Você sabe o que é um domínio de rede ou já ouviu falar nisso? Ele funciona como um grupo administrativo de redes de computadores conectadas conjuntamente a um servidor principal.
Essa prática é muito comum em ambientes corporativos para conectar os computadores de todos os funcionários e lideranças a uma solução que pode gerenciar todos eles simultaneamente, conhecida como Controlador de Domínio.
Isso permite uma administração padronizada de cada um desses computadores às mesmas regras, o que garante mais segurança e uniformidade nos processos.
Se você já viveu o cotidiano interno de uma empresa, é provável que já tenha tido contato com essa infraestrutura de informação. Ela exige um log de autenticação que a conecta com o domínio de rede da organização e, a partir desse momento, sua navegação fica limitada às diretrizes do controlador.
Quer entender melhor o que é um domínio de rede, como ele funciona e, ainda, tirar algumas dúvidas sobre o assunto? Então, venha com a gente e leia o conteúdo até o fim!
O que é um domínio de rede?
O domínio de rede consiste em grupo de servidores que funcionam como estação de trabalho para padronizar o acesso e as regras de navegação em um ambiente específico, como o local de trabalho de uma empresa.
Nessa infraestrutura, há uma base de dados centralizada, na qual os nomes de contas e dos computadores participantes estão conectados.
Esse processo é um facilitador para grandes estruturas corporativas, que contam com dezenas ou até centenas de acessos a computadores.
Como funciona um domínio de rede?
Para que essa coordenação seja colocada em prática, é vital ter a figura do Controlador de Domínio. Ele representa o conjunto de ferramentas responsável pela autenticação de acessos dos usuários às máquinas, além de definir as regras de uso, as permissões e os bloqueios comuns a cada departamento ou colaborador.
O Controlador de Domínio tem um painel com um conjunto de regras às quais todas as contas e computadores subordinados devem seguir, além de armazenar as informações relevantes para gerenciamento da rede, como:
- logins e senhas dos usuários;
- administradores de domínio;
- computadores, gadgets e outros dispositivos conectados à rede;
- plataforma para compartilhamento de arquivos.
Vale salientar que todas essas tarefas administrativas são exclusivas do Controlador de Domínio. Contas de usuários conectados não têm acesso às informações de outros dispositivos.
Para que serve o domínio de rede?
Entendeu o que é um domínio de rede? Maravilha! Mas, na prática, para que ele serve e quais benefícios ele traz para a gestão administrativa?
Em poucas palavras, podemos definir três benefícios claros criar um domínio de rede para seu negócio, especialmente em tempos de transformação digital, que são:
- segurança digital;
- padronização;
- controle;
- eficiência.
Quando falamos de segurança, estamos falando da capacidade que o Controlador tem de autenticar todos os acessos e logins feitos nos dispositivos conectados à rede. Inclusive, dependendo da complexidade da estrutura organizacional, pode ser necessária a introdução de mais um Controlador para dar conta da demanda e aumentar a confiabilidade dos processos.
Por sua vez, a padronização diz respeito ao conjunto de regras e protocolos que os usuários conectados ao domínio de rede possuem. Quanto ao controle, ele funciona mais como uma decorrência dos outros dois itens.
Já a eficiência se dá pela unificação de todas as máquinas em um servidor com logon único. Dessa forma, ao contratar um novo funcionário, basta liberar o acesso de seu dispositivo ao domínio de rede que ele já terá acesso a todos os processos e dados aos quais ele tem permissão, visto que são relevantes para o trabalho.
A importância de criar um domínio de rede centralizado começa a se tornar evidente a partir do momento que uma empresa tiver mais de dez máquinas sendo utilizadas. Dessa forma, esse software vai garantir que todos consigam, por exemplo, imprimir documentos de uma impressora apenas, garantindo mais otimização e eficiência no ambiente de trabalho.
Como criar um domínio de rede?
Para criar um domínio de rede, é preciso adquirir um serviço de gerenciamento específico. A Microsoft, por exemplo, oferece o Active Directory e há também a opção do Azure.
Cada software tem particularidades e processos próprios para criar um domínio de rede. Entretanto, será exigido que você crie um endereço de IP Estático, que só pode ser mudado pelo administrador.
Esse protocolo reunirá as regras de comunicação entre os dispositivos do domínio de rede.
A máquina central onde foi criado o IP Estático para o domínio de rede deve permanecer fixa. Se ela for transportada para outro local, ele utilizará outro endereço de IP.
Como gerenciar o domínio de rede?
Existem uma série de funcionalidades possíveis para o administrador de um domínio de rede. Ele será o responsável por controlar acessos, gerar permissões e monitorar a atuação de todos os participantes.
Em resumo, como gerenciar domínio de rede de forma eficiente? Veja os pontos-chave!
- Controlar e monitorar as permissões dos usuários, como definição de quais contas terão acesso, criação e mudança de senhas, rastreamento de atividades etc.
- Fazer a atualização constante da plataforma, implementar programas de proteção contra malwares e DDoS, além da realização de backups.
- Manter-se atualizado sobre o funcionamento da plataforma e transmitir esse conhecimento para os usuários, com treinamentos e tutoriais consistentes.
O Active Directory, por exemplo, oferece plataformas de gerenciamento de domínio de rede que contribuem para a realização dessas tarefas por parte do administrador.
Não confunda domínio de rede com domínio de site
Nesse artigo, explicamos para você o que é um domínio de rede. Entretanto, existem outras nomenclaturas e conceitos no mundo digital que também levam o nome domínio consigo, como o domínio de site, que têm outro significado.
O domínio de site, na verdade, corresponde ao endereço que conecta um site da internet ao usuário que tenta acesso por meio do navegador.
Por exemplo, o domínio de site da GoDaddy Brasil é o seguinte: godaddy.com/pt-br. Isto é, o domínio é a URL que o usuário digita na barra de navegação para acessar um site.
Ele é indispensável para que um site seja publicado na internet e, também, traz um forte apelo comercial, uma vez que ele funciona como uma fachada do espaço digital da marca.
O nome de domínio, entre outras coisas, contribui para que um site seja facilmente encontrado nos motores de busca, uma vez que ele traz o selo da marca no nome.
Está na busca por um bom nome de domínio? Faça uma pesquisa na GoDaddy para verificar sua disponibilidade e já fazer o registro: