Desde quando nós nos preocupamos com a experiência do usuário em sua navegação pela web? Não se sabe quando o termo UX design foi utilizado pela primeira vez, mas ele se tornou popular no início da década de 1990, quando o professor Donald Norman — que, na época, trabalhava na Apple — passou a escrever e falar efetivamente sobre o conceito.
Depois, no ano de 1995, a ideia começou a se espalhar ainda mais pelo globo, quando o cientista da computação Jakob Nielsen escreveu o que ficou conhecido como “10 Holísticas da Usabilidade”, publicação utilizada até os dias de hoje.
Depois disso, o termo foi transformado, desenvolvido e reinventado, mas sua essência continua a mesma.
O que é UX design?
O termo de língua inglesa UX design significa User Experience Design. Em português, é o design da experiência do usuário.
Pode parecer óbvio, mas se trata do design pensado e aplicado para atender todas as necessidades da pessoa que está acessando, garantindo a satisfação com o serviço ou marca.
É preciso ter em mente que esse tipo de trabalho não se limita apenas ao projeto de websites, mas também apps, banners e qualquer tipo de construção visual de uma plataforma ou software.
O objetivo buscado por projetos de UX design é, normalmente, alcançado por meio de três pilares distintos:
- facilidade de uso — o quão fácil e intuitivo é utilizar o serviço;
- utilidade — o quão útil o serviço é para o cliente;
- prazer — o quão prazeroso é utilizar o serviço, seja por ser interessante, divertido, entre outros.
Não podemos esquecer, também que, mesmo antes da existência dos dispositivos móveis, a experiência do usuário já era um fator decisivo para a utilização de produtos em geral. De acordo com uma pesquisa realizada pela On3 Software Development, 9 em cada 10 consumidores trocariam um determinado produto pelo concorrente por conta de uma experiência ruim de uso.
Como trabalha um profissional da área?
O desafio de tornar a experiência do usuário em um determinado serviço incrível depende diretamente dos processo utilizados pelo profissional de UX design no desenvolvimento de seu projeto.
O primeiro passo é entender qual é o desafio a ser resolvido naquele momento. A partir daí, é preciso conversar com usuários ou clientes reais daquele serviço em questão e com a própria equipe da empresa. Isso sem contar todo o levantamento de informações que precisa ser realizado em relação e o benchmark de projetos semelhantes.
Tudo isso que citamos acima acontece para que seja possível entender os problemas que precisam ser resolvidos no projeto com o UX design. É só a partir desse entendimento que torna-se possível iniciar as otimizações e atender todas as necessidades dos usuários.
Depois disso, o profissional precisa pensar em três conceitos diferentes para o produto:
- arquitetura da informação — um dos mais importantes pilares para uma boa experiência do usuário na web. Ele que vai desenhar o mapa do site e definir como as categorias e informações serão exibidas;
- fluxo de tarefas — o designer desenha exatamente como as tarefas devem ser realizadas pelo usuário, a fim de alcançar caminhos mais simples possíveis;
- interações — define que tipo, quando e quais interações o usuário fará com o produto.
O que é preciso fazer para se especializar em UX design?
Profissionais das mais diversas áreas podem se especializar em UX design. Porém, como é responsável por desenhar e projetar uma plataforma, deve-se ter entendimentos de conceitos de programação e, é claro, design.
Para se tornar um sucesso nessa área é preciso contar com algumas características, como ser observados, diplomático e, principalmente, humilde. O profissional precisa ter a consciência necessária para identificar as dificuldades dos usuários, sabendo que nem todos têm o mesmo problema.
Para se especializar na área, o melhor que pode fazer é fazer cursos, ler livros e participar de eventos que falem sobre o segmento, a fim de se manter sempre atualizado. O mercado muda muito rápido, novas técnicas e estratégias vão surgindo e, para fazer sucesso, é imprescindível manter-se sempre atualizado.
Se investir em sua carreira, pode se dar muito bem na área, que está em constante expansão e ainda é novidade para muita gente, o que permite uma maior penetração de mercado.
Para ler mais sobre design e criação de sites continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!