ArtigosCategoria

O que é localhost e para que serve? Saiba tudo sobre esse servidor!

Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos
o que é localhost

Você sabe o que é localhost? Quem está começando a navegar no mundo da programação e do desenvolvimento de sites frequentemente se depara com termos estrangeiros que são de grande importância no processo de gerenciamento de dados na web.

O localhost é um servidor com registro IP próprio como qualquer outro na internet, mas ele possui algumas particularidades relacionadas à segurança, pois limita o acesso de outros usuários.

É justamente essa particularidade que torna esse host tão interessante para programadores e técnicos de TI, pois permite o gerenciamento de testes em um site sem a necessidade de publicá-lo e torná-lo ativo na internet.

Essa proteção durante as fases de experimentação é fundamental em um contexto com tantos crimes de vazamento de dados virtuais mundo afora. Só no último trimestre de 2023, houve ataque a dados de mais de 8 milhões de registros na internet.

Portanto, quer entender o que é e como funciona o localhost na prática? Vem com a gente que nós vamos te explicar!

Mas, antes, que tal conferir esse vídeo exclusivo da da GoDaddy Brasil no YouTube sobre hospedagem de sites em um servidor? Confira!

O que é localhost?

Localhost significa hospedagem local, ou seja, o endereço de IP do servidor onde se armazenam dados diversos, que podem ser de um app ou de um site. 

Esse endereço de IP representa um servidor dentro do próprio computador ou sistema onde os dados armazenados são gerenciados.

Por exemplo, imagine que o computador ou o sistema que você está utilizando para gerenciar o site é uma casa. Nessa residência, há uma caixa de correios com o endereço 127.0.0.1.

Sendo assim, tudo que você enviar para esse endereço cairá diretamente dentro dessa caixa de correio dentro da sua casa. Isso é, quem não está na sua casa, não terá acesso a esses arquivos, informações e atualizações enviadas.

Portanto, o localhost é um servidor local que garante a privacidade e segurança de arquivos e dados sob o domínio de quem opera o computador ou sistema. 

Dessa forma, é possível publicar páginas de sites, novos conteúdos, mudar interface, etc., sem que essas informações sejam ativamente publicadas na web e vistas pelo público.

O que é o endereço de localhost?

O endereço do localhost é o que torna esse IP peculiar quando comparado aos endereços de outros sites. 

Por meio de uma operação chamada “loopback”, todas as informações enviadas para o endereço do localhost voltam diretamente para a máquina que o requisitou, o que não permite que sejam acessadas publicamente.

Todo endereço IP de um localhost começa com o número 127. As outras duas seções da numeração podem variar de 127.0.0.0  a 127.255.255.255.

Entretanto, na maioria dos casos, o endereço será 127.0.0.1, pois essa é a numeração padrão do tipo mais comum de localhost, que é o IPv4 (Internet Protocol versão 4).

Sistemas que contam com a versão IPv6 (Internet Protocol version 6) têm endereço representado pelo sinal “::1”, por exemplo:

  • ::1/128%lo0
  • ::1/125
  • ::1/135, etc.

Para que serve o localhost?

Agora que você sabe o que é localhost, deve então estar se perguntando por que então contar com esse recurso na máquina em que você gerencia seu site? 

Existem três boas razões para isso:

  1. Gerenciamento offline: mesmo sem conexão com a internet, a hospedagem local dos dados do site permite que o programador faça alterações e testes nas páginas.
  2. Testes de conteúdos para publicação: gerenciamento controlado do site para fazer reparos que não serão publicados ou vistos pelo público. Isso é particularmente interessante para grandes mudanças no site que podem comprometer o funcionamento dele.
  3. Segurança: como ele não é acessível ao público e nem foi publicado na internet, o localhost dá mais segurança contra ameaças virtuais de hackers que tentam burlar as configurações do site pelo endereço de IP.

Como acessar o localhost?

Acessar um localhost é muito simples! Basta ter um site hospedado em um servidor web plenamente ativo. Você inclusive pode conferir as opções de planos de hospedagem web da GoDaddy!

Temos planos para todos os tipos de projeto, seja aqueles que demandam um servidor mais dedicado quanto os sites mais simples que funcionam bem com um servidor compartilhado.

Após adquirir uma hospedagem em servidor com a GoDaddy, leve todos os arquivos que você deseja gerenciar ao diretório-raiz do servidor.

Em seguida, basta acessar um navegador web de sua preferência e digitar o nome “localhost” + o número da porta de acesso, por exemplo:

http://localhost:3500, caso ele esteja na porta 3500.

Basta dar um enter e abrir a webpage do seu site com todas as configurações padrões já feitas.

Entretanto, é importante deixar claro que o servidor web precisa estar sempre ativo em execução. Caso contrário, o localhost não terá acesso.

Entendeu o que é localhost e a importância dele para o gerenciamento de um site? Esses protocolos também são interessantes para fazer a gestão mais segura e com testes controlados em sites Wordpress!

Conheça as opções de hospedagem em Wordpress da GoDaddy agora mesmo! Conte com migração simplificada, atualização constante e automática do software e com toda a simplicidade e praticidade do painel de controle do Wordpress para planejar e publicar o conteúdo do seu site!

Saiba também todos os benefícios de utilizar o melhor CMS do mundo para gerenciar conteúdos de site e blog na internet:

Esperamos que tenham entendido o que é o endereço de localhost e a importância dele para seu site! Para mais conteúdos que nem esse, continue acompanhando as publicações do blog da GoDaddy!