ArtigosCategoria

Saiba mais sobre autenticação de dois fatores e como usá-la

Tempo de leitura:7 min
Paula Rocha
autenticação de dois fatores

Se você tem uma empresa com presença on-line, já deve saber que a segurança precisa ser prioridade e que, para tanto, a autenticação de dois fatores (ou validação em duas etapas) é extremamente indicada. A proteção na web não é brincadeira e é uma das principais preocupações de empresas que têm o site como carro-chefe, ou de quem faz muitas transações na web!

Prova disso são os 16,50% previstos no aumento de investimentos no setor de segurança multifatorial até 2029. A expectativa, segundo a Mordor Intelligence, é que o valor chegue a US$ 38,9 bilhões, graças às medidas de proteção de dados confidenciais e proibição de acessos não-autorizados.

Para guardar as informações de seu negócio e também seus dados pessoais a sete chaves, entenda um pouco mais sobre este recurso! Neste material, falamos sobre:

  • o que é autenticação de dois fatores e como a proteção funciona;
  • qual a vantagem da autenticação de dois fatores em termos de segurança;
  • onde o usuário deve habilitar a autenticação de dois fatores;
  • como adicionar a autenticação de dois fatores ao seu site.

Boa leitura!

O que é autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores — que também pode se chamar “validação em duas etapas” — é uma técnica de proteção amplamente utilizada por diversos sites e aplicações da web. Funciona basicamente como uma etapa a mais nos processos de autenticação de login e inserção de senha na hora de acessar uma conta.

Você já deve ter passado por esta experiência, pois é muito comum em aplicativos de bancos e até mesmo em redes sociais.

A verificação acontece quando o usuário coloca seus dados de acesso e recebe em outro canal, externo ao navegador, — e-mail, SMS, um aplicativo que gera códigos ou WhatsApp — um código de autenticação para provar que é realmente o dono da conta.

Assim, mesmo que alguém tente acessar sua conta sem permissão, a autenticação falha e impede que você perca a titularidade do perfil. 

Essa pode ser a diferença entre a segurança e ter os seus dados roubados, uma vez que, na maioria dos casos, as pessoas utilizam senhas muito simples, como aniversários ou apelidos. Muitas vezes, as mesmas em várias contas diferentes.

Como funciona a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores combina uma informação que você sabe (a sua senha) com outra que você tem (acesso ao e-mail, aplicativo gerenciador de acessos ou dispositivo móvel) e uma sobre quem você é (como a biometria). Ao juntar esses elementos, o 2FA (sigla em inglês para autenticação de dois fatores) garante novas barreiras de segurança ao seu perfil e suas informações. 

Qual a vantagem da autenticação de dois fatores em termos de segurança?

A autenticação de dois fatores com certeza é uma opção mais segura do que apenas o uso de senhas comuns. Esta medida reforça a proteção aos dados e aumenta a segurança das suas informações pessoais e, muitas vezes, até financeiras. Assim, você evita prejuízos ou danos gerais à sua imagem e aspectos pessoais.

O motivo desta constatação é que, além de dificultar os ataques às contas, o 2FA protege os usuários e, como medida auxiliar, avisa sobre as tentativas. Desta forma, ao receber a notificação, o usuário já pode acionar o site ou aplicativo para bloquear a conta e mudar a senha imediatamente. 

Portanto, agora que você já sabe como funciona a autenticação de dois fatores, lembre-se de ativar este recurso nas suas contas e adicione uma camada extra de proteção ao seu perfil. 

Benefícios da validação em duas etapas para empresas

Para a sua empresa, a validação em duas etapas oferece as mesmas vantagens que a aplicação pessoal — e até mais. Afinal,  independentemente do tamanho e segmento do seu negócio, garantir a segurança das pessoas que acessam seu site, gera uma relação de mais confiança para que continuem a usar seu serviço.

Além disso, para empresas que atuam sob regime de home office, com acesso comum à rede corporativa, a validação em duas etapas serve como uma proteção contra cibercrimes nestas organizações e evita vazamentos ou acessos desautorizados.

Onde o usuário deve habilitar a autenticação de dois fatores?

Para se proteger como usuário, é imprescindível que você ative a autenticação de dois fatores nos sites que utiliza. Claro, não precisa fazer o processo em todas as páginas, somente naquelas mais importantes. Uma boa sugestão é focar naquelas que guardam informações valiosas ou expõem sua imagem, como contas bancárias, e-mail e redes sociais.

Facebook, LinkedIn, Gmail, Twitter, Bluesky e Dropbox já oferecem esta função. Para ativá-la, basta acessar as configurações de segurança de cada plataforma.

Esta medida é particularmente importante em caso de dados empresariais salvos em nuvem, como no caso do Google Drive e Dropbox. Afinal, uma grande quantidade de dados essenciais para o funcionamento de negócios ao redor do mundo dependem destes serviços para o armazenamento de informações. 

Como adicionar a autenticação de dois fatores ao seu site?

O procedimento para adicionar a autenticação de dois fatores varia de acordo com cada página. Em algumas, você apenas ativa o recurso e passa a utilizá-lo por meio da autorização via e-mail. Em outras, você pode utilizar aplicativos externos de geração de códigos de acesso com tempo de validade limitado. 

Ou seja, tudo vai depender de seu site! Veja 2 exemplos a seguir.

WordPress

Se o seu gerenciador de conteúdo é o WordPress — o CMS mais utilizado no mundo — você pode adicionar o recurso por conta própria! Para ativar a autenticação de dois fatores no WordPress, siga estes passos:

  • acesse o cPanel e selecione a aba de “Plugins” no menu lateral esquerdo da tela;
  • pesquise por um plugin de verificação em duas etapas, como o Google Authenticator;
  • instale e ative esta aplicação.

O próximo passo para garantir a autenticação de dois fatores no WordPress é baixar o aplicativo acima no seu celular. Se não desejar instalar um plugin, você também pode acessar o campo “Segurança” no cPanel e selecionar a opção “Autenticação de dois fatores” para configurar essa função de outra forma.

Outras plataformas

Se a sua empresa tem um site construído por uma empresa terceirizada, com um sistema de gerenciamento próprio, você precisará recorrer a serviços externos para ativar a autenticação em dois fatores e adicioná-la ao seu site.

Há diversas opções no mercado e você pode escolher de acordo com critérios de preferência, preço, configurações ou segurança.

Se você ainda não tem um site, mas já pensa em uma solução para a segurança, temos a opção certa para seu negócio!

Com a GoDaddy Brasil você alavanca a sua presença na web e faz o seu site de forma rápida e prática com o criador de sites, totalmente baseado no WordPress. 

Tudo isso sem precisar de conhecimento técnico em programação e com a possibilidade de integrar diretamente a verificação em duas etapas!Agora que você já sabe o que é autenticação de dois fatores e como este recurso é vantajoso para a proteção do seu site e usuários, veja mais dicas valiosas no blog da GoDaddy Brasil!

Produtos Utilizados

como agendar posts no wordpress
SEOSaiba mais