ArtigosCategoria

O que é inbound marketing: guia completo para Iniciantes

Tempo de leitura:10 min
Isabela Guiaro

Se você deseja trabalhar a presença digital do seu negócio e aumentar as vendas na internet, é essencial entender o que é inbound marketing, um conjunto de técnicas para atrair possíveis clientes para comprar com a sua empresa. 

Ele se trata, atualmente, de uma das principais ferramentas para o crescimento de empresas no meio virtual, sendo uma ótima oportunidade para atingir seus objetivos. E isso se explica pelo enorme potencial de construir uma reputação e autoridade na internet por meio da criação de conteúdos, seja nas redes sociais, em blogs, etc.

Para se ter uma ideia, 82% das empresas investem em criação de conteúdo para atrair consumidores por meio do inbound marketing, segundo o HubSpot.

E mais: segundo o CMI, companhias que investem em inbound marketing tem 126% mais capacidade de geração de leads do que negócios que não apostam nessa estratégia

Não é incrível? O mais legal é que esse método de captação de clientes tem como objetivo não apenas fazer com que eles comprem, mas também vejam a empresa como uma autoridade, uma parceira, uma solução para os seus problemas por meio de conteúdos relevantes. 

Então quer entender melhor o que é inbound marketing e conhecer exemplos de sucesso dessa estratégia? Nós preparamos esse guia de inbound marketing exclusivo para te ajudar. Continue lendo para descobrir!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing também é conhecido popularmente como marketing de atração. Isso porque se trata de um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair os usuários da internet para a empresa de forma passiva.

Ou seja: ao contrário do outbound marketing, não é o negócio que vai ativamente atrás do cliente, mas sim o cliente que vai até o negócio. Porém, para fazer com que os consumidores cheguem até a marca, são deixadas algumas “iscas” para que ele sinta vontade de conhecer melhor o produto.

Em geral, isso é feito por meio da criação de conteúdos relevantes, que irão dar informações de qualidade aos consumidores. Desta forma, eles passarão a ver a empresa cada vez mais como uma boa fonte de informação — e, ao longo do tempo, ela ganhará credibilidade por ser uma autoridade no assunto.

Quais os pilares do inbound marketing?

Entre o usuário despertar interesse em um conteúdo e comprar, de fato, algum produto, há um longo caminho. É por isso que a jornada de compras é dividida em alguns pilares:

Aprendizado ou descoberta

Aqui, a pessoa não sabe que tem um problema e, muito menos, como resolver. Ela começa a pesquisar nas ferramentas de busca algumas dúvidas simples sem o entendimento de que aquilo pode ter uma solução.

Por exemplo: uma mulher gosta muito de cuidar de seu cabelo e quer fazê-lo crescer. Então, ela pesquisa no Google algumas dicas para mantê-lo bonito e saudável.

Nesse momento, ela encontra um site que dá algumas ideias de como lavar, fazer hidratação, pentear, entre várias outras técnicas que são importantes para deixar os fios com uma aparência agradável.

Reconhecimento do problema

Nessa segunda etapa, o usuário já percebeu que as suas dúvidas podem ser, na verdade, o indicativo de que existe um problema que precisa ser resolvido. 

Seguindo o exemplo mencionado, a mulher já começa a entender que simplesmente fazer hidratações pode não ajudar a crescer o cabelo. Ela percebe que a alimentação e as vitaminas são importantes para a estrutura do fio ficar mais forte. 

Ela sabe que não tem os melhores hábitos alimentares, e que é provavelmente isso que está impedindo o seu cabelo de chegar no resultado esperado.

Decisão de compra

Ela já sabe que tem um problema e já tem uma ideia de como pode resolver. Desse modo, só falta um “empurrão” para que ela decida pela solução oferecida pela empresa.

Também considerando o exemplo acima, o site em questão que a mulher consome os conteúdos vende vitaminas para fortalecimento de cabelos e, com isso, ela começa a considerar a opção.

A empresa irá se mostrar como a melhor alternativa para crescer o cabelo e o usuário que já consumiu vários de seus conteúdos confia nela para ser quem possa dar essa solução.

Funil de inbound marketing

Esses pilares são acomodados em um conceito extremamente importante para o inbound marketing: o funil de vendas. Ele funciona da seguinte forma: cada etapa da jornada de compra da pessoa é uma das fases pelas quais o usuário deve passar até se tornar um cliente.

Topo de funil

A maior parte é a que tem pessoas no estágio de aprendizagem. Eles ainda são desconhecidos e devem ser “nutridos” com muitos conteúdos para que possa avançar;

Meio de funil

Aqui, há um filtro. Um pouco mais estreita, essa etapa do funil tem aqueles que reconhecem que têm um problema mas ainda não estão prontos para comprar. Essas pessoas já são visitantes recorrentes;

Fundo de funil

No final do funil, estão os chamados “leads”, que já sabem que precisam resolver o problema e reconhecem a marca. Portanto, é preciso terminar de convencê-lo dos benefícios dos seus produtos.

