ArtigosCategoria

Você Sabe o Que é Banco de Dados?

Tempo de leitura:5 min
Bruna Diniz

Se você vive no universo digital, provavelmente, já ouviu falar em banco de dados. Mas, sabe o que isso quer dizer? O conceito engloba um significado profundo e elementos muito abrangentes. Tudo isso pode até parecer complexo, mas, a seguir, você entenderá tudo sobre o que é banco de dados e, além disso, como esse assunto pode te ajudar a escalar o sucesso da sua página virtual. 

Afinal o que é banco de dados?

O banco de dados é uma coleção de informações do mundo real guardadas em meios virtuais. A estrutura é baseada, geralmente, em linhas e colunas para que todos os dados possam ser interpretados e, também, organizados, gerenciados, modificados e atualizados. 

Para simplificar o conceito, vamos usar um exemplo prático: imagine que você precise abrir uma loja on-line (e-commerce). Uma das providências é buscar um serviço de bancos de dados para que este faça os seguintes passos: 

  • registro e relação entre produtos, categorias e departamentos;
  • limitação para que somente clientes cadastrados possam comprar produtos;
  • criação de carrinho de compras;
  • coleta, administração e armazenamento de dados dos clientes, etc.  

Mais adiante, veremos como os dados dos clientes podem te auxiliar na busca por mais visitas e conversões em sua página on-line e, também, os desafios que o futuro reserva. 

A história do banco de dados

Para entender melhor o que é banco de dados, também é interessante abordar um pouco de história. 

Desde a criação da humanidade, a troca de informações é essencial para o desenvolvimento das sociedades. Nos primórdios, as mensagens eram registradas em pinturas rupestres. Muito mais tarde, a comunicação passou a ser feita por meio de papéis, mas isso ainda não era o suficiente para guardar dados de forma eficiente. 

Já a partir da década de 1960, começaram a ser criados os primeiros sistemas computacionais. Em 1970, a IBM desenvolveu a SQL, uma linguagem de programação usada em muitos dos principais bancos de dados atuais.

Essa área evoluiu bastante e, hoje em dia, o armazenamento de dados pode ser feito de forma mais ágil e eficiente. Dois grandes exemplos de tipos de armazenamento de dados da atualidade são o autônomo e o de nuvem.  

Como os dados de clientes podem ser importantes para o seu negócio

No mundo dos negócios, existe um termo chamado marketing por dados. Isso significa interpretar e explorar as informações dos clientes para a criação de estratégias mais assertivas. 

As melhorias podem ser direcionadas, por exemplo, tanto para atrair mais pessoas para o seu site como para garantir ótima experiência de navegação, o que está atrelado ao UX — user experience

Vamos supor que a sua loja on-line esteja com uma taxa de conversões negativa. Uma maneira de entender e resolver isso é gravando toda as ações de compra dos clientes dentro do e-commerce. É possível fazer as gravações com as ferramentas chamadas Hotjar ou MouseFlow. 

Na gravação, você consegue entender se os números insatisfatórios são por conta de problemas técnicos do seu site, se é por falta de conteúdos mais atrativos ou se, de repente, é porque a operadora do cartão de crédito do cliente está com problema. 

Mas, para tudo isso, é claro que você vai precisar não só entender perfeitamente o que é banco de dados, como funciona, mas também contratar um serviço de armazenamento eficiente.

Desafios para o futuro

Quando o assunto é banco de dados, precisamos falar também sobre os desafios para o futuro. Em 2020, entra em vigor a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018 pelo então presidente Michel Temer. 

As novas regras foram pensadas para evitar o uso indevido de dados pessoais. Com isso, as empresas deverão fazer a gestão de dados com mais transparência, consentimento e direito de exclusão das informações consideradas sensíveis, caso os clientes assim desejem. 

Os dados considerados vulneráveis são sobre: 

  • saúde;
  • religião;
  • vida sexual;
  • orientação política;
  • caráter filosófico;
  • dados genéticos;
  • biométricos;
  • origem racial ou étnica.

Para se adaptarem às novas normas, as empresas podem, primeiramente, fazer uma análise de pontos vulneráveis no armazenamento de dados. Em seguida, elaborar um plano para o gerenciamento de crises. Consulte o seu profissional ou toda a sua área de T.I e entenda com eles como é possível aperfeiçoar as ações. 

O que achou deste artigo? Aproveite que agora você já sabe o que é banco de dados e conquiste mais sucesso! Não deixe de conhecer ainda soluções digitais da GoDaddy para o seu site! Para outras informações e dicas como essas, continue navegando pelo blog GoDaddy