ArtigosCategoria

O que é empreendedorismo digital? 4 tipos para brilhar na internet!

Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos
o que é empreendedorismo digital

Aprender o que é empreendedorismo digital para construir um projeto de sucesso na internet pode abrir muitas portas para aqueles que buscam donos do próprio negócio.

Afinal, o mundo virtual oferece uma série de possibilidades para empreendedores à medida que a transformação digital se consolida, e a internet torna-se uma realidade cada vez mais presente na vida dos consumidores.

Em 2023, o acesso à internet registrou novos percentuais de crescimento: 84% da população brasileira maior de dez anos já se conectou na internet pelo menos uma vez. Esse número representa um total de 156 milhões de pessoas, segundo o relatório TIC Domicílios 2023.

Por sua vez, 85% dos brasileiros que acessam a internet já realizaram pelo menos um tipo de compra on-line, independente do segmento de negócios. Os dados, dessa vez, são do relatório Comportamento de Compra on-line, da IAB Brasil.

Esses números mostram como o ecossistema digital no Brasil cresce a passos largos — e o empreendedorismo digital acompanha esse crescimento.

Um dos segmentos mais visados é o do e-commerce. Em 2023, o varejo digital brasileiro alcançou mais um recorde histórico de receitas anuais: R$ 185,7 bilhões em vendas. E o ticket médio registrou R$470 por transação, segundo dados da ABComm.

E o detalhe é que o varejo eletrônico representa apenas um dos exemplos de empreendedorismo digital.

Portanto, preparamos esse guia completo para que você entenda o que é empreendedorismo digital e quais são as principais oportunidades desse segmento. Vem com a gente!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital consiste na criação, planejamento e gestão de um negócio on-line. A ideia é vender soluções por meio de plataformas e canais da internet.

Enquanto o empreendedorismo tradicional tem uma loja ou escritório físico como ponto de partida, o digital conta com a flexibilidade do mundo on-line.

Na base desse modelo de negócio estão sites oficiais, plataformas de e-commerce e as redes sociais. Em resumo, enquanto houver contato e transações comerciais entre uma marca e um cliente por um desses canais, caracteriza-se um empreendimento digital.

Esse nicho dá a possibilidade tanto de criar um negócio de serviços, como empresas de desenvolvimento web, marketing digital ou consultorias diversas; quanto de produtos, que podem ser físicos ou virtuais.

Como suporte de todas essas possibilidades, está o marketing digital, que reúne as estratégias e ferramentas necessárias para fazer uma empresa brilhar na internet.

É por meio dessa abordagem que seu projeto deve pautar o planejamento estratégico, como escolha dos principais canais de vendas, espaços de divulgação e outros elementos para otimizar a identidade visual e a credibilidade da marca.

Deseja aprender tudo sobre marketing digital? Então veja as várias possibilidades de como posicionar seu negócio na internet e obter o sucesso esperado:

Por que virar empreendedor digital?

A transformação digital mudou a dinâmica do mundo dos negócios. Se antigamente uma venda só acontecia durante os horários de funcionamento de uma loja física, os sites e plataformas digitais funcionam 24 horas por dia, e os clientes podem fechar negócio de qualquer lugar ou situação por meio do smartphone.

Ao somar o alcance global de um negócio on-line, quando comparado ao alcance geográfico de um negócio físico, as vantagens do empreendedorismo digital ficam ainda maiores. 

Além disso, um empreendimento on-line é muito mais acessível, uma vez que não demanda aluguel de escritório ou loja física e, no caso da prestação de serviço, há a facilidade de exercer a função de forma remota e sem problemas de mobilidade.

Em resumo, conheça na lista abaixo as principais vantagens para o empreendedorismo digital no Brasil e no mundo.

Escalabilidade

Maior potencial de crescimento e possibilidade de alcançar clientes mais rapidamente. No primeiro caso, a infraestrutura de um site para receber mais usuários, transações simultâneas e capacidade de armazenamento para catálogo de produtos é otimizada com uma mera mudança de plano de hospedagem de sites.

