Sabia que a autenticação de dois fatores (ou validação em duas etapas) pode salvar o seu negócio? A segurança na web não é brincadeira e é uma das principais preocupações de empresas que têm o site como carro-chefe, ou de quem faz muitas transações na web!
Para guardar as informações de seu negócio e também as pessoais a sete chaves, entenda um pouco mais sobre este recurso e como aplicá-lo seguindo os tópicos:
- o que é autenticação de dois fatores;
- qual a vantagem da autenticação de dois fatores em termos de segurança;
- onde o usuário deve habilitar a autenticação de dois fatores;
- como adicionar a autenticação de dois fatores ao seu site.
O que é autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores — que também pode ser chamada de validação em duas etapas — é uma técnica de proteção utilizada por diversos sites e aplicações da web. Funciona basicamente como uma etapa a mais nos processos de autenticação de login e inserção de senha, que devem ser realizados pelo usuário.
Você já deve ter passado por esta experiência, pois é muito comum em aplicativos de bancos e até mesmo em redes sociais.
A verificação acontece quando o usuário coloca seus dados de acesso e recebe em outro canal, externo ao navegador, — e-mail, SMS, um aplicativo que gera códigos ou WhatsApp — um código de autenticação para provar que é realmente o dono da conta.
Assim, mesmo se alguém conseguiu o seu acesso, confirmar a autenticação por outro meio implicaria também na necessidade de o hacker o seu celular ou e-mail, dificultando o processo.
Essa pode ser a diferença entre estar seguro e ter os seus dados roubados, pois, na maioria dos casos, as pessoas utilizam senhas muito fáceis de serem descobertas. Muitas vezes, as mesmas em várias contas diferentes.
Qual a vantagem da autenticação de dois fatores em termos de segurança?
A autenticação de dois fatores com certeza é uma opção mais segura do que o uso de senhas comuns.
Isso se dá ao fato de dificultar os ataques às contas on-line, protegendo os usuários, avisando-os se eles foram atacados. Uma vez que, se receber alguma verificação sem terem feito nenhum login, eles já poderão acionar o site ou app para bloquear a conta e mudar de senha imediatamente.
É interessante que o seu site dê a escolha para o usuário ativar ou não essa validação em duas etapas, assim ele terá mais autonomia.
Benefícios da validação em duas etapas para empresas
Para a sua empresa, a validação em duas etapas leva as mesmas vantagens, uma vez que — independente do tamanho e segmento do seu negócio — garantir a segurança das pessoas que acessam seu site, gera uma relação de mais confiança para que continuem usando seu serviço.
Além disso, para empresas que permitem que seus funcionários trabalhem em home office com acesso comum à rede corporativa, a validação em duas etapas serve como uma proteção contra cibercrime nestas organizações.
Onde o usuário deve habilitar a autenticação de dois fatores?
Para se proteger como usuário é imprescindível que você ative a autenticação de dois fatores nos sites que utiliza. Claro, não precisa fazer o processo em todos, somente naqueles mais importantes, que guardam informações valiosas ou que expõem a sua imagem, como contas bancárias, e-mail e redes sociais.
Facebook, LinkedIn, Gmail, Twitter e Dropbox já oferecem esta função que pode ser ativada nas configurações de cada site.
Isso é particularmente importante em caso de dados empresariais salvos em nuvem, como no caso do Google Drive e Dropbox. Afinal, uma grande quantidade de dados essenciais para o funcionamento de negócios ao redor do mundo dependem destes serviços para o armazenamento de informações.
Como adicionar a autenticação de dois fatores ao seu site?
Tudo vai depender de seu site! Se o gerenciador de conteúdo é o WordPress — o CMS mais utilizado no mundo — a validação em duas etapas pode ser adicionada por você mesmo, veja!
WordPress
- acesse o cPanel e selecione a aba de “Plugins” no menu lateral esquerdo da tela;
- pesquise por um plugin de verificação em duas etapas, como o Google Authenticator;
- instale e ative esta aplicação.
Para que funcione como uma validação em duas etapas, você vai precisar baixar o aplicativo de mesmo nome em seu celular. Se não desejar instalar um plugin, você também pode acessar o campo “Segurança” no cPanel e selecionar a opção “Autenticação de dois fatores” para configurar essa função.
Outras plataformas
Se a sua empresa tem um site construído por uma empresa terceirizada, com um sistema de gerenciamento próprio, você precisará recorrer a serviços que oferecem a autenticação em dois fatores para adicioná-la ao seu site.
Há diversas opções no mercado e você poderá escolher de acordo com critérios de preferência, configurações ou segurança.
Se você ainda não tem um site, mas já está pensando em uma solução para a segurança, temos a opção certa para seu negócio!
Com a GoDaddy Brasil você alavanca a sua presença na web e faz o seu site de forma rápida e prática com o criador de sites, totalmente baseado no WordPress.
Tenha um site facilmente encontrado pelos sistemas de busca e gerencie o marketing na mesma plataforma com nossa ferramenta de SEO!
Tudo isso sem conhecimento técnico em programação e com a possibilidade de integrar diretamente a verificação em duas etapas!
Agora que você já sabe o que é autenticação de dois fatores e como este recurso é vantajoso para a proteção do seu site e usuários, veja mais dicas valiosas publicadas no blog da GoDaddy Brasil!