Quer virar um profissional de desenvolvimento web? Nessa jornada de aprendizado, há alguns conceitos e ferramentas chaves que todos devem dominar. Por exemplo, você sabe o que é framework em programação para sites?
Esse recurso é uma espécie de template que facilita e simplifica o trabalho do desenvolvedor na execução do projeto.
Ele é fundamental para a agilização de processos e solucionar problemas por meio de uma configuração flexível e que exija poucas orientações.
Nesse conteúdo, vamos explicar o conceito por trás dessa ferramenta, como usar framework e mostrar exemplos de frameworks famosos e muito utilizados no mundo do desenvolvimento web. Confira!
O que é framework em programação?
Um framework é uma arquitetura de programação que reúne uma variedade de códigos genéricos com o objetivo de simplificar, estruturar e facilitar o processo de desenvolvimento web.
Dessa forma, o programador consegue poupar bastante tempo reescrevendo softwares e passa a se preocupar apenas em resolver problemas de lógica com soluções mais rápidas e eficientes.
Dentre os principais benefícios de utilizar frameworks, podemos enumerar:
- otimização do trabalho e mais eficiência no desenvolvimento;
- processo de aprendizagem simples e rápidos, pois boa parte dos framewoks mais famosos possuem uma comunidade bem ativas e presente para tirar dúvidas e compartilhar dicas de utilização;
- maior segurança e a ajuda de uma comunidade de desenvolvedores para corrigir erros e vulnerabilidades;
- padronização de processos;
- mais eficácia nas aplicações, já que elas não precisam ser desenvolvidas manualmente desde o início.
Entretanto, entender o que é framework em programação é irrelevante caso você não tenha um conhecimento mais profundo das linguagens de desenvolvimento web. Afinal, o framework é construído tendo como base uma linguagem específica, como JavaScript, HTML ou CSS.
Qual a diferença entre framework e biblioteca?
A diferença entre framework e biblioteca se dá, principalmente, pela autonomia que o desenvolvedor tem no fluxo de trabalho.
Enquanto ao utilizar uma biblioteca, como o JQuery, o programador tem total controle sobre as inserções da aplicação e decide quando e onde utilizar os elementos, a utilização do framework é condicionada à sua arquitetura e padrões.
Ele funciona como um template que define previamente onde é possível inserir os códigos que o programador deseja.
No caso da biblioteca, é preciso dar nome aos códigos e definir como e quando eles devem ser aplicados.
E como funciona o framework? Nele, já há uma estrutura montada em que o programador só precisa inserir os códigos. Há um template ou um esqueleto já pronto que garante mais agilidade e eficiência no trabalho de desenvolvimento.
Em resumo, o framework é uma boa escolha quando suas funções são compatíveis com aquilo que o programador deseja realizar. Pois as instruções e orientação já estão dadas e apenas a espera da inserção dos códigos.
Quais os exemplos mais famosos de framework?
Para aprender como usar framework, você precisa conhecer quais são os exemplos mais famosos e suas funcionalidades. Separamos quatro opções. Confira!
Bootstrap
Framework open source para utilizadores de JavaScript, HTML e CSS. Ele facilita a criação do design para sites para que o programador não tenha dificuldades em criar interfaces bonitas e atrativas. Ele também destaca-se pela responsividade, isso é, na adaptação da tela para diferentes dispositivos, como computador e smartphone.
Cordova
A principal funcionalidade do Cordova é a criação de aplicações híbridas a partir da tradução de códigos HTML5 para iOS e Android. Isso também garante uma maior responsividade e o funcionamento em qualquer dispositivo.
Flutter
Esse é um dos exemplos de framework para UI (User Interface). Criado pelo Google, sua principal funcionalidade é criar interfaces multi plataformas para dispositivos Android e iOs Ele também é um framework open source, isso, é de código aberto, o que gera a possibilidade do desenvolvedor fazer adaptações..
Phalcon
O Phalcon é um framework de alto nível e com uma linguagem altamente personalizável. Ele oferece uma potente ferramenta para manipulação e registro de bases de dados em classes e objetos.
Posso criar um site sem entender de desenvolvimento web?
Sim! Entender o que é framework em programação, bibliotecas de códigos e linguagem para desenvolvimento web não é o único caminho para criar um site profissional de qualidade.
Atualmente, uma única plataforma pode oferecer toda a estrutura necessária para que você monte cada detalhe do seu site sem dificuldade. Basta selecionar as opções, cores, fontes tipográficas e templates pré-configurados e combiná-los do jeito que você achar mais interessante para sua marca.
O Criador de Sites da GoDaddy é uma ferramenta fácil de gerenciar e com comandos simples e ágeis para você criar layouts incríveis e personalizados para seu site. Tudo isso sem demandar conhecimentos de programação!
Esse recurso da GoDaddy oferece uma vasta biblioteca de templates e fontes tipográficas para você customizar a interface do site da maneira que desejar. Combine os elementos de forma a valorizar a identidade da marca e aprimorar a experiências de navegação do usuário do seu site.
Crie uma conta e comece gratuitamente a montar seu site profissional sem maiores dificuldades!
Gostou do conteúdo? Entendeu o que é framework web? Confira outros conteúdos incríveis sobre desenvolvimento web e empreendedorismo digital no blog da GoDaddy Brasil! Lá você encontrar dicas valiosas para colocar seu negócio no topo do universo digital. Até a próxima!