ArtigosCategoria

O que é SSH? Acesse remotamente a hospedagem do seu site

Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Já pensou em ter autonomia para acessar a hospedagem do seu site a qualquer hora e lugar? Pois é, e para colocar isso em prática, você precisa entender o que é SSH. 

Hoje, é possível fazer acessar e gerenciar um servidor remotamente de forma simples, objetiva e, o melhor, segura. Isso é possível graças ao Secure Shell, um protocolo de conexão remota ao servidor.

Essa tecnologia usa chaves criptográficas para proteger a transmissão de dados e comandos entre dispositivo local e servidor da ação de criminosos cibernéticos.

Quer então aprender o que é protocolo SSH e como implementar esse recurso para otimizar o gerenciamento do seu site na internet? 

Vamos te mostrar como editar e adicionar informações na sua página virtual. Tudo de maneira assertiva e com segurança. Aproveite!

SSH: o que é e para que serve?

Afinal, o que é um servidor SSH? Ele é a sigla para Secure Shell (algo próximo a “cápsula de proteção”, em português),um protocolo usado para entrar na hospedagem de um site e fazer os mais variados tipos de mudanças nas configurações. 

Além disso, é possível realizar a transferência de arquivos do seu computador para o servidor e acionar comandos.

Os grandes benefícios do SSH é que ele é criptografado e depende de duas chaves de acesso para reforçar a autenticação e prevenir contra a invasão de criminosos digitais. 

Fora isso, vale ressaltar que o envio de arquivos não é feito por texto (esse tipo de ação pode deixar seus dados e informações mais suscetíveis a invasões).

De forma similar ao VPN, o protocolo SSH cria túneis de proteção criptográfica durante todo o trajeto de dados após a execução de um comando entre o dispositivo local e o servidor remoto.

Isso reforça a confidencialidade da informação sigilosa hospedada nos servidores do site, como dados pessoais e bancários dos clientes e arquivos próprios do proprietário das páginas. 

Entendi o que é SSH, mas como ele funciona na prática?

Agora que você já sabe o que é SSH, podemos explicar como ele atua na prática. Atualmente, o protocolo está disponível para servidores privados ou compartilhados. Para utilizá-lo, é preciso fazer o download dos programas:

  • PuTTy para Windows;
  • Open SSH para Mac e Linux.

No caso dos serviços da GoDaddy, dá para acessar a conta de hospedagem privada (VPS) ou compartilhada com passos simples e rápidos. Veja!

Depois de baixar um dos softwares (PuTTy ou Open SSH), coloque os seus dados referentes ao servidor:

  • nome de usuário;
  • senha;
  • endereço IP;
  • porta 22.

Caso você utilize uma hospedagem compartilhada Linux, verifique também se o Secure Shell está ativado. Para isso, siga os comandos:

  • acesse seu Gerenciador de Contas com seu nome de usuário e senha;
  • escolha uma das contas de hospedagem que você queira controlar e, ao lado dela, clique em Gerenciar;
  • clique no botão Acesso por SSH;
  • por fim, clique em Habilitar.

Depois disso, você pode fazer as configurações por meio do cPanel do usuário FTP.

Além da conexão SSH, fique atento à hospedagem

Como sabemos, o servidor é o espaço onde a sua página virtual fica “hospedada”. Sendo assim, é de extrema importância que esse espaço virtual tenha excelente infraestrutura.

Aliás, você sabia que a hospedagem pode impactar diretamente na relevância e rankeamento do seu site nos motores de busca?

Então, para alcançar picos de visitas e conversões, veja se a sua hospedagem está de acordo com os seguintes fatores:

  • velocidade — sabe aquele velho ditado “tempo é dinheiro”? Na internet, essa frase faz ainda mais sentido. Por isso, verifique se o seu servidor é capaz de exibir todas as páginas com rapidez. Caso contrário, sua taxa de rejeição pode ir lá em cima;
  • armazenamento — o seu servidor também precisa ter um excelente espaço para guardar muitos dados e, assim, tornar a sua página on-line completa e eficiente;
  • segurança — tenha a certeza de que todas as informações dos seus negócios on-line estão muito bem resguardadas. Como, neste momento, você entendeu o que é SSH, certamente, ficará mais simples e seguro gerir seus dados;
  • suporte — é claro que o servidor, seja ele compartilhado ou dedicado, precisa te oferecer auxílio a qualquer hora do dia. Afinal, imagina se o seu site sai do ar durante a noite? Não dá para esperar uma solução só no outro dia.

Se você precisar mudar de hospedagem, não se esqueça, principalmente, de fazer um backup e fazer o apontamento para as novas páginas.

No mais, saiba que qualquer página virtual, independentemente se ela é institucional ou e-commerce, precisa de monitoramento diário. 

Então, avalie sempre se as suas configurações estão se somando à experiência do usuário. E, se possível, busque novas tecnologias e inovações. 

O mercado digital é altamente concorrido, mas quem foca em melhorias constantes, sempre sai à frente da concorrência.

Caso você esteja procurando um bom servidor para seu site, dê uma olhadinha nos planos de hospedagem de sites da GoDaddy! Há várias opções disponíveis que cabem em todos os bolsos!

Avalie as necessidades do seu site, como demanda de tráfego, capacidade de armazenamento e complexidade dos dispositivos de segurança para definir a hospedagem que melhor cumpre as expectativas do seu projeto digital!

Vale salientar que todos os planos de hospedagem da GoDaddy contam com um Certificado de Segurança SSL integrado para criptografar os dados tanto dos proprietários do site quanto dos usuários.

Gostou deste artigo sobre o que é SSH e como ele funciona? Aproveite ainda mais informações sobre empreendedorismo on-line aqui no blog. Além disso, não deixe de conhecer as soluções digitais da GoDaddy!

Produtos Utilizados