Existem muitos detalhes no universo do web hosting que podem ser muito bons para o seu site. Um dos principais, hoje, é o cloud server, que pode entregar diversos benefícios e recursos praticamente ilimitados para a sua casa digital.
Quer entender melhor como ele funciona e porque é considerado ilimitado? Confira o artigo e veja, de fato, como ele pode ajudá-lo a manter seu site pronto para todas as visitas!
O que é cloud server?
O cloud server é mais uma das maneiras de utilizar a computação em nuvem. Na verdade, é a união de uma certa quantidade de máquinas que funcionam como uma só, em um sistema integrado de processamento e armazenamento de arquivos em nuvem.
O comum seria que isso fosse feito em uma única máquina, mas nesse caso, não é. É essa estrutura, inclusive, que gera o maior destaque do cloud server, pois é possível ganhar muito mais desempenho ao utilizá-lo.
A característica organizacional dos núcleos de processamento permite um gerenciamento e distribuição melhor dos recursos alocados, o que faz dele uma solução mais otimizada e leve para hospedagem.
Como funciona o cloud server?
Imagine um local com diversas máquinas que, juntas, oferecem um enorme poder de processamento a partir de seus hardwares, mas que, ainda que estejam trabalhando conectadas, funcionam de maneira independente. Isso é basicamente o funcionamento do cloud server, um tipo de hospedagem compartilhada.
Ao solicitar os serviços de um provedor de hospedagem cloud, ele alocará um espaço para seu site nessa “nuvem” de computadores disponíveis para seu uso. Entretanto, é muito provável que os seus arquivos não utilizem toda a capacidade do todo das máquinas, não é mesmo? Por isso, ele estará aproveitando muito mais desempenho do que, em tese, necessitaria.
Essa “sobra” de recursos é compartilhada entre todos os sites na hospedagem, que podem aproveitar não só como algo a mais para o desempenho de suas páginas melhorar, mas também para alocar mais arquivos e solicitar mais espaço, se necessário, sem custos adicionais por isso.
O cloud server ainda conta com servidores parados, de reserva, para que se houver algum problema os arquivos sejam guardados e nada seja perdido, fique parado ou fora do ar.
Toda essa gama de recursos faz com que esse seja um bom serviço para empresas grandes, cujo site pode demandar mais recursos a cada período de tempo, com atividades que não são tão rotineiras e poderiam aproveitar uma quantidade extra de memória em certos momentos.
Agora que você entendeu melhor o conceito de cloud server, que tal ler algumas dicas para otimizar sua página e aumentar o tráfego?