Você sabe o que é wireframe? O recurso é fundamental para as partes iniciais de desenvolvimento web, em que o projeto do site ou app ainda dá seus primeiros passos e a estrutura geral das páginas é discutida entre programadores e representantes da marca.
O wireframe permite que todas as partes envolvidas trabalhem em conjunto para fazer testes e gerenciar as páginas em prol do UX (User Experience) e, consequentemente, da melhor experiência de navegação possível para o usuário da marca.
Quer entender melhor o que é wireframe e como o recurso ajuda seu projeto digital? Então, confira esse conteúdo até o fim para entender tudo sobre o tema!
O que é wireframe?
O wireframe nada mais é que o protótipo da interface visual de um site para manejo e teste antes de sua criação e publicação. O recurso também serve para realizar testes em apps e em outros tipos de programas.
O wireframe é como se fosse a planta baixa de uma casa ou apartamento. Assim como na planta os móveis ainda não são visíveis, no wireframe também não é possível ver as imagens, cores e conteúdo do site.
Tudo o que se vê é a estrutura para verificar se a navegação e o UX writing são realmente efetivos e coerentes com o projeto do site.
Para que você entenda melhor o que é um wireframe, imagine um diagrama 100% visual com uma escala de cinza em que aparecem discriminados todos os elementos da estrutura de uma página de site, como:
- menu;
- rodapé;
- espaço das imagens;
- distribuição do conteúdo.
Os diagramas são feitos no início de um projeto de desenvolvimento web, em que marca e desenvolvedor dialogam para rascunhar a interface do site e garantir a melhor experiência de navegação para os usuários.
Um wireframe pode ser criado de diversas formas, como por meio de lápis e papel; ferramentas para design gráfico ou por linguagens de programação, como o HTML e o CSS.
Vale salientar que o wireframe também é um termo utilizado para protótipos de criações em 3D.
Quer saber mais sobre a linguagem HTML e sua importância para o desenvolvimento WEB? Confira o vídeo abaixo!
Qual é a diferença entre wireframe e sitemap?
Agora que você entendeu o que é wireframe, deve estar pensando nas suas semelhanças com outro conceito bastante similar: o sitemap. Entretanto, ambos são componentes diferentes.
Enquanto o wireframe é um diagrama visual para uma página específica do site, o sitemap funciona como um mapa para todas as páginas, conteúdos e componentes da estrutura de um site.
O sitemap hierarquiza a relevância de páginas e conteúdos, além de orientar o fluxo de navegação dos usuários pelas diversas categorias e web pages do site.
Portanto, o sitemap vê o site de forma mais integrada, enquanto o wireframe é um esboço para páginas específicas.
Inclusive, o sitemap é fundamental para que o algoritmo do Google compreenda a arquitetura da informação no site e ranqueie os principais conteúdos para os motores de busca. Em suma, é fundamental para uma estratégia de SEO.
Aprenda tudo sobre SEO com esse vídeo exclusivo da GoDaddy Brasil no YouTube:
Para que serve o wireframe?
Afinal, para que serve o wireframe? A ideia é fornecer um esboço geral para desenvolvedores e gestores da marca. Assim, é possível ver como ficará cada página do site quanto à distribuição do conteúdo.
O recurso é fundamental para que todas as partes envolvidas façam os testes necessários de navegação e acesso aos conteúdos da página e a tornem assertiva para os futuros usuários.
De forma resumida, os benefícios são:
- pré-visualização da estrutura e funcionalidade dos sites para testes;
- design iterativo para que as partes envolvidas façam as mudanças necessárias de forma compartilhada e em tempo real;
- mais eficiência para o desenvolvimento do site;
- aprimoramento do UX design do site.
Como usar o wireframe?
Agora que você entendeu para que serve e o que é wireframe, chegou a hora de colocar o plano em prática, não é mesmo?
Afinal, como fazer um wireframe de forma eficiente? É possível criar protótipos para seu site simplesmente com lápis e papel, e fazer os rascunhos e anotações necessárias nesse diagrama manual.
Além disso, é possível também criá-los por meios de códigos de programação, como CSS e HTML, assim como também há ferramentas específicas para criar seu diagrama de forma intuitiva.
Além de desenhar a estrutura e a distribuição dos elementos do site, é interessante também nomear cada blog da arquitetura da informação das páginas, de modo que quem o leia identifique o que é o menu, um ícone, o rodapé, uma imagem ou um call-to-action (CTA).
Entendeu direitinho o que é wireframe e como utilizá-lo a favor do desenvolvimento das páginas do seu site? Maravilha! Mas nós ainda temos uma dica extra para você!
Você sabia que é possível criar um site profissional do zero e sem conhecimento técnico de linguagem de programação? O Criador de Sites da GoDaddy tem todos os recursos a mão para que você defina o template do site e o customize de acordo com sua identidade visual!
Conte com uma biblioteca completa de templates e fontes tipográficas, além de um banco de imagens, ferramentas intuitivas e recursos integrados de marketing digital para otimizar a presença do site na internet!
Gostou do conteúdo? Para mais novidades, acompanhe o blog da GoDaddy! Até a próxima!