Você sabia que existem diversas formas de organizar os conteúdos de um site? Além dos diretórios, como menus e dashboards, uma maneira de tornar essas informações catalogadas é através dos subdomínios. Eles nada mais são do que ramificações do domínio principal, que tem a função de facilitar a navegação do usuário, levando-o para sessões específicas dentro dele.
Quer saber mais sobre o tema? Continue neste artigo!
Porque ter subdomínios?
A preocupação inicial de quem adentra o mundo virtual para empreender é possuir um domínio que seja adequado ao seu perfil, além de um site que seja atraente para as pessoas. Entretanto, conforme o negócio ganha mais corpo, outras necessidades vão surgindo.
Por exemplo, já mencionamos sobre a importância do marketing de conteúdo para captar mais leads, o que, por sua vez, exige a criação de um blog. Em seguida, pode ser que deseje expandir suas atividades para um e-commerce. No entanto, para que essas estruturas operem, ambas necessitam de um espaço próprio, é aí que entram os subdomínios.
A partir de um domínio central é possível criar a quantidade de subdomínios que desejar. A diferença é que ao nome principal adiciona-se um prefixo, como: www.meusite.com.br e para os subdomínios temos www.loja.meusite.com.br ou www.blog.meusite.com.br. Com isso, há a vantagem de ter sites relacionados e consequentemente a redução de custos e indexações diferentes do domínio inicial.
Como criar um subdomínio?
Criar um subdomínio é muito simples, como podemos ver a seguir:
- o primeiro passo é encontrar o painel de controle dentro do seu endereço virtual;
- em seguida, terá um campo exatamente com esse título: subdomínios;
- digite o nome que deseja para o subdomínio;
- caso tenha mais de um domínio hospedado na mesma conta, deverá escolher o que irá corresponder ao subdomínio;
- pronto, no diretório raíz será gerado o caminho para a pasta do seu subdomínio de forma automática!
Além dos subdomínios, existem os subdiretórios, que se caracteriza por uma pasta ou diretório criados a partir do site principal, como por exemplo: www.meusite.com.br/blog, ou ainda, inserir mais níveis: meusite.com.br/relacionar/email-marketing/. Também é possível agrupá-los como nas pastas de arquivos de um computador.
E aí? Que tal organizar melhor seu site e alavancar seu negócio no meio digital criando seus próprios subdomínios com o auxílio da GoDaddy? Não perca tempo e comece agora mesmo!