Sabia que 76% dos consumidores olham para a presença online antes de visitar fisicamente uma empresa? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Visual Objects. E, com esse único dado, já é possível avaliar a importância de construir sua presença digital, não é mesmo?
Para completar, vamos a outro exemplo de estudo que aponta a necessidade das companhias estarem no ambiente virtual: segundo o relatório do Google, nove em cada dez brasileiros pesquisam online antes de comprar.
Com isso, podemos entender que se a sua companhia não está no ambiente online, ela provavelmente não será encontrada pelos clientes e, consequentemente, não será considerada durante a jornada de compra.
Esse é um cenário problemático para o negócio, concorda?
Para não enfrentá-lo, é preciso aprender como criar uma presença digital eficiente, que leva mais compradores até sua empresa.
O que é presença digital?
A presença digital de uma empresa é o conjunto de elementos que envolvem o nome da companhia, com seus produtos e serviços, no ambiente virtual. Isso inclui como ela se posiciona nos canais de comunicação, mas também o tipo de conteúdo produzido sobre ela, por outras pessoas.
Por exemplo, as avaliações de clientes sobre os produtos fazem parte do seu posicionamento digital, queira você ou não.
Comentários, publicações em redes sociais, fóruns e outras plataformas, como o Reclame Aqui, também constituem a presença digital de uma empresa.
No início da popularização da internet, era comum encontrar empreendedores com receio disso, justamente pelo medo de receber comentários negativos em seus canais.
Contudo, com o tempo, foi possível perceber que as críticas seriam inevitáveis e que estar presente facilita a gestão e a solução de problemas com clientes.
É por isso que, hoje, quando falamos sobre esse assunto, não estamos apenas nos referindo às ações de marketing, mas também de suporte e atendimento.
Esse conjunto, quando bem gerenciado, melhora a experiência dos compradores com a marca, fidelizando quem já fez negócios com ela e atraindo novas pessoas.
Como construir uma presença digital? 10 passos para ter sucesso
Construir presença digital da sua marca envolve:
- Criar um site
- Desenvolver conteúdo relevante
- Investir em SEO
- Fazer e-mail marketing
- Criar canais de atendimento em tempo real
- Ser ativo nas redes sociais
- Responder com velocidade
- Monitorar o que é dito sobre sua marca
- Desenvolver parceria com influenciadores
- Anunciar online
Entenda como aplicar cada etapa, a seguir.
1. Crie um site
A criação de um site é o primeiro passo rumo à construção da presença online.
O canal apresenta a marca, seus produtos e serviços, oferece informações sobre contato e, ainda, conta um pouco sobre a história da marca.
Além disso, a plataforma é essencial no desenvolvimento de outras estratégias, como a criação de anúncios pagos e bons resultados de SEO.
Como veremos ao longo deste material, o SEO é uma estratégia que visa ranquear as páginas do site e blog da empresa nas primeiras posições de uma pesquisa feita no Google.
Já os anúncios pagos precisam de uma página de destino confiável, que apresente informações relevantes e estimule a manutenção do relacionamento.
Vale a pena ainda destacar que ele é um importante canal de geração de leads.
Se o objetivo for vender online, seu site pode ser um e-commerce que apresenta suas mercadorias e faz todo o procedimento de pedido e pagamento.
Atualmente, é fácil e econômico ter um site (ou uma loja virtual) seguro e bem construído.
Não é sequer necessário contratar desenvolvedores, designers e programadores.
Por meio do criador do site da GoDaddy, você mesmo pode montar um site, seguindo nosso passo a passo e usando nossos modelos editáveis.
Aliás, é possível comprar e usar um domínio próprio, que é o endereço do canal, com o nome da sua empresa, em poucos passos.
No vídeo abaixo, mostramos o passo a passo de como criar um site de maneira rápida, segura e superfácil.
E, se quiser iniciar um e-commerce, também pode fazer isso com a ferramenta de criação de loja virtual da GoDaddy.
