informações;
- o progresso é medido por um software que funcione;
- ambiente sustentável para os trabalhadores;
- atenção para os detalhes técnicos;
- equipes auto-organizáveis conseguem desenvolver melhor;
- partir da simplicidade;
- reavaliação dos processos periodicamente para entender como é possível melhorar.
Quais são as vantagens desse método?
Agora que você já entendeu o que é metodologia ágil, os seus valores e princípios, é importante considerar se vale a pena reorganizar os seus processos para adotar essa filosofia de trabalho no dia a dia.
Vantagens para profissionais
- maior clareza na definição do escopo;
- objetivos e prioridades alinhados;
- melhoria na comunicação entre desenvolvedores e clientes;
- autonomia dos profissionais para tomar decisões rápidas;
- antecipação de possíveis problemas;
- comprometimento e envolvimento das equipes;
- possibilidade de melhoria contínua.
Vantagens para clientes
- receber um produto final de qualidade;
- flexibilidade para solicitar alterações;
- aumento do ROI;
- transparência sobre o status do projeto;
- possibilidade de receber entregas parciais para verificar o andamento do software.
Tipos de metodologia ágil: exemplos
Como você deve ter percebido, a metodologia ágil é um conceito, mas não um guia que te mostra as formas de aplicar esses princípios ao seu negócio.
Isso é, não há uma padronização rígida de processos. O que importa é tirar o melhor resultado possível do projeto, independente da sua fórmula e apresentação.
Por conta disso, surgiram diversas modalidades de implementação, conhecidas como frameworks ágeis.
Conheça os mais populares tipos de metologia ágil!
1. eXtreme Programming
Criado em 1997, o principal objetivo desse framework é aumentar a qualidade e agilizar as respostas aos clientes. O também chamado de XP pode ser resumido em três pontos que são os mais importantes:
- remoção de processos considerados desnecessários;
- priorização do feedback com o cliente;
- flexibilização na elaboração de ajustes.
2. Scrum
Provavelmente esta é a forma mais popular de introduzir a metodologia ágil em espaços de desenvolvimento de softwares. O scrum tem como base a criação de ciclos — chamados “sprints” que receberão o foco total do esforço de trabalho durante um determinado tempo — geralmente de duas a quatro semanas.
Em cada um desses períodos é necessário haver reuniões diárias para definir as pendências a serem resolvidas e falar dos processos já realizados. Ao final do ciclo, é importante revisar o resultado.
3. Kanban
Com o objetivo de otimizar as entregas e aumentar a produtividade, esse método japonês utiliza recursos visuais para facilitar a visualização das tarefas e o andamento dos fluxos de trabalho.
A proposta é usar quadros com post-its separando as atividades a serem feitas, as que estão em andamento e as já finalizadas.
Quais são as melhores ferramentas de metodologia ágil?
Existem diversas ferramentas de metodologia ágil que podem ser utilizadas de acordo com os objetivos e especificidades do seu negócio.
Separamos aqui algumas opções de acordo com os tipos de metodologia ágil mais famosos.
No estilo Kanban, o BusinessMap, Trello e o LeanKit são opções para gerenciamento de tarefas em equipe no ambiente digital. É possível que todos os integrantes consigam acompanhar o fluxo de processos visualmente e em tempo real.
Ambas permitem a criação de quadros Kanban customizáveis com cores, detalhes gráficos, ícones e títulos para criar tarefas e gerenciar seu andamento.
Já para o método Scrum, temos o Jira Software. Essa plataforma oferece tanto quadros Kanbans para acompanhamento de tarefas como também recursos para planejamento de sprints com funções, deadline e funções claramente definidas para cada usuário.
Já para os programadores de plantão que desejam implementar o método XP, há a opção do GitHub, uma das mais populares ferramentas de metodologia ágil com colaboração integrada para alteração e revisão de código-fonte.
Gostou de saber o que é metodologia ágil e o poder dessa abordagem para seu negócio? Continue então a acompanhar os principais conteúdos do blog e veja como a GoDaddy pode te ajudar a impulsionar seu projeto digital.
Leia mais: Como planejar um site do Zero? 5 dicas simples e imperdíveis