Sites com grande volume de tráfego exigem um cuidado especial na escolha dos planos de hospedagem e na tecnologia do servidor. Se esse for o caso da sua página na internet, já passou da hora de entender o que é CDN e como isso eleva a performance.
Uma demanda maior de acessos pode prejudicar a velocidade e estabilidade de um site, se ele não contar com a estrutura certa. E o pior: isso respinga diretamente na experiência de navegação dos usuários, o que pode gerar um impacto bem negativo nos negócios.
Por sinal, uma navegação fluida, dinâmica, simples e intuitiva é essencial para que os clientes em potencial sintam-se à vontade em comprar. Lentidão, queda de servidor e outros aspectos ligados à estrutura do site podem fazê-los desistir do negócio e, consequentemente, buscar uma solução melhor no concorrente.
Portanto, se você já tem site ou um e-commerce, contar com um servidor CDN pode ser um diferencial e tanto para seu negócio.
Mas, afinal, o que é CDN? Como funciona uma hospedagem de sites com essa tecnologia? Entenda!
O que é CDN?
CDN é a sigla para Content Delivery Network (em tradução livre, rede de distribuição de conteúdo). Essa é uma solução tecnológica criada com o objetivo de diminuir os problemas de latência entre o navegador do usuário que acessa o site e o servidor onde o conteúdo está hospedado.
A latência é um problema que prejudica a velocidade e o tempo de carregamento do site para um usuário que esteja muito distante fisicamente do servidor, em especial quando a webpage está hospedada internacionalmente.
Essas características do CDN permitem uma série de benefícios aos sites hospedados em seus servidores e aos usuários, como:
- maior velocidade de carregamento da página, o que melhora a experiência de navegação do usuário;
- sobrecarga menor de trabalho do servidor, uma vez que o processamento das informações é feito por diversos servidores espalhados mudo afora;
- mais estabilidade e disponibilidade do site do que em servidores compartilhados convencionais, principalmente para aqueles que demandam alto processamento e recebem mais tráfego.
As características do CDN colocam essa modalidade de servidores como uma boa pedida para sites maiores que dedicam mais processamento para garantir um bom desempenho.
Como funciona um CDN?
O CDN funciona como uma rede integrada de servidores que estão espalhados em diferentes partes do planeta, e por isso agiliza o desempenho de um site.
Dessa forma, quando o usuário acessa um site, por mais que seja de outro país, essa tecnologia seleciona automaticamente o servidor mais próximo para diminuir a latência, isto é, o tempo que o conteúdo leva para chegar até o dispositivo destino.
O CDN também armazena conteúdo estático em cache de forma espelhada, como vídeos, imagens e arquivos JavaScript para leitura da página.
Além de muito útil para grandes e-commerces, ele pode servir para outros sites que lidam com intenso fluxo de usuários, como também para páginas de compartilhamento de streamings, games e outros tipos de conteúdos mais pesados.
Está buscando um nome de domínio para seu site? Veja se ele está disponível e faça o registro com a GoDaddy: