Criar um site é um dos mandamentos de uma estratégia de marketing e vendas básica, para qualquer tipo de negócio. Isso você já sabe, não é mesmo? Mas será que tem toda essa certeza quando o assunto é o que deve conter em um site empresarial?
O conteúdo e a forma como você vai organizar as informações dentro dessa plataforma são pontos fundamentais para ter sucesso.
Afinal, não basta sair criando o site sem qualquer tipo de direcionamento, e esperar que os resultados cheguem. Acredite, isso não vai acontecer, principalmente porque o mercado está se tornando cada vez mais concorrido.
Segundo o Boletim do Mapa de Empresas, em 2022, o Brasil registrou a abertura de 3.838.063 novas empresas, encerrando o ano com 20.191.290 de negócios ativos.
Ainda vale a pena destacar que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento, conforme indica o relatório Maturidade do Marketing Digital e Vendas.
Dentro desse cenário, o site institucional surge como uma opção de canal de comunicação e engajamento com seu público, uma vez que auxilia sua empresa a:
- ser encontrada no Google;
- ganhar autoridade no mercado;
- expandir seus negócios;
- se relacionar com sua audiência;
- fazer mais vendas;
- atrair visitantes e clientes.
O site também pode ser usado como página de destino de anúncios, suporte para o blog e mais.
Por tudo isso, é vital que você aprenda o que deve conter em um site empresarial.
O que deve constar no site de uma empresa?
Um site empresarial precisa conter informações básicas e relevantes de sua empresa, incluindo:
- produtos ou serviços oferecidos;
- endereço;
- história da empresa;
- informações de contato;
- horário de funcionamento (loja física);
- casos de sucesso;
- política de trocas e devolução;
- política de privacidade;
- links para as redes sociais;
- blog;
- chat;
- e mais.
Apesar dessa lista, o desenvolvimento de um site institucional e das informações que ele abriga depende muito mais do tipo de negócio que você possui e da sua estratégia.
No fim das contas, cada tipo de empresa e de objetivos vai exigir um tipo de site diferente.
Além do conteúdo, é importante observar que o site precisa ter um bom layout e oferecer uma boa experiência ao usuário, para que ele navegue com facilidade pelo canal.
Vale também observar que a presença digital não precisa ser apenas para realizar vendas online, ou mesmo conseguir clientes de maneira direta. Um site institucional pode ter como foco o reforço da marca, por exemplo.
O que é um site institucional?
Um site institucional tem como objetivo apresentar informações sobre uma empresa. Seu foco é compartilhar informações que vão desde a história da organização, missão e valores, seus produtos e serviços, equipes, projetos e casos de sucesso.
A ideia por trás de um site institucional é apresentar a empresa como um todo, com suas principais informações abertas ao público, divulgando atividades, iniciativas e eventos.
Ou seja, o grande objetivo de um site como esse não é converter vendas imediatas, como um e-commerce, ou gerar leads como uma landing page.
Seu foco é criar uma presença online para a empresa e apresentar suas soluções. A propósito, ele pode até fazer parte da jornada de compra, mas não é a etapa final do processo.
Leia também: Veja Como Criar uma Loja Virtual em Poucos Passos
Exemplos de sites institucionais
Companhias que dispõem de sites institucionais, geralmente, não realizam vendas ou fecham negócio a partir desses canais, nem dependem do anúncio de seus produtos lá.
Empresas de advocacia, minério, aço e logística são apenas alguns exemplos de organizações que fazem uso de sites institucionais.
Por sinal, seguem alguns exemplos de sites institucionais:
Cada um deles com suas particularidades, mas, em todos, você pode observar um foco maior na informação sobre a empresa e suas ações.
Benefícios de ter um site empresarial
Ter um site empresarial ou institucional oferece vários benefícios, sobretudo no que diz respeito à visibilidade da empresa. Mas não apenas isso.
Ter um site empresarial também apresenta outras vantagens, como:
- aumento da credibilidade;
- abertura de um canal comunicação eficiente;
- estreitamento do relacionamento com seus clientes;
- melhor posicionamento em resultados de pesquisa, como no Google;
- maior facilidade para que o público encontre a sua empresa;
- e mais.
Como criar um site para minha empresa?
Criar um site para sua empresa não precisa ser difícil. Basta seguir alguns passos básicos, como:
- ter um domínio e hospedagem;
- escolher uma plataforma de criação de site;
- criar a identidade visual;
- escolher o template e organizar a estrutura;
- criar conteúdo;
- testar e fazer o lançamento.
Uma boa dica para facilitar todo esse trabalho é utilizar os serviços do criador de sites da GoDaddy.
Junto com o serviço de compra de domínio e de hospedagem, você poderá criar o site do zero, em uma ferramenta fácil de usar, sem precisar de nenhum conhecimento sobre hospedagem ou códigos.
E, para que o processo seja ainda mais fácil, separamos um vídeo com um passo a passo de como criar seu site e usar nossa plataforma para isso. Aproveite para entender todos os recursos:
Agora que você viu o que deve conter em um site empresarial, o que é um site institucional e tudo mais sobre o assunto, é hora de colocar em prática.
Pegue tudo o que você aprendeu aqui e utilize na criação ou otimização do site de sua empresa.
E, como dissemos anteriormente, a melhor forma de colocar tudo isso em prática é com uma empresa de confiança e com as ferramentas certas para deixar seu site perfeito, como a GoDaddy.