Entender o que é URL, sigla para o termo Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos), faz diferença na estratégia de vendas, pois melhora os resultados e o alcance das páginas de um site.
Uma estrutura bem construída e planejada traz ótimos benefícios para o marketing digital das empresas, mas exige cuidados para não prejudicar o alcance das ações de divulgação.
Quer entender os efeitos de um endereço web? Ao longo deste artigo, explicamos o que é URL de um site, os tipos e como construí-la corretamente para atrair novos leitores ao seu site.
Continue e boa leitura!
O que é URL de um site?
URL é o endereço digitado na barra de navegação por um internauta para acessar um determinado site ou arquivo, máquina ou pasta em um computador. A sigla refere-se ao termo Uniform Resource Locator, em português, localizador uniforme de recursos.
A estrutura de um endereço URL contém um protocolo HTTP ou FTP, um protocolo de comunicação e uma forma de transferência de arquivos na internet.
Além disso, existe o HTTPS, que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador do usuário e o servidor. O "S" significa "secure", que, em português, significa segurança.
Leia também: O que é domínio? Como registrar? Quanto custa? Guia completo
Qual a função da URL no marketing digital?
A função da estrutura na estratégia digital vai além de um endereço web clicável. Ao entender o que é URL, desenvolve-se uma nova visão sobre o sistema digital e a representação para a criação de um negócio virtual.
Por exemplo, se um domínio é muito longo, o público pode se confundir e, consequentemente, não digitá-lo. Por outro lado, se o seu endereço é atrativo, a pessoa fica mais disposta a navegar pelo portal.
Na prática, se um usuário construir um site, vai preferir “godaddy.com” do que o domínio "godaddycriadordesite.com.br", compreende?
Por isso, os endereços web de fácil compreensão são chamados de URL amigável.
O que é uma URL amigável?
Uma URL amigável é um endereço simples que leva o usuário diretamente para a página na qual deseja navegar. A estrutura encurta o caminho entre o usuário e uma página, o que é fundamental para situá-lo na estrutura do site e organizar as informações.
Por outro lado, uma URL não-amigável é aquela construída com muitas letras e números, o que dificulta o entendimento de quem a acessa o site. Veja exemplos de URLs amigáveis a seguir:
- https://www.godaddy.com/pt-br/contato
- https://br.godaddy.com/help/contact-us
- https://www.godaddy.com/pt-br/marketing-digital/pacote-marketing-digital
Dá para identificar que as URLs do site da GoDaddy são amigáveis porque são curtas, diretas e objetivas. As duas primeiras nos levam a uma página de contato e a terceira a um serviço da empresa, isto é, a um pacote de marketing digital.
Leia também: Presença digital empresarial: 10 ações para construir a sua.
Como otimizar a URL?
Quando a barra de endereços do navegador mostra exatamente qual o conteúdo da página, é um sinal de que a URL é amigável. Mas como otimizá-la para que o usuário acesse o site? Veja quatro dicas de otimização a seguir:
- Use URL curtas: embora não exista uma regra dos mecanismos de buscas para manter URLs curtas, a dica é criá-la desta maneira, o que facilita lembrar, copiar e divulgar;
- Retire as ‘sessions IDs’: sessions, como www.godaddy.com.br/jsessid=20abc17w5, servem para marcar usuários. Quando os mecanismos de busca revisitam a página, identificam como outra URL, o que gera um conteúdo duplicado. Use a marcação com cookies em vez de sessions IDs;
- Use palavras-chave: utilize palavras-chave para criar URLs amigáveis. Para páginas com CMS, existe a opção de ativar "permalinks" ou "URLs amigáveis".
- Utilize palavras em vez de números: as palavras são mais fáceis de ler, enquanto os números embaralham a visão do usuário. Além disso, os textos são mais informativos, pois contêm os termos principais encontrados na página.
Confira no vídeo abaixo como configurar URLs amigáveis em sites do WordPress:
Qual a estrutura de uma URL?
A estrutura básica de uma URL contém cinco elementos que ajudam na otimização para SEO e diminuir a saída das pessoas das páginas.
Portanto, além de compreender o que é URL do servidor, os componentes da estrutura. Confira!
Scheme
O scheme (esquema) representa o componente "https://". O "s" significa secure, que indica a existência de mecanismos de proteção dos dados.
Até pouco tempo, o "https" existia somente em portais que tinham dados sigilosos. Hoje, é regra em blogs e páginas gerais, uma vez que muitas pessoas criam os próprios sites e precisam de segurança digital.
O tráfego dos sites “https” tem criptografia com certificado SSL. Outros schemes utilizados são:
- "ftp://": serve para transferência de arquivos de um computador para o servidor;
- "mailto://": feito para encaminhar um e-mail para um link.
Subdomain
O subdomain (subdomínio) funciona como complemento de uma URL, representado por um endereço adicional para complementar a categoria principal.
Para entender melhor, o subdomínio é escrito como blog.meusite.com, pois o Google o encara como um site separado. Ao mesmo tempo, existe o subdiretório (meusite.com/blog) como uma página do mesmo site.
Apesar da dúvida e do uso mútuo, o subdomínio está sempre ligado ao domínio principal.
Top-level domain
O top-level domain é a parte principal da URL, isto é, o nome do site. A função do componente é comunicar a mensagem da empresa apenas com o termo escolhido.
Second-level domain
O second-level domain é a famosa extensão do domínio, que pode ser “.com”, ”.com.br”, “edu.”, “.gov” ou “org.br”. O componente separa os sites por objetivos e regiões. Hoje, a extensão até faz parte dos nomes das empresas.
Subdirectory
O subdirectory (subdiretório) representa as páginas internas do site e sua estrutura depende do tamanho do site.
Existe uma confusão entre subdomain e subdirectory, mas os significados são semelhantes: levar o usuário para um endereço adicional ligado ao principal.
Como tudo começa no domínio, registrá-lo permite que as pessoas saibam que a empresa está on-line. Portanto, se deseja ter um site ou loja virtual, pesquise e compre um domínio para sua marca.
A GoDaddy é o maior registrador de domínios do mundo, um serviço que inclui proteção de privacidade gratuita.
Leia também: Entenda como é fácil criar um site profissional.
O que colocar na URL?
Para criar uma URL, defina o nome e a extensão de domínio. Por exemplo: nomedaempresa.com.br. O esquema “http” é um detalhe que o provedor do serviço oferece, já o "https" é referente ao certificado SSL. Por isso, cheque os requisitos de segurança. O subdomínio (www) é padrão.
Como criar uma URL otimizada?
O primeiro passo para criar uma URL otimizada é um nome fácil de entender. Para ajudar na escolha, use o gerador de nomes da GoDaddy.
Digite um termo que a ferramenta cria a URL completa para começar o site. Caso o nome esteja indisponível, o gerador avisa, além de sugerir outras opções que combinam com o negócio. A compra de domínio na GoDaddy inclui:
- proteção de privacidade;
- configurações simples;
- monitoramento em tempo real;
- ferramentas de encaminhamento de domínios.
Agora que você já sabe o que é URL de um site e a importância de ter uma presença no mundo digital, não perca mais tempo.
Compre seu domínio na Godaddy para que as pessoas saibam rapidamente como saber mais sobre a sua empresa!
Para mais assuntos sobre criação de sites, complete a leitura com os seguintes artigos:
- Como criar um site? 5 passos do criador de sites da GoDaddy.
- Conteúdo do site: tudo o que você precisa saber para criar o seu.
- 5 tipos de site WordPress para você criar agora mesmo.