Principais estratégias do inbound marketing

Entender direitinho o que é inbound marketing? Maravilha! Mas, na prática, o que é feito para atrair esses usuários para a jornada de compras até que se tornem clientes? Algumas das principais estratégias que fazem parte do inbound marketing são:

Criação de uma persona

Técnicas são bem sucedidas quando são pensadas em atingir um público específico. Isso vai ajudar a empresa a definir segmentação de anúncios no Google ou nas redes sociais, ou mesmo a entender como deve se comunicar, quais assuntos abordar, entre outras coisas. 

Por exemplo: pode até ser que um homem com mais de 40 anos esteja procurando dicas para fazer o cabelo crescer, mas, se esse não for o perfil da persona, não vale a pena focar os esforços em seu perfil para criar estratégias da empresa. 

A persona, portanto, vai nortear tudo o que for feito com base em:

  • faixa etária;
  • geolocalização;
  • classe social;
  • profissão;
  • gênero.

Vale salientar que persona não é a mesma coisa que público-alvo. Diferente deste último, a persona funciona como um personagem fictício, com nome, idade, gostos pessoais, perfil profissional e outras características próprias.

Uma persona geralmente recebe até um nome. Dessa forma, tendo essa personagem como guia para elaboração da estratégia de inbound marketing, é possível criar conteúdos e fazer interações mais humanas e personalizadas.

Marketing de conteúdo

É impossível entender o que é inbound marketing sem entender o que é marketing de conteúdo. Isso acontece porque esses dois conceitos são coexistentes e dependem um do outro para funcionar.

Afinal, é por meio dos conteúdos de qualidade que será possível fisgar a atenção do público que você deseja atingir e, assim, ganhar a confiança dele para que siga firme na jornada de compra.

Sendo assim, com base nas informações obtidas na criação da persona, vale a pena criar uma estratégia de marketing de conteúdo pensada para atrair o público ideal por meio de artigos em um blog. Essa é a melhor forma de chegar a essas pessoas de forma orgânica e natural.

Os temas ainda podem ser divididos nas etapas de funil mencionadas. Por exemplo:

  • topo: artigos sobre o que está no universo temático de interesse da persona, mas não necessariamente é sobre o seu produto;
  • meio: temas um pouco mais focados na relação com o produto, mas apenas com breves menções sobre a empresa;
  • fundo: assuntos diretamente relacionados com o produto e uma oferta clara sobre como a empresa pode solucionar o problema.

Essa organização é imprescindível para que você consiga mapear bem a jornada do cliente e assim executar suas estratégias com mais precisão. Identificando o estágio do funil que o consumidor se encontra, fica mais fácil saber que tipo de conteúdo ou interação vai ser um “match perfeito” para ele.

Quer aprender mais sobre como usar inbound marketing com criação de conteúdo? Veja esse vídeo do YouTube da GoDaddy:

Materiais ricos

Os materiais ricos são iscas digitais de altíssimo valor que conseguem acelerar a conversão de leads. Oferecer um e-book ou infográfico, por exemplo, além de oferecer informações mais aprofundadas aos usuários, também ajuda na captação de dados para criar fluxos de nutrição.

Isso porque esses materiais são, geralmente, disponibilizados por uma landing page que requer o cadastro de e-mail para baixar o arquivo.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos melhores exemplos de inbound marketing de sucesso. Nós vamos explicar por quê!

Com os contatos que você conseguir nas conversões de landing page, é possível começar a traçar estratégias de e-mail marketing a fim de fazer com que os leads avancem no funil e na jornada de compras.

Por meio dos fluxos de nutrição, você oferece conteúdos relevantes e exclusivos e, ainda, pode oferecer produtos ou mesmo promoções especialmente para uma lista de e-mails VIP.

O mais legal do e-mail marketing nesse contexto é a geração de leads qualificados, pois esses possíveis clientes voluntariamente ofereceram seu endereço de e-mail para que a empresa entre em contato

Essa é uma ótima oportunidade de enviar newsletters periódicas, oferecer cupons de desconto e ofertas exclusivas de acordo com o perfil de consumo do seu lead. Assim, cada vez mais ele estará mais perto de tomar uma decisão importante para fechar negócio com sua marca.

Saiba mais de como montar uma estratégia de e-mail marketing vencedora com esse vídeo do YouTube da GoDaddy Brasil:

Conheça o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy

E aí, entendeu o que é inbound marketing e aprovou nosso conteúdo? Pois saiba que não paramos por aqui. Temos uma dica final para você que busca implementar uma estratégia digital completa que te dê resultado em todas as frentes de atuação que você desejar, seja:

  • tráfego pago e tráfego orgânico;
  • e-mail marketing;
  • SEO de conteúdos para estratégia de inbound marketing;
  • redes sociais e muito mais!

Estamos falando do Pacote de Marketing Digital da GoDaddy! Essa ferramenta traz um mix de soluções para que você planeje, execute e monitore a estratégia digital com a máxima eficiência para garantir os melhores resultados. 

Comece gratuitamente agora mesmo e veja como essa ferramenta pode ser o impulso que você precisava para turbinar a presença da sua marca na internet!

Para mais novidades, fique de olho em tudo que rola no blog da GoDaddy Brasil! Lá você pode se informar sobre todos os assuntos que vão tornar sua marca em uma potência digital Até a próxima!