ArtigosCategoria

O que é VSL? Como criar? [Guia para marketing digital]

Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos
o que é vsl / video sales letter

Conteúdo em vídeo é o queridinho dos marketeiros quando precisam de uma carta na manga para alavancar uma estratégia digital. Já imaginou utilizar essa mídia para veicular um pitch de vendas poderoso e persuasivo? Então, você precisa entender o que é VSL (Video Sales Letter)!

Segundo relatório da Wyzowl, 9 em cada 10 profissionais de marketing afirmam que o vídeo aumenta o ROI (Retorno sobre Investimento) das marcas.

Além disso, 82% dos consumidores apontam esse formato como um fator de convencimento para fechar uma compra.

Os dados mostram tanto o lado dos empreendimentos quanto o do público para ressaltar o poder do audiovisual no aumento do engajamento e das vendas na internet.

Então, vamos explicar o que é VSL no marketing digital e como esse recurso vai impulsionar a taxa de conversão do seu negócio. Boa leitura!

O que é VSL no marketing digital?

A VSL (Video Sales Letter) é um conteúdo audiovisual para persuadir uma audiência a comprar determinado produto ou serviço. A ideia é aproveitar o potencial do vídeo para demonstrar as soluções de uma marca e convidar o cliente à conversão.

A Video Sales Letter segue um roteiro de vendas bem similar ao de um conteúdo escrito. Entretanto, o formato audiovisual tem algumas particularidades especiais, como o forte poder emocional e de conexão do vídeo para atrair mais espontaneamente a atenção do usuário.

Afinal, o consumo de conteúdo escrito é bem mais lento e demanda mais atenção do leitor.

Uma VSL disponibiliza um link CTA (Call to Action) na tela ou na descrição do vídeo para convidar a audiência a executar uma ação de conversão.

Tipos de VSL

Existem os seguintes tipos de VSL!

  • Demonstrativa: demonstra ilustrativamente o funcionamento e o desempenho do produto/serviço para gerar credibilidade no consumidor.
  • Histórica: exemplo em que mais brilha o storytelling, pois a narrativa conecta a história da marca e das suas soluções com as dores da audiência.
  • Educativa: gera consciência sobre a existência do problema e ensina como solucioná-lo por meio do produto/serviço da marca.
  • Urgente: geralmente mais rápidas e diretas ao ponto para despertar sentimento de urgência no cliente.
  • Testimonial: reunião de depoimentos de clientes satisfeitos que indicam o produto.

Como criar uma VSL?

Veja como criar uma VSL com quatro passos simples!

1. Defina os objetivos e o formato da campanha

O primeiro passo para criar uma VSL de qualidade é a definição dos objetivos e do formato da campanha. 

Alguns profissionais, por exemplo, planejam vários pequenos vídeos que trabalham em conjunto e de forma complementar. Outros investem em único conteúdo protagonista que reúne exclusivamente todos os detalhes do produto/serviço para o consumidor fechar negócio. 

Nos dias de hoje, você pode editar um único vídeo longo em vídeos curtos  e distribuí-los nas redes sociais, para unir os dois tipos de formato.

Por sua vez, algumas campanhas unem a VSL como material suplementar a um conteúdo escrito do blog ou de uma landing page do site.

Enfim, a implementação desta ou daquela opção depende do contexto e dos objetivos da marca:

  • A ideia é criar um vídeo de primeira oferta? Ou o objetivo é interagir com antigos clientes para novas aquisições de produtos?
  • O conteúdo é para rede social, e-mail marketing ou YouTube?
  • Como a audiência encontra o vídeo? Será por meio de anúncios pagos ou de pesquisa orgânica?

Todos esses detalhes fazem a diferença no roteiro e produção da VSL.

2. Defina a duração do vídeo

A complexidade da proposta ou o estágio de engajamento e brand awareness da audiência é relevante para definir a duração do vídeo.

Afinal, um produto de R$15 com certeza merece um pitch e propostas diferentes de um item ou serviço de R$10 mil. 

Por sua vez, propostas de pós-venda para retenção geralmente demandam vídeos mais curtos, pois o cliente já conhece a marca e sua credibilidade. Entretanto, as primeiras ofertas são cenários para uma apresentação mais minuciosa e, talvez, longa.

3. Descubra as dores do cliente e ofereça soluções

Mais do que uma apresentação técnica e descritiva das propostas, expresse como a solução atende perfeitamente às necessidades da audiência de forma dinâmica, clara e objetiva.

Capriche nos primeiros segundos e frases do conteúdo, pois esse é o momento precioso para capturar a atenção do consumidor e mantê-lo até o final para ouvir a oferta. Uma pergunta que toque diretamente na solução do problema é uma ótima dica!

Humanize a comunicação como se conversasse frente a frente com o cliente. Dessa forma, ele cria conexão com o conteúdo e pensa: “Opa! Eu preciso acompanhar esse vídeo até o fim”!

4. Coloque os investimentos no papel e monitore os resultados!

Uma vez que você definiu o roteiro, produziu a VSL e lançou o conteúdo no mundo digital, agora é hora de monitorar os resultados para mensurar o desempenho da campanha.

Essa fase é fundamental para perceber erros e acertos e obter os melhores insights sobre o comportamento do público.

Recursos de redes sociais e ferramentas como Google Analytics e o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy contribuem para controlar a performance.

Quais são as vantagens da Video Sales Letter?

Estamos imersos em conteúdos audiovisuais enquanto navegamos na internet — seja em redes sociais, como TikTok, Instagram e YouTube, ou em outras plataformas. 

Mais do que para assistir a algo divertido ou educativo, buscamos os vídeos também para orientar nossa decisão de compra e conhecer mais detalhes sobre uma marca que chamou nossa atenção.

Nesse contexto, fica fácil perceber as vantagens do VSL! Confira algumas delas:

  • flexibilidade para reprodução em qualquer plataforma, como redes sociais, YouTube, sites e aplicativos de bate-papo;
  • o som e a imagem em conjunto demonstram as características do produto e explicam sua solução com mais credibilidade, dinamismo e confiança;
  • 90% dos profissionais de marketing afirmam que vídeos geram mais brand awareness, segundo o Wyzowl;
  • a mesma fonte aponta que vídeos curtos geram mais engajamento, uma vez que 73% dos consumidores orientam a decisão de compra por esse formato em vez de artigos escritos de blog ou site;
  • aumento da conversão de leads e vendas.

Portanto, entender o que é VSL e implementá-lo na estratégia de marketing da sua marca não só aumenta a taxa de cliques em anúncios e as conversões, como aprimoram também a consciência do cliente sobre a marca.

Essa combinação de fatores é fundamental para montar uma comunidade de consumidores sólida e engajada que compra e retorna para seu negócio.

Conheça o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy

Entendeu o que é VSL e curtiu o conteúdo? Então, chegou a hora de botar a mão na massa para alavancar a estratégia digital do seu negócio em diversas frentes com Video Sales Letter.

O Pacote de Marketing Digital da GoDaddy é a solução perfeita para ajudá-lo nessa jornada. Essa plataforma reúne diversos recursos para planejar, executar e monitorar ações nos canais mais estratégicos da internet, como Google, redes sociais e e-mail.

E o que une todas essas opções? A capacidade de reprodução de vídeos para decolar as taxas de cliques e as conversões do seu negócio.

Comece gratuitamente e conheça as funções do Pacote de Marketing Digital agora mesmo!

Leia também: