ArtigosCategoria

O que é WHOIS? Veja o protocolo para saber o dono do domínio

Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe o que é WHOIS? Caso deseje criar um um blog ou um site próprio para si ou para sua marca, entender o significado e os objetivos por trás dessa sigla vai te ajudar bastante!

Afinal, para ter um site próprio, um dos primeiros passos que você vai ter que dar é descobrir se o nome de domínio que você procura está registrado no nome de alguém ou não.

E o que é nome de domínio? Ele é o nome que vai estampar o endereço do seu site. Ele funciona, fazendo uma comparação simples, como a fachada da empresa na internet. É o endereço que o usuário digita na barra de navegação para ter acesso ao seu conteúdo.

Por exemplo, o nome de domínio da GoDaddy BR é o seguinte: https://www.godaddy.com/pt-br. Entendeu?

Dessa forma, caso o nome que você procura para seu site já esteja registrado, como descobrir o dono de um domínio para poder negociar a compra desse ativo diretamente com ele? Por meio do WHOIS!

Ficou curioso para entender melhor o que é WHOIS e como essa ferramenta pode te ajudar a encontrar o dono de um domínio? Confira nosso conteúdo até o fim que vamos te explicar tudo!

O que é WHOIS?

O termo WHOIS resulta da combinação das duas palavras de origem inglesa “who is”, que significa “quem é”, em tradução direta. 

Ele é uma vasta base de dados que reúne dados importantes sobre os proprietários de domínios na internet. Os contratos para posse de nomes de domínios são anuais e exigem que os interessados enviem informações pessoais para a companhia internacional que administra a posse e transferência desses endereços.

Essa empresa é o ICANN (em tradução, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números).

Em resumo, para deixar claro o que é WHOIS, esse é um protocolo que dá acesso aos bancos de dados públicos, que dão informações sobre os proprietários e registrantes de nomes de domínio na internet. 

O WHOIS é um protocolo de controle de transmissão (TCP), sendo uma ferramenta que pode ser utilizada por sites diversos para informar os interessados nessas informações.

Saiba mais sobre domínio de sites por esse vídeo do canal do YouTube da GoDaddy:

Qual a importância do WHOIS?

Mas qual o objetivo por trás do WHOIS e, ainda, qual o intuito de divulgar os dados pessoais de proprietários de domínios de sites? A segurança!

Ao requerer os dados dos proprietários, o ICANN e as autoridades públicas têm a possibilidade de investigar e entrar em contato com o dono de algum site que descumpra leis, vá de encontro com a segurança de navegação dos usuários ou cometa crimes relacionados à segurança infantil, por exemplo.

Algumas empresas podem investir em uma solução chamada Domain Privacy. Isso faz com que alguns dados mais pessoais, como o endereço físico, não sejam divulgados nas ferramentas de pesquisa WHOIS. 

Entretanto, em caso de investigações criminais, as autoridades públicas podem requisitar a quebra desse sigilo para ter acesso às informações.

Como funciona o WHOIS? 

Como funciona o WHOIS na prática? Ele é um protocolo que pode ser implementado em diversos sites. Dessa forma, o banco de dados dos nomes de domínios pode ficar acessível em diversas páginas para consulta dos usuários.

Quais dados o WHOIS mostra para os interessados? Veja:

  • nome do proprietário responsável;
  • CNPJ e razão social da empresa;
  • país de origem;
  • servidor;
  • contato do titular;
  • data de criação e expiração do domínio;
  • status de funcionamento;
  • e-mail de contato para caso de abuso.

Alguns proprietários de sites, com o objetivo de se proteger da ação de hackers ou outros cibercriminosos, utilizam recursos para ocultar alguns desses dados.

Mecanismos como o WHOIS Privacy Protection podem ocultar o endereço domiciliar, o endereço de e-mail e o número de telefone do proprietário do site. 

Nesse caso, em vez do endereço de e-mail institucional ou do proprietário, aparecem outros endereços genéricos que não têm relação com o dono do site.

Data de expiração do domínio ou endereços IP, por sua vez, não podem ser ocultados.

Como usar o WHOIS?

Entendido o que é WHOIS e sua importância? Maravilha! Você, então, deve ter percebido que essa ferramenta não é um site propriamente dito, mas sim um TCP que outros sites usam como ferramenta de pesquisa para ter acesso aos dados sobre o domínio e seu dono.

No próprio site da GoDaddy, você pode realizar uma pesquisa WHOIS para ter acesso ao banco de dados do ICANN. Basta digitar o nome de domínio que você procura e conferir as informações pertinentes. 

Caso o domínio já esteja registrado, você pode entrar em contato com o proprietário para saber as condições de transferência. 

Além disso, pode testar novas combinações com nomes de domínios similares ou com extensões (TLD) diferentes. Por exemplo, se você busca nomededomínio.com e ele já está em uso, por que não testar a opção nomededomínio.net?

O fato é que, para qualquer opção que te agrade mais, a GoDaddy, que é a maior registradora de domínios do mundo, pode te ajudar.

Além de oferecer a ferramenta WHOIS, a GoDaddy pode te ajudar a encontrar e comprar o domínio que você deseja, bem como disponibilizar uma plataforma de leilão de domínios para compra e venda.