Você sabe o que são bugs? Se você tem um pouco de intimidade com computadores, smartphones ou outros dispositivos digitais, com certeza já ouviu esse termo ao menos alguma vez na sua vida — certamente em um contexto não muito positivo.
Afinal, bugs se relacionam com erros e falhas em sistemas digitais que prejudicam o andamento de alguma tarefa ou a execução de algum programa que você tente usar.
Quer entender melhor como funcionam e como retirar o bug de um site na internet? Então, confira o conteúdo até o fim!
O que são bugs?
“Bug” nada mais é que a tradução do termo “inseto” para o inglês. No vocabulário da informática, representa erros ou falhas em sistemas, softwares ou hardwares que prejudicam o funcionamento de algum programa ou tarefa.
Mas qual é a relação desse conceito com “inseto” afinal? Você vai ficar surpreso, mas o termo começou a ser utilizado ainda nas últimas décadas do século XIX, quando ainda nem existiam computadores ou sistemas informáticos.
Na época, Thomas Edison se referia a alguns problemas nos seus sistemas mecânicos e de engenharia como “bugs” por meio de cartas.
Entretanto, em 1940, um Cientista de Computação chamado Grace Hopper de fato encontrou uma mariposa na relé do hardware do computador Mark II de Harvard.
O processo de retirada do inseto para solucionar o problema do computador é conhecido como o primeiro caso de “debugging”, isto é, de conserto de falhas em um sistema.
Não é curioso? A partir daí, o termo “bug” passou a ser utilizado para descrever os erros e as falhas no desenvolvimento de um software ou hardware.
Um bug geralmente leva a erros de execução em programas, o que dificulta a navegação em um site, gera erros de gráficos em games ou falhas de execução de tarefas em sistemas operacionais.
Caso o bug não seja devidamente identificado e corrigido, pode se tornar um problema ainda maior e gerar prejuízos comerciais e de reputação em produtos e serviços digitais.
Quais são os tipos de bugs?
Agora que você entendeu o que são bugs, deve se perguntar como essas falhas e erros se manifestam em seu computador, site próprio e em outras possibilidades, não é verdade?
Os exemplos e possibilidades são muitas. Confira os principais tipos de bugs a seguir!
Bug visual
Também conhecido como bug de interface gráfica, se manifesta quando há erros na interface de páginas de sites ou aplicativos da internet.
Um texto desalinhado com o resto do conteúdo, uma imagem que não carrega mais e altera a interface da página ou qualquer outro tipo de disposição confusa de elementos do layout de uma página são exemplos da categoria.
Quer criar um site profissional, sem bug visual e de maneira simples e intuitiva?
Bug de conteúdo
Esse bug se manifesta quando há um erro de acesso a determinado conteúdo de um site, aplicativo, game ou sistema operacional.
Vamos usar novamente o exemplo de sites: imagine que você tente acessar uma página por meio de um ícone ou link e não seja redirecionado para o local adequado. Esta situação ocorre, por exemplo, porque o link está quebrado ou foi inserido erroneamente.
Bug funcional
Também conhecido como bug de programação, diz respeito a problemas de funcionamento ou desempenho gerados por algum erro de lógica de programação, sintaxe ou alocação de memória.
Quando um site, aplicativo ou game trava após o clique em um botão, ou se você tenta executar uma tarefa que leva à reinicialização automática do sistema, há um bug funcional.
Bug de segurança
Acontece em situações em que há erros de criptografia de dados que levam à exposição de informações relevantes, além da falta de atualizações de certificados de segurança ou erros de integração de softwares antivírus.
Entenda a importância de contar com um Certificado SSL atualizado para garantir a segurança do seu site:
Bug de rede
Falhas provenientes da comunicação de dispositivos ou endereços web. A baixa capacidade de processamento de um site em situações de muito tráfego, por exemplo, leva a quedas de serviço e lentidão na navegação do usuário.
O que é um bug em um site de compras?
Vamos falar de um exemplo bem prático e comum nos dias de hoje para entender melhor o que são bugs.
Você com certeza já entrou em um e-commerce ou loja virtual e se deparou com situações específicas que prejudicaram sua navegação e até impediram de fechar negócio com uma marca.
A experiência ruim proveniente de um bug pode ser, em muitos casos, o suficiente para um cliente deixar de comprar com uma marca na internet, e a loja ainda pode obter problemas de reputação irreparáveis.
Mas, afinal, o que é um bug em um site de compras? Veja alguns exemplos a evitar:
- erros e vulnerabilidades de segurança que podem ser alvo de hackers, como falta de atualização de Certificado SSL;
- falhas nos carrinhos de compras, com itens que somem, cálculo incorreto de preços ou adição de itens duplicados;
- problemas de queda de serviço e lentidão no carregamento das páginas em virtude de um índice maior de tráfego e acessos;
- erros ao aplicar cupons de desconto ou no processamento de pagamentos.
Como retirar o bug de um site?
Como vimos até aqui, os bugs geralmente acontecem por problemas técnicos de programação e desenvolvimento web.
Seja um mero problema na interface, um link quebrado ou uma falha de desempenho: o problema pode tanto ser prevenido como solucionado a partir de correções no gerenciador de sites ou códigos de programação utilizados.
Nesse caso, aconselhamos a realização de testes rigorosos antes das publicações de páginas ou conteúdos, monitoramento constante do desempenho e funcionamento do site e o investimento em medidas de segurança realmente eficientes.
Inclusive, existe um programa difundido internacionalmente na internet por empresas chamado Bug Bounty. A ideia é incentivar um trabalho mais ético e responsável de hackers e profissionais de TI na identificação de problemas e vulnerabilidades de sites e programas na internet.
Em troca do serviço, o Bug Bounty oferece uma recompensa financeira aos profissionais de programação envolvidos.
Entendeu o que são bugs? Então, é hora de fugir das falhas — e o primeiro passo é a criação de um site de confiança! Caso não tenha conhecimentos técnicos de programação para desenvolver o seu, conheça o Criador de Sites da GoDaddy!
Conte com interfaces exclusivas e customizáveis, além de ferramentas simples e intuitivas para criar um site do zero!