ArtigosCategoria

O que é uptime? Dicas incríveis para escolher hospedagem de site

Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos
o que é uptime

Se você está procurando uma boa hospedagem de site, uma das características que deve avaliar, certamente é o tempo de disponibilidade do seu servidor. Por isso, saber o que é uptime é tão essencial.

Esta métrica vai te auxiliar a entender melhor o desempenho do seu site para que, então, seja possível pensar em soluções de melhorias de navegação do usuário.

Para que você entenda a importância de um site oferecer uma boa experiência ao seu visitante, vale dar uma olhada nesse dado da Sweor, que diz que 88% dos usuários não retornam a um site após uma má experiência de navegação.

Por isso, vamos te explicar direitinho o que é uptime e a importância desse conceito para medir o nível de desempenho e processamento de um site. Confira a leitura até o fim!

O que é uptime do servidor? 

Uptime refere-se ao tempo de atividade em que o servidor mantém-se disponível. Essa métrica calcula a porcentagem do tempo que o serviço continua ativo sem quedas ou falhas de comunicação.

Por exemplo, se o uptime é de 93%, significa que o servidor se mantém estável por 93% de determinado período.

Para que você compreenda de forma mais simples, imagine que o seu site ou loja virtual fica fora do ar em um dia importante. 

Seria uma situação chata, não é mesmo? Afinal, toda a campanha preparada para essa data pode acabar sendo perdida.

Vários consumidores se frustraram ao tentar acessar o seu e-commerce e se dirigiram ao concorrente que estava com o site disponível e com 100% de funcionamento.

Portanto, é fundamental que um servidor registre um alto percentual de uptime para não prejudicar os resultados do seu negócio online.

O que é uptime em hospedagem de site?

Quando falamos de hospedagem de sites, o uptime mostra quanto tempo o servidor em que o domínio está hospedado mantém-se sem falhas ou interrupções.

Essa métrica é fundamental para a hospedagem, pois ela define a expectativa de estabilidade que o seu site terá.

Para quem não sabe, a hospedagem é justamente o processo de alugar espaço em um servidor para armazenar, processar e publicar os arquivos de um site.

Portanto, é a qualidade do servidor que você contrata para hospedar o site que vai definir o nível de performance. 

Uma hospedagem com servidor dedicado ou VPS, por exemplo, registram indicadores de uptime mais atraentes.

Por isso, caso você queira criar um site, fique atento ao uptime dos serviços de hospedagem que contratar. Esse fator, somado à segurança e capacidade de armazenamento, é fundamental para o sucesso de qualquer projeto digital.

Saiba mais sobre hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo da GoDaddy:

Como saber o uptime do servidor de um site?

A principal maneira de saber e monitorar o uptime de um site ou servidor na internet é por meio de plataformas on-line criadas exclusivamente para isso.

Em algumas delas, por exemplo, é possível fazer o monitoramento do uptime de até 50 sites gratuitamente. Esse é o caso da Uptime Robot.

Além disso, ela também disponibiliza disparos automáticos com notificações para quedas de serviço ou atualização de valores.

E uma vez que o uptime impacta também no SEO (Search Engine Optimization) de sites, o Google Analytics também oferece um relatório de uptime, mas com um pouco menos detalhamento que as ferramentas próprias para essa atividade.

Caso deseje executar esse monitoramento de forma manual, o comando ping também é uma solução para saber o percentual de uptime. Além disso, esse recurso oferece um diagnóstico com várias outras informações a respeito da conectividade.

Qual é o melhor uptime de hospedagem? 

Agora que você entendeu o que uptime, vale salientar qual percentual é o ideal para o bom funcionamento de um sites. 

A verdade é que esse valor pode variar a depender do projeto do site, mas especialistas apontam que 99,9% de disponibilidade é o valor ideal.

Compreendendo que um ano tem 8544 horas, podemos multiplicar este valor pela porcentagem e dividir por 100, a fim de entender a quantidade de horas que ficar ausente: (8544 * 99) / 100 = 85.44.

Logo, com essa regra de três, fica claro que, no período de um ano, o servidor pode ficar fora do ar, em média, umas 85 horas.

Ao optar pelo melhor servidor com um percentual que gira em torno desse valor, você terá a garantia de oferecer uma experiência de alto padrão para seu público-alvo.

Na hora de fazer a pesquisa, busque informações sobre o SLA (Service Level Agreement) do provedor de hospedagem. 

Para quem não sabe, essa sigla consiste em um acordo assinado pela empresa que aponta um valor mínimo de uptime garantido pelo serviço.

Além disso, valide sua escolha a partir da experiência de outros clientes e do know-how do provedor de hospedagem no mundo web.

Encontre o melhor uptime de hospedagem com a GoDaddy

A GoDaddy, nº 1 no mercado de soluções digitais — domínio, hospedagem, segurança web, entre outras — têm um uptime de 99,95%. 

Ou seja, conta com um serviço de excelência que pode fazer a diferença na performance do seu empreendimento ou mesmo do seu projeto pessoal.

Além disso, os planos de hospedagem da GoDaddy também oferecem registro de domínio, e-mail profissional grátis e integração com Certificado SSL em todas as opções disponíveis.

Entenda a importância de contar com Certificado SSL para garantir a reputação e segurança do seu site:

Avalie as hospedagens da GoDaddy agora mesmo e conte com servidores otimizados até 40% mais rápido que a média do mercado, serviço de backup de sites e variadas capacidades de armazenamento para diversos tipos de sites.

Entendeu o que é uptime e tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Aproveite que está se aprofundando em conhecimentos do ramo e confira os outros artigos do nosso blog! 

Leia mais: Quais os benefícios de migrar sua hospedagem para um servidor VPS?