ArtigosCategoria

[Guia] O que é GitHub e como usar esse repositório de códigos!

Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos
O que é GitHub

Você sabia que existe uma plataforma on-line com uma comunidade ativa de desenvolvedores e perfeita para hospedar projetos colaborativos para desenvolvimento de código? Neste conteúdo, você vai entender o que é GitHub!

Essa plataforma surgiu em 2009 nos Estados Unidos com o objetivo de impulsionar mundialmente o trabalho colaborativo para o desenvolvimento de códigos de softwares, sites, apps e outros projetos.

De lá para cá, a plataforma tornou-se extremamente popular em virtude de suas diversas funcionalidades de gerenciamento e troca de ideias entre desenvolvedores iniciantes e veteranos.  

Segundo fontes do próprio GitHub, cerca de 100 milhões de desenvolvedores do mundo todo utilizam a plataforma, seja para gerenciar seus próprios projetos ou para contribuir no código de terceiros.

Desse total, o Brasil fica em terceiro lugar, somente atrás da Índia e da China, entre os países que mais contribuem para a plataforma. Nós colocamos gigantes da tecnologia, como Alemanha, Rússia, Reino Unido e até mesmo os criadores do GitHub, os Estados Unidos, em posições inferiores no ranking.

Mas por que será que essa solução é tão popular? É o que pretendemos esclarecer neste conteúdo!

Continue a leitura até o fim e aprenda tudo sobre GitHub: o que é e para que serve essa plataforma? Como utilizá-la de forma inteligente? Quais são suas principais funcionalidades? Confira!

GitHub: o que é e para que serve?

O GitHub é uma plataforma para compartilhamento de códigos e desenvolvimento de software de forma colaborativa, que torna possível hospedar arquivos em código-fonte em nuvem para que desenvolvedores trabalhem em conjunto e de forma remota no mesmo projeto.

O seu principal recurso é a possibilidade de monitoramento e controle de versão dos códigos. Em resumo, o sistema salva todo o histórico de versões de um código fonte e mostra como, quando e quem realizou as alterações.

Não é por acaso que diversos projetos de códigos open-source (aberto) encontram o cenário de desenvolvimento perfeito no GitHub. 

Afinal, essa plataforma otimiza o trabalho conjunto e propicia a união coordenada de diversos talentos em um mesmo projeto.

Entender o que é GitHub e se aprofundar nessa plataforma coloca profissionais de programação também em uma comunidade ativa com outros desenvolvedores. 

Portanto, como uma rede social de nicho, é também um excelente espaço para intercâmbio de ideias e amadurecimento profissional.

Leia também: O que é lógica de programação? Para que serve? [Guia]

Qual é a diferença entre Git e Github?

Há ainda muita confusão entre o conceito de Git e Github, mas é preciso salientar que representam ferramentas diferentes. 

O Git é um sistema de controle de versões de códigos colaborativos. Já o GitHub é uma plataforma para hospedar um repositório Git on-line e utilizá-lo com novas funcionalidades.

Vamos falar sobre cada um de forma individual para que você entenda melhor.

O que é Git? 

Linus Torvalds, o mesmo criador do Linux, desenvolveu a ferramenta Git como um sistema para monitoramento e controle de versões de projetos colaborativos de desenvolvimento de códigos.

O sistema permite a criação de repositórios de trabalhos, em que cada um tem um histórico completo das alterações e versões de projeto de programação.  

Usuários podem utilizar o Git off-line, uma vez que armazena-se esse tipo de sistema localmente em um computador. 

O que é GitHub? 

Por sua vez, o GitHub é uma plataforma on-line para hospedagem e compartilhamento de projetos em Git na internet. Funciona como uma rede social em que você pode compartilhar o histórico de versões do seu código, enquanto também pode consultar as versões de outros projetos.

Em resumo, o GitHub leva um repositório Git local para uma hospedagem on-line e em nuvem. 

