Você sabe o que são vendas B2C? Caso ainda esteja dando seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo, é preciso entender esse modelo de negócio para que você saiba das suas peculiaridades e vantagens antes de optar por qual tipo de empresa abrir.
Você vai se surpreender como essa categoria de empresas estão extremamente presentes na sua vida cotidiana. Desde mercadinhos, lojas de conveniência, e-commerces, salões de beleza até uma plataforma de streaming.
Mas o que é que une esses ramos de negócios tão diferentes na categoria B2C? É o que você vai descobrir agora!
Confira o conteúdo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre essa sigla tão popular no mundo dos negócios! Vem com a gente!
O que é B2C?
B2C é a sigla para “Business to Consumer”. Em bom português, isso representa um modelo de vendas voltado para o consumidor final, normalmente pessoa física, como você que está lendo essa publicação.
Esse modelo de negócio leva em consideração tanto prestadores de serviço quanto empresas que vendem produtos, seja no atacado ou no varejo.
Salões de beleza, motoristas de táxi e agências de viagens são alguns exemplos de prestadores de serviço do modelo B2C.
Já diversas empresas do varejo, como mercadinhos, supermercados, lojas de conveniência, loja de departamento, comércio de roupas e comidas, dentre outras, são exemplos também de B2C.
Atacadistas também podem ser inseridos nesse grupo, uma vez que empresas desse ramo não são apenas fornecedoras de outras empresas, mas também vendem direto para um consumidor final pessoa física.
Qual a diferença entre B2B e B2C?
Entendeu o que são vendas B2C? Pois agora vamos falar do outro lado da moeda: o B2B. Essa sigla significa “Business to Business”, que em bom português é “negócio para negócio".
Essa categoria engloba apenas empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Alguns exemplos de empresas B2B são:
- distribuidoras de alimentos que levam produtos para supermercados e restaurantes;
- fornecedoras de máquinas e tecnologias para fábricas e outras empresas;
- empresas de serviço terceirizado, como jardinagem, limpeza, e segurança para outros negócios.
Além desses exemplos, podemos ver o serviço B2B com grande peso no mundo digital, principalmente nas empresas de SaaS (Software as a Service), que enfurecem plataformas com diversas funcionalidades para empresas otimizarem seu serviço de marketing, finanças, vendas, logística e muito mais.
Em suma, a diferença entre B2B e B2C está em quem são os clientes desses modelos de negócios. O B2B faz venda para outras empresas que lidam com um consumidor final. Enquanto isso, o B2C lida diretamente com esse consumidor final.
Exemplos de vendas B2C no mundo digital
O modelo de negócio B2C viveu uma grande expansão de 20 anos para cá com a ascensão do e-commerce, que é o comércio eletrônico varejista pela internet.
No Brasil, há um registro de crescimento da receita do comércio eletrônico ano após ano. Em 2023 não foi diferente. Segundo dados da NielsenIQEbit, o Brasil registrou um aumento de 50 milhões no número de clientes do e-commerce.
Já segundo a ABComm, a receita do setor no ano passado atingiu a marca de R$ 185,7 bilhões, a maior da história e com 2% de crescimento em relação a 2022.
Veja abaixo como esse crescimento se deu nos últimos anos e a expectativa para o futuro:
Leia mais: Conheça os 10 principais tipos de e-commerce
Além do sucesso do varejo via marketplaces, redes sociais e plataformas de e-commerce que potencializam o espaço digital da categoria, os prestadores de serviço B2C também podem se aproveitar da internet para o crescimento.
- Professores podem vender seus cursos em plataformas online de ensino à distância;
- bancos digitais;
- serviços de pacotes de viagens;
- plataformas de streaming, etc.
Além disso, muitos empreendedores B2C utilizam o espaço digital como uma mera ferramenta de divulgação para mostrar serviços e produtos e ficar mais conhecido pelo seu público, por mais que seja local.
Quer dicas incríveis de como divulgar seu negócio na internet? B2C ou B2B, saiba como criar uma campanha de marketing digital vencedora com esse vídeo do canal da GoDaddy no YouTube:
Estratégias de vendas B2C
Três pilares do marketing digital casam muito bem com uma estratégia de vendas B2C:
- Marketing de conteúdo: desenvolva e distribua conteúdos ricos em canais estratégicos, como Google e e-mail, para educar seu público e aumentar a autoridade do negócio no universo da marca. Blogs, e-books, podcasts e newsletters estão entre as opções.
- E-mail Marketing: o e-mail é o canal ideal para uma comunicação mais direta, assertiva e personalizada com o público, pois possibilita a segmentação da base de leads. Mande conteúdos ricos, lançamentos, promoções, mensagens transacionais e de boas-vindas, além de lembretes de abandono de carrinho.
- Anúncios em redes sociais: aproveite o potencial de viralização e segmentação das redes sociais para levar produtos e outras novidades da sua marca ao público. Plataformas como Instagram e Facebook ainda permitem a criação de uma loja virtual customizada.
Como criar uma loja virtual própria?
Agora que você entendeu qual a diferença entre B2B e B2C e viu exemplos de como um negócio business to consumer funciona na prática, ficou interessado em dar início a um negócio com essas características?
Ter uma loja virtual, por exemplo, pode ser bem mais simples do que você imagina desde que você conte com a ferramenta certa.
Além de contar com espaços dedicados a isso em redes sociais como o Instagram e o Facebook, você também pode criar um e-commerce com site próprio.
Explore o potencial de vendas no mundo digital com a ferramenta para Loja Online da da GoDaddy.
Nunca foi tão fácil contar com uma loja online profissional e de credibilidade! Confira o vídeo abaixo:
Conte com toda a infraestrutura necessária para adicionar até 5 mil produtos com 10 imagens cada no seu catálogo. Além disso, a ferramenta também oferece envio simplificado com taxas fixas, diversas opções de pagamento e integração com diversos plugins do Wordpress para facilitar a montagem de uma loja completa e profissional!
Tenha recursos de marketing e monitoramento de desempenho integrados, além de uma vasta biblioteca de templates customizáveis para criar seu e-commerce com sua identidade!
Experimente grátis e trilhe o sucesso no mundo B2C ao nosso lado!
Entendeu direitinho o que é B2C? Maravilha! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos informativos e repletos de insights que nem esse. Até a próxima!
Leia mais: Como vender mais pela internet: 9 estratégias rumo ao sucesso