O bom funcionamento do servidor é essencial para o desempenho e estabilidade dos sites que estão hospedados nesse espaço. Então, para evitar a indisponibilidade ou vulnerabilidade recorrente de páginas na web, donos de sites investem em ferramentas de monitoramento de servidores.
Além disso, esses recursos são amplamente utilizados em ambientes empresariais que contam com um servidor para hospedar a rede corporativa da organização.
O que podemos perceber é que, em um mundo cada vez mais conectado e dependente comercialmente da internet, ferramentas de monitoramento de servidores prestam um papel determinante para que empresas e sites funcionem com eficiência.
O e-commerce, por exemplo, presta um papel fundamental na economia do Brasil e no mundo há pelo menos uma década. Em 2023, o segmento bateu mais um recorde de faturamento com R$185,7 bilhões no Brasil, segundo relatório da ABComm divulgado pelo E-commerce Brasil.
Nesse contexto, imagine o impacto na diminuição de vendas e na perda de credibilidade de uma loja online em casos de lentidão de carregamento, queda de serviços e falhas de segurança?
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você entenda melhor o que é e como funciona o monitoramento de servidores. Confira!
O que é monitoramento de servidores web?
O monitoramento de servidores web ocorre por meio de uma ferramenta de automação de dados que monitora o desempenho do servidor, seja físico ou virtual, em tempo real. O objetivo é coletar métricas e disparar alertas quando necessário para prevenir problemas de segurança, velocidade, atividade e armazenamento.
Assim, é possível minimizar ao máximo os erros e mantê-lo sempre em operação, seja para manter a estrutura de trabalho de uma empresa ativa ou um site disponível na internet.
Podemos estruturar melhorar o papel de monitoramento de servidores da seguinte maneira:
- Segurança: controle eficaz do tráfego da rede, isto é, barrar a entrada de possíveis usuários maliciosos, como provenientes de ações DDoS. Em suma, protege contra ameaças virtuais de malwares.
- Estabilidade: garante se o servidor web está realmente online ou com nenhum índice de sobrecarga que gere inatividade e quedas de serviço.
- Desempenho: monitoramento da usabilidade da CPU para processar informações e manter o ambiente de informação com bom tempo de carregamento e propiciando eficiência aos usuários.
Em casos de servidores físicos, por exemplo, uma ferramenta de monitoramento também é capaz de perceber possíveis erros no hardware, como aumento de temperatura, dentre outros.
Como monitorar servidor DNS?
Existem uma série de ferramentas excelentes para realizar o monitoramento de servidores DNS (Domain Name System), sejam plataformas em nuvem ou de código aberto com alertas automatizados.
Para quem não sabe, o servidor DNS é o responsável por armazenar uma série de informações de sites ou provedores de e-mail, além de fazer a tradução de endereços de IP numéricos em um nome de domínio inteligível e mais acessível para os sites.
Por exemplo, bem melhor acessar o site da GoDaddy por meio de um nome de domínio, como www.godaddy.com/pt-br, do que escrever uma sequência numérica pouco intuitiva, não é mesmo?
Enfim, entendido isso, como monitorar servidor DNS de forma adequada? Esses são alguns pontos de ação que uma ferramenta deve controlar:
- monitorar se o servidor está realmente ativo e responde à demanda de pedidos de acessos dos usuários;
- controlar o tempo de resposta do serviço. Em outras palavras, verificar em quanto tempo o servidor DNS entrega uma solicitação aos usuários;
- monitorar o período de latência, que consiste no delay que leva um pacote de dado sair do servidor, ser recebido pelo navegador do usuário e retornar ao servidor;
- medir o percentual de sucesso das consultas ao DNS.
Por que monitorar servidores?
Afinal, por que monitorar servidores? Como já sondamos no decorrer desse conteúdo, a ideia é promover uma atitude proativa e preventiva que evite possíveis desgastes no desempenho de um servidor.
Afinal, a inoperância de um servidor pode comprometer toda a estrutura de TI e a eficiência de trabalho em um contexto organizacional, como também pode comprometer a experiência de usuários que desejem acessar sites na internet.
- Perda de dados relevantes;
- Lentidão no carregamento e execução de tarefas;
- Indisponibilidade de sites ou sistemas;
- Vulnerabilidade nos serviços de segurança que podem levar a vazamento de dados ou sabotagem de funcionamento.
Fugir dessas situações é o principal motivo para investir no monitoramento de servidores de rede.
Além do mais, medidas como essa garantem um aumento da vida útil de hardwares ou dos recursos digitais de um servidor.
Quais são as melhores ferramentas de monitoramento de servidores?
Existem diversas ferramentas de monitoramento de servidores com naturezas diferentes. Por exemplo, existem plataformas em nuvem que prestam esse tipo de serviço, como também alguns modelos de código aberto que podem dar conta do recado.
De qualquer forma, para escolher a melhor opção, é necessário primeiramente entender quais são as principais demandas do seu servidor e como ele consegue solucionar as necessidades do seu projeto.
Por exemplo, sites de comércio eletrônico com um grande volume de acessos, transações e dados para processar necessitam não só de uma hospedagem de site potente e dedicada, mas também de uma ferramenta de monitoração capaz de prever problemas de desempenho e de ajudar a evitá-los.
Portanto, as melhores ferramentas de monitoramento de servidores são aquelas que:
- oferecem funcionalidades que casam com as necessidades de seu projeto;
- são fáceis e intuitivas para personalização e execução de comandos;
- oferecem um bom custo benefício;
- e contam com um Suporte de Atendimento ao Cliente eficiente para solucionar problemas com agilidade.
Nesse sentido, tão importante quanto o monitoramento de servidores é garantir um bom serviço de hospedagem para seu site.
As Hospedagens de Site da GoDaddy oferecem, por exemplo, o melhor da performance, segurança e estabilidade para elevar o patamar do seu site.
A GoDaddy oferece tanto servidores dedicados quanto compartilhados para que ele supra as necessidades do seu projeto da melhor forma possível.
Saiba mais sobre serviços de hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy no YouTube:
Curtiu o artigo e tirou todas as suas dúvidas sobre monitoramento de servidores? Para mais novidades sobre o assunto, acompanhe o blog da GoDaddy.