Além disso, estratégias de marketing orgânicas e pagas têm alto poder de viralização e engajamento, principalmente nas redes sociais ou nos motores de busca.

Entenda o que é hospedagem de sites e a importância desse plano para a performance e segurança de um site na internet:

Alcance

Entender o que é empreendedorismo digital é perceber a imensa possibilidade de alcance de uma loja virtual. Afinal, usuários de todo o planeta podem se conectar com seu negócio via páginas em redes sociais ou sites.

Conte com a infraestrutura certa e atinja um número bem maior de clientes do que seria capaz um negócio 100% físico.

Diversidade de canais

O mundo digital oferece uma variedade de canais com acesso simplificado via qualquer dispositivo, como computadores, tablets, smartphones e até televisões. 

Dentre os melhores canais de venda e marketing, podemos enumerar:

  • Redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp;
  • Motores de busca para divulgação de conteúdo, como Google, Yahoo e Bing;
  • Site oficial ou loja on-line com domínio próprio;
  • E-mail.

Pensa em criar um site novo para seu negócio? Primeiramente, você precisa pensar em um nome de domínio, que é como a página da sua marca será vista na internet. Faça uma pesquisa abaixo para o domínio ideal para seu negócio!

  
  
  
  

Economia

A diminuição das despesas operacionais torna um negócio digital bem mais barato do que um tradicional. 

Custos com água, luz, aluguel de escritório e compra de materiais diversos são menores uma vez que o empreendedor pode gerenciar sua empresa da sua própria casa. Afinal, basta apenas um notebook para controlar tudo.

Além disso, no campo do varejo, há exemplos de empreendedorismo digital conhecidos como dropshipping.

Nessa modalidade de e-commerce, não há necessidade de armazenamento de estoque, uma vez que o dono da loja negocia diretamente os pedidos com um fornecedor e envia automaticamente para a residência do cliente. 

Análise de dados

A transformação digital trouxe a era dos dados. São inúmeras as ferramentas que ajudam a monitorar informações estratégicas, mensurar o desempenho de campanhas de marketing e vendas e a entender o comportamento e perfil de consumo do público-alvo.

O próprio Google oferece uma série de possibilidade para analisar dados e obter insights valiosos para seu negócio, como:

  • Google Analytics: mapeamento das ações de usuários em sites ou apps;
  • Google Trends: estudo do interesse do público a partir das pesquisas no Google;
  • Google Search Console: monitoramento da performance do site no Google;
  • Google Ads: monitoramento do desempenho de campanhas de tráfego pago.

Saiba mais sobre o Google Analytics nesse vídeo especial do canal da GoDaddy no YouTube:

Flexibilidade

O empreendedorismo digital dá mais flexibilidade de tempo e espaço para o dono do negócio.

Imagine, por exemplo, o caso de um desenvolvedor web, que trabalha na criação de sites e aplicativos. Tudo que ele precisa é de um notebook para trabalhar de onde quiser e no horário que desejar no projeto do seu cliente.

Já um engenheiro de uma loja física, por exemplo, precisa se locomover até o local da obra, não é mesmo?  

4 tipos de empreendedorismo digital

Separamos quatro exemplos de empreendedorismo digital para criar uma marca lucrativa e próspera na internet:

  • e-commerce;
  • criação de infoprodutos;
  • gestão de marketing digital;
  • desenvolvimento web.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um!

E-commerce

Quando aprendemos o que é empreendedorismo digital, o e-commerce geralmente aparece como uma das primeiras opções. Afinal, é uma mera adaptação do varejo para os canais de vendas da internet.

O interessante do e-commerce são as várias possibilidades de categorias de produtos que oferece, além da possibilidade de lidar diretamente com fornecedores ou até criar seus próprios produtos.

Para ter uma loja virtual, basta contar com uma vitrine virtual de produtos e divulgá-las nas redes sociais. Plataformas como o Instagram e WhatsApp, por exemplo, permitem que as transações realizem-se de forma rápida, segura e simples.

Uma dica para quem tem um pequeno catálogo de produtos é disponibilizá-lo por meio de links na bio das redes sociais. Dessa forma, o seguidor da marca precisa apenas clicar em um link para acessar o catálogos de produtos e já fechar negócio.

