Na hora de criar ou reformular um site, é primordial pensar na experiência dos usuários,. Afinal, se a página não fizer sentido para os visitantes, não será possível captar leads ou garantir conversões!
Mas de que forma enxergar tudo como os usuários? Por onde começar? Como planejar e executar as demandas? O que é mais importante? A resposta para todas essas questões está no Design Thinking! Entenda o que é esse conceito e como ele pode te ajudar a simplificar os processos e, consequentemente, garantir sucesso para os seus negócios!
Design Thinking — A fórmula para resolver desafios de jeito simples e criativo
O Design Thinking é uma técnica criada para as pessoas resolverem problemas e desafios com praticidade e criatividade. Como se pode deduzir, o método popularizado nos anos 1990 foi inspirado pela área de Design, sobretudo, na essência dos designers, que é buscar soluções criativas.
Basicamente, estamos falando de um know-how que usa a sensibilidade humana para definir processos e, posteriormente, entender como é possível colocar as demandas em prática.
As vantagens do Design Thinking
O Design Thinking traz diversas vantagens. Ele pode ser usado tanto no desenvolvimento de projetos como na execução de tarefas, além disso, serve para a vida profissional e pessoal.
Assim, o pensamento criativo vira o carro-chefe e todo mundo pode pensar “fora da caixinha” para transformar formas, serviços e processos. Outro benefício da técnica é que ela é ideal para lidar com várias questões ao mesmo tempo.
Comece a pensar como os usuários do seu site
A melhor forma de se colocar no lugar dos usuários é pensar nos possíveis problemas que eles precisam resolver. Procure fazer isso sem julgamentos, com muita empatia mesmo.
Pensando como o usuário, você consegue definir layout, conteúdos, fazer o mapa do site e, também, definir a jornada das pessoas de forma que garanta soluções. Tudo isso parece muito complicado? Mas usando Design Thinking, as demandas ficam simples e práticas!
Depois de entender o que é Design Thinking — Crie soluções com outras pessoas
Um dos mantras do Design Thinking é: crie soluções com outras pessoas! Então, na hora de pensar na construção ou na transformação do seu site, é muito importante contar com o apoio de toda a equipe do projeto.
Sabe aquela história de “várias cabeças pensam melhor do que uma?” É isso que você deve considerar. Afinal, para criar e manter um negócio de sucesso, é necessário lidar com problemas diferentes e nada melhor do que contar com um enorme fluxo de ideias e bagagens de vida.
O que o seu time deve pensar ao criar soluções com o Design Thinking
No momento em que a sua equipe de trabalho está reunida — e vocês precisam chegar a soluções para as pessoas — é fundamental considerar algumas perguntas, como:
- o que vocês sabem sobre o problema?
- o que o seu serviço ou produto tem que mais nenhum possui?
- como você deseja fazer a diferença na vida das pessoas?
É fundamental também questionar todas as suas certezas e pensar no comportamento geral dos usuários. Procure ir anotando todas as observações e considerações, mas, por enquanto, não faça nenhuma análise.
Definindo as etapas do Design Thinking
Simplificando ainda mais, o Design Thinking deve ser aplicado em 5 etapas. As partes são:
- empatia;
- definição;
- ideação;
- prototipação;
- teste.
Seguindo detalhadamente o passo a passo, você vai ver que o trabalho pode ficar muito mais criativo e, claro, seu site será o melhor para os usuários!
Case de sucesso a partir do Design Thinking
Um dos cases de sucesso alcançado por meio do Design Thinking é o da Natura (indústria de cosméticos). A empresa precisava criar produtos para cabelos, só que 30% mais baratos do que os de linhas simples de outras marcas. Além disso, o impacto ambiental tinha que ser 50% menor do que os de outras produções da própria Natura.
Usando Design Thinking, a indústria mandou pesquisadores para os lares de consumidores. Os profissionais ficaram hospedados por dias avaliando o comportamento e as dores dos clientes.
A Natura, então, descobriu que os consumidores têm o hábito de comprar somente os refis de xampus e condicionadores a fim economizar espaço e, claro, dinheiro. A partir disso, foi criada a linha de cosméticos para cabelos chamada Sou — a embalagem é um saquinho (como um refil mesmo), só que pode ficar de pé e tem tampa. Super prática!
A solução foi muito assertiva, mas não seria possível sem a expertise do Design Thinking, sobretudo, da empatia em relação aos consumidores.
Gostou de saber como criar soluções de jeito prático e criativo? Então, mãos à obra, confira as soluções digitais da GoDaddy para o seu site!
Outras informações e dicas, você também encontra aqui no blog GoDaddy!