Nessa plataforma, os participantes do projeto contam com uma série de recursos adicionais para trabalhar no desenvolvimento do projeto. É o caso do controle e autenticação de acesso dos colaboradores, além de outras ferramentas de gerenciamento para otimizar os processos. 

Portanto, o GitHub é um espaço colaborativo para hospedar e compartilhar sistemas Git de gerenciamento de códigos. 

Como é e como funciona o GitHub?

Você já entendeu que a função principal do GitHub é armazenar repositórios colaborativos de código em servidores remotos. 

Aprendeu também que oferece uma série de soluções para aperfeiçoar esse trabalho cooperativo e impulsionar o compartilhamento e aperfeiçoamento de projetos de programação.

Mas, afinal, como é e como funciona o GitHub na prática? Quais são suas principais funcionalidades? Conheça algumas:

  • Repositórios: são as seções que armazenam os arquivos de edição fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Contam com controles de versão rígidos para identificar e entender qualquer alteração;
  • Issues: recurso fundamental para o trabalho colaborativo, pois funciona como registros de tarefas, bugs e insights que um dos membros da equipe compartilha com os outros;
  • Branches: são ramificações para cada versão de um projeto. Funciona como uma espécie de registro para receber um código e permite que os desenvolvedores trabalhem com diferentes versões simultaneamente, sem gerar consequências ao código principal;
  • Pull Requests: são propostas de alteração no código que passam pela aceitação dos outros membros da equipe. Eles são notificados quando surge um pull request;
  • Wikis: documentos complementares que também compõem o repositório do GitHub. São instruções, tutoriais, brainstormings etc;
  • Fóruns: espaço para compartilhamento de ideias onde os desenvolvedores participam de debates e discussões sobre o mundo da programação.

Como podemos ver, o GitHub funciona para unir equipes e comunidades de desenvolvimento para trocar experiências e compartilhar a criação de projetos em conjunto.

Todas as suas funcionalidades atuam para facilitar ao máximo a vida do desenvolvedor por meio do trabalho em equipe e intercâmbio de informações. 

O que posso fazer com GitHub?

O GitHub permite aos seus usuários: 

  • hospedar projetos em repositórios em nuvem;
  • gerenciar o trabalho colaborativo no desenvolvimento do código fonte;
  • rastrear alterações e novas versões do código;
  • trabalhar em versões simultâneas do código sem alterar a original;
  • compartilhar projetos open-source com a comunidade;
  • participar de fóruns para discussões enriquecedoras.

Além de compartilhar um projeto open-source para atrair a colaboração da comunidade em alterações de aprimoramento, também é possível prestar sua contribuição ao código de terceiros.

Essa possibilidade coloca os usuários da plataforma como participantes ativos em diversos tipos de projetos. 

Não é por acaso que entender o que é GitHub é tão importante também para os iniciantes em programação, pois eles aprendem de forma contínua enquanto recebem e oferecem contribuições para a comunidade.

Qual é o principal objetivo de um repositório no GitHub?

Em resumo, o objetivo principal do GitHub é otimizar o trabalho colaborativo em torno de projetos de código-aberto ou desenvolvimento de softwares em equipe. 

Com o sistema, é possível monitorar o histórico de versões e quem fez contribuições no código, o que dá mais transparência e controle ao desenvolvimento do projeto.

Para organizar o trabalho cooperativo em um arquivo, muitos utilizam ferramentas em nuvem famosas, como o DropBox e o Google Drive. Entretanto, essas plataformas funcionam melhor no gerenciamento de planilhas, slides e documentos de textos.

No caso específico da programação e desenvolvimento web, sistemas como o GitHub são bem mais eficientes na otimização das tarefas e na padronização dos processos, uma vez que:

  • armazenam o código-fonte e diversos documentos pertinentes ao projeto;
  • registram o log com controle de todas as versões e alterações feitas no documento;
  • criam hierarquia de tarefas para o trabalho colaborativo.