Não é incrível? E isso é possível por meio da ferramenta Show in Bio da GoDaddy. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Já para projetos maiores, você pode criar uma loja on-line própria ou expor seus produtos em um marketplace.

Criação de infoprodutos

Por que não ganhar dinheiro na internet com a propagação de conhecimento? Se você gostou dessa ideia, precisa conhecer um dos tipos de empreendedorismo digital mais famosos: a criação de infoprodutos.

Infoprodutos são soluções digitais e, por isso, não-tangíveis fisicamente. Estão disponíveis na internet e geralmente dizem respeito a conteúdos que geram conhecimento, como:

  • ebooks;
  • webinários;
  • podcasts;
  • vídeos no YouTube;
  • cursos on-line;
  • workshops;
  • newsletter, etc.

São várias as opções, não é verdade? 

Imagine, por exemplo, como seria complexo criar, editar e publicar um livro no mundo off-line por meio de uma editora. Por meio da internet, você só precisa contar com uma plataforma para edição de ebooks, escrever suas ideias e saber divulgar seu livro de forma eficiente com marketing digital.

Além disso, você também pode oferecer infoprodutos diversos para empresas que querem ampliar sua autoridade no cenário digital. Esses conteúdos são ótimas soluções para aumentar a aquisição de leads e impulsionar a presença da marca na internet.

Gestão de marketing digital

O nicho de prestação de serviços não pode ser esnobado por quem deseja entender o que é empreendedorismo digital na prática. E um dos segmentos mais interessantes desse nicho é a gestão de marketing digital.

Há uma alta demanda por especialistas e profissionais dessa área, uma vez que o marketing digital é um elemento fundamental para qualquer empresa crescer na internet.

As principais vantagens de atuar na gestão de marketing digital são:

  • flexibilidade de horários e possibilidade de trabalho remoto;
  • alta demanda de serviços em virtude do crescimento do empreendimento digital;
  • remuneração variável de acordo com o expertise do profissional;
  • diversidade de possibilidades, desde a criação de campanhas específicas, consultoria completa para planejamento estratégico e até especialização em abordagens específicas, como SEO (Search Engine Optimization) e redes sociais.

Desenvolvimento web

O desenvolvimento web é um ramo de atividade profissional que lida com a criação de sites e aplicativos. 

Esse segmento surfa nas mesmas vantagens da gestão de redes sociais, pois se aproveita tanto da alta demanda de empresas que desejam criar site ou app quanto da flexibilidade do trabalho remoto.

O desenvolvedor web tem três frentes de atuação:

  • Front-end: responsável pela parte visual e gráfica do site. Lida com HTML, CSS, JavaScript, dentre outras linguagens;
  • Back-end: desenha e faz a manutenção da parte estrutural do site, como servidores, banco de dados, etc. Trabalha com Python, PHP, dentre outras;
  • Full Stack: tem habilidades tanto de um profissional de front quanto de back

Como ser empreendedor digital no Brasil?

Quer aprender como ser um empreendedor digital? O passo a passo simples é o seguinte:

  1. Escolha um nicho de mercado que alinhe suas paixões com potencial de crescimento. Como vimos, são várias as possibilidades desde e-commerce até a prestação de serviços;
  2. Estude seu público-alvo e entenda as demandas do mercado para criar uma solução que se destaque da concorrência;
  3. Elabore um plano de negócios com descrição precisa de recursos disponíveis, metas e mecanismos para monitorar os resultados;
  4. Faça a formalização necessária, seja como MEI (Microempreendedor Individual) ou outro enquadramento;
  5. Registre o nome da marca;
  6. Crie um site próprio para representar a casa virtual do seu negócio e divulgar seu trabalho.

Na hora de criar o site, você pode contar tanto com os planos de hospedagem da GoDaddy como também fazer o registro do nome de domínio com a gente!

Conte com o melhor desempenho e segurança com nossas soluções para otimizar seu site!

Entendeu o que é empreendedorismo digital e tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Acompanhe o blog da GoDaddy para mais insights valiosos! Até a próxima!