Todo empreendedor digital precisa trabalhar suas técnicas de prospecção de clientes. Afinal, nem sempre é possível esperar que os consumidores te procurem e visitem o seu negócio por conta própria, certo? O conjunto de estratégias digitais que buscam atrair esse público é conhecido como outbound marketing.
Essas técnicas são extremamente importantes para manter o crescimento da sua empresa de forma gradual e controlada, já que a maioria das ações partem do próprio negócio. Continue lendo para entender mais sobre!
O que é outbound marketing?
Quando se trata de estratégias digitais para aumentar os clientes, existem duas formas principais de trabalhar: atrair o público para que ele, sozinho, decida ir até você, ou implementar um plano de ações com abordagem dos usuários.
Enquanto as técnicas passivas são conhecidas como inbound, as ativas são chamadas de outbound marketing.
Ou seja, o principal objetivo dessa estratégia é traçar perfis de quem são os clientes ideais e, a partir disso, buscar compradores em potencial que se assemelham a essa definição.
O que chamamos hoje de outbound, aliás, costumava ser chamado simplesmente de marketing. Isso porque, algumas das técnicas utilizadas já eram comuns nos canais off-line.
Por exemplo, é o que ocorre quando um vendedor chega diretamente para você e diz que está oferecendo um produto, que existe uma empresa que executa tais serviços, entre outras coisas.
Porém, com a digitalização das estratégias, foi preciso entender que existem ações que são passivas e ativas. Até porque, muitos clientes não gostam de ser abordados a todo momento. Por isso, atualmente temos o inbound e o outbound.
Então, algumas das técnicas são:
- publicidade, seja na TV, no rádio, em impressos ou na internet;
- ligações de telemarketing;
- algumas modalidades de e-mail marketing;
- campanhas de anúncios no Google e nas redes sociais.
Quais as vantagens do outbound marketing?
Será que vale a pena apostar em uma estratégia de outbound marketing? Depende do seu modelo de negócio, de quem é seu público ideal e dos resultados que você quer atingir. Além disso, também é preciso considerar quais técnicas, exatamente, você irá utilizar.
Veja só alguns benefícios desse tipo de modelo de divulgação.
Diversificação de canais
Essa é uma estratégia válida, principalmente, para empresas que têm presença tanto no on-line quanto no off-line. Mas nada te impede de apostar em ações que envolvem o campo físico, mesmo que o seu negócio seja 100% digital.
É o caso do uso do telemarketing para oferecer serviços. Dependendo do seu público, essa é uma técnica bastante válida de prospecção e pode gerar resultados bastante positivos.
O mesmo vale para propagandas. Desde que o seu cliente ideal consuma com bastante frequência determinada mídia, o investimento também pode te fazer atingir novas oportunidades.
Feedback dos clientes
Já parou para pensar que muitas ações são executadas, mas às vezes é difícil mensurar o quão assertivas elas são para o público? Com as estratégias de outbound, é mais fácil conseguir esse tipo de validação.
A abordagem direta dá ao consumidor em potencial a oportunidade de responder na hora e diretamente, ou de ao menos demonstrar — ou não — o interesse de conhecer mais. Com isso, é possível entender quais aspectos da técnica estão funcionando e de que maneira eles poderiam ser melhorados.
Isso vai permitir ajustar linguagem e tom de voz, além de encontrar a melhor forma de lidar com os seus leads de prospecção.
ROI mais acelerado
O outbound marketing é um conjunto de estratégias que trazem resultados de forma mais rápida — diferente do inbound, que conta com ações que devem ser analisadas a longo prazo. O ROI (retorno de investimento), então, acaba aumentando de forma acelerada.
Afinal, o seu público começa a ser abordado diretamente assim que as campanhas são colocadas em ação.
Dicas para implementar o outbound marketing
Então, o que é preciso para começar a traçar uma estratégia de outbound? Veja só algumas dicas que irão te ajudar!
Identificação da sua persona
Uma persona — ou um avatar — é a construção de um perfil ideal de cliente. Esse é o primeiro ponto que você deve ajustar antes de começar qualquer tipo de estratégia de marketing, seja o outbound ou não.
Afinal, saber exatamente quem é o seu público ajuda a criar um plano de ações muito mais assertivo e com maiores possibilidades de obter resultados positivos para a empresa.
Algumas das informações mais importantes para mapear são:
- geolocalização;
- segmento de trabalho;
- áreas de interesse;
- faixa etária;
- classe social;
- em caso de empresas, ticket médio, número de funcionários, área de atuação, etc.
Integração com outras estratégias de marketing
Apesar dos benefícios apresentados, nem sempre é possível obter os resultados desejados porque, antes de tudo, essa é uma postura considerada, muitas vezes, invasiva.
Alguma vez já recebeu ligações de empresas oferecendo serviços e achou um absurdo esse tipo de abordagem? Exatamente por isso é preciso ir com cautela. Uma das formas de selecionar leads de prospecção é, inclusive, entender se o perfil que você está procurando é receptivo para esse tipo de abordagem.
Vender para empresas, por exemplo, costuma ser mais fácil usando telefonemas, já que, em geral, existe uma área de atendimento que cuida dessa parte. Porém, com o consumidor final é preciso sempre ter cuidado para não ser invasivo.
Integração com outras estratégias de marketing
Se você está pensando em implementar o outbound marketing, também é preciso mencionar que ele nem sempre funciona sozinho. Principalmente por conta dos problemas de contato relatados acima, é importante equilibrar com outras atividades, como é o caso do inbound.
Uma dica interessante é usar as estratégias de prospecção do outbound e trabalhar os leads usando o inbound — por exemplo, usar a mídia paga para aumentar as visualizações de uma landing page de um e-book.
Ou o contrário: usar o inbound para aquecer um prospect de outbound — nesse caso, trabalhar os leads que não foram favoráveis ao contato direto com materiais ricos.
Gostou de saber mais sobre outbound marketing? Então veja só essas dicas de como divulgar o seu trabalho!