Portanto, o objetivo desse recurso é servir como um hub central para impulsionar o trabalho colaborativo, de forma sustentável e eficiente, no desenvolvimento de projetos com linguagens de programação.

Além disso, essa ferramenta serve tanto para projetos de código-aberto utilizados pelo público em geral, como o Wordpress, como também para projetos específicos de empresa com participação limitada.

Saiba mais sobre o software open-source e colaborativo do Wordpress, que, graças à sua natureza, tornou-se no CMS mais popular da internet em virtude de suas funcionalidades:

Como usar o GitHub?

Agora que você já sabe o que é GitHub, ficou interessado em aprender como utilizá-lo na prática? Os primeiros passos envolvem: 

Dessa forma, você tem em mãos todas as ferramentas necessárias para iniciar seu projeto colaborativo. Em seguida, siga o passo passo de como usar o GitHub na prática:

  1. na sua conta do GitHub, clique na opção “Novo Repositório” para marcar o início do projeto na plataforma;
  2. vá nas opções “Branch” > “Novo Branch” para criar um branch para receber os arquivos do repositório local da ferramenta Git;
  3. digite o nome do branch e clique em “criar branch”;
  4. na ferramenta Git, utilize o comando “cd + nome do repositório” para identificar a pasta do repositório com o arquivo de código-fonte do projeto;
  5. utilize o comando “git add” para adicionar os arquivos que você precisa ao repositório Git;
  6. utilize o comando “git commit” para fazer um commit das alterações no repositório, ou seja, o sistema vai gerar um printscreen do código-fonte com comentários para as alterações feitas;
  7. utilize o comando “git push” para enviar os arquivos do diretório local, do Git, para o servidor remoto, no GitHub;
  8. escreva “git push + nome do branch do diretório GitHub”;

Pronto! Agora o código-fonte está no diretório remoto do GitHub para colaboração com os usuários cadastrados na plataforma. Evidentemente, é possível fazer restrições de acesso para que a edição colaborativa só esteja disponível a uma equipe limitada.

Preciso aprender o que é GitHub para criar um site?

Conhecimentos de linguagem de programação e de marcação, como o HTML, são expertises que desenvolvedores web apresentam para criar um site ou app do zero. 

Nesse sentido, aprender como usar o GitHub é uma excelente ideia, principalmente quando mais de uma mão trabalha no projeto.

Por exemplo, se os desenvolvedores do site da GoDaddy desejam conferir a versão do código do site de oito anos atrás, basta abrir o histórico de versões por meio do sistema Git ou na plataforma Github, se for o caso.

Essa funcionalidade dá continuidade, coerência e controle a todo processo de desenvolvimento web tanto em projetos atuais quanto no crescimento no decorrer dos anos. Incrível, não é verdade?

E o mais legal é que as práticas de desenvolvimento web cresceram tanto com o passar do tempo, que hoje é até possível criar sites do zero sem conhecimentos de programação.

Por exemplo, o Criador de Sites da GoDaddy é uma ferramenta que fornece uma biblioteca completa de templates, fontes tipográficas e imagens para que os usuários customizem as páginas do site.

Tudo de forma simples, rápida e intuitiva. A variedade de recursos e templates garante o desenvolvimento sites profissionais e com a identidade visual da marca.

Fantástico, não é mesmo? Clique no banner abaixo e faça um teste:

No vídeo abaixo, você também pode conferir como utilizar o Criador de Sites com um passo a passo simples e intuitivo:

Gostou de aprender o que é GitHub na prática? É uma plataforma e tanto, não é mesmo? Convidamos você a acompanhar as principais novidades do blog da GoDaddy. Temos inúmeros conteúdos repleto de insights e informações relevantes para você. 

Até a próxima! 

Leia mais: O que é HTML e para que serve? Saiba tudo sobre essa linguagem!

Leia mais: Você sabe o que é CSS? Entenda como funciona e para que serve essa linguagem!