#2 Desenvolva conteúdo relevante
Ao aprender como criar presença digital, vale destacar a possibilidade de apresentar sua marca, construindo e fortalecendo a imagem do negócio.
Outros propósitos envolvem engajar o público e criar um relacionamento sólido entre a empresa e seus potenciais compradores.
Não podemos esquecer que o posicionamento online facilita o direcionamento dos consumidores rumo às fases finais da jornada de compra, a partir da aplicação de uma série de estratégias, entre elas a produção de conteúdo.
Por isso, implementar uma estratégia de marketing de conteúdo permite mostrar ao mercado o que é sua empresa e como ela pode ajudar os clientes a alcançar seus objetivos e resolver necessidades.
O resultado é a construção de uma imagem positiva e reconhecível, como uma empresa que oferece mais do que produtos e serviços, agregando valor aos clientes.
#3 Invista em SEO
Como dissemos acima, o SEO é um conjunto de ações que visa otimizar as páginas de sites e blogs, melhorando o posicionamento delas nos resultados de buscas, em canais como o Google.
O resultado é que mais pessoas tendem a clicar no link da sua página, aumentando o volume (e a qualidade) do tráfego orgânico no site.
De maneira bem simples, podemos considerar que o aumento do tráfego gera um potencial aumento das taxas de conversão e venda, além de estreitar o relacionamento entre o usuário e a empresa.
Como vimos na introdução deste artigo, a grande maioria das pessoas fazem pesquisas online antes de realizar uma compra.
No caso, o Google é a maior plataforma de buscas do mundo. Isso significa que estar bem posicionado em pesquisas relacionadas, é uma boa forma de gerar negócios.
Entre os benefícios que o SEO pode oferecer na criação de presença digital de uma empresa estão:
- aumento da visibilidade nos mecanismos de busca;
- geração de tráfego qualificado;
- construção de autoridade e relevância.
Leia mais sobre o assunto no artigo: “Dicas de SEO que todo empreendedor pode usar”
#4 Faça e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma econômica de manter o relacionamento com pessoas que já conhecem sua empresa e compartilharam o contato.
Podem ser antigos clientes ou mesmo leads gerados a partir da implementação de estratégias de captação.
A ferramenta permite conversar diretamente com cada contato da sua base, estreitando o relacionamento com os clientes.
Na busca por esses resultados, crie um plano e ação que considere o envio regular de conteúdo relevante, informativo e personalizado por e-mail.
Evite materiais compartilhados em massa e use ferramentas de segmentação da base de leads, tornando seu conteúdo mais valioso aos contatos que o recebem. Isso tende a ampliar as taxas de abertura, cliques e conversão.
Por sinal, é preciso ter ferramentas que te ajudem a executar sua campanha, entre elas o Pacote de Marketing da GoDaddy, com o qual é possível enviar e-mails mais estratégicos à sua base de leads e ter acesso a relatórios que vão te ajudar a otimizar seu resultado.
#5 Crie canais de atendimento em tempo real
O atendimento eficiente é essencial na construção da presença digital eficiente.
Segundo um relatório da Zendesk, 72% dos clientes querem atendimento imediato, além disso, 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que recebem.
Isso significa que não basta uma estratégia de marketing e vendas eficiente, é preciso saber interagir e responder às demandas dos compradores.
A fórmula é criar espaços de comunicação direta em locais em que seus clientes estão, por exemplo, redes sociais, WhatsApp e site (por meio de chat e chatbots).
Também é necessário oferecer um atendimento integrado, em que ele possa começar a se comunicar por uma ferramenta e terminar na outra, sem precisar repetir as informações.
A centralização dessa comunicação e a oferta de múltiplos canais, melhora a experiência do comprador e impulsiona a qualidade do posicionamento online.
#6 Seja ativo nas redes sociais
As redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Twitter, LinkedIn e outras, oferecem uma oportunidade única de fortalecer a identidade da marca.
A empresa pode compartilhar sua história, valores, cultura e diferenciais, apresentando a personalidade da marca por meio de conteúdo, construindo uma identidade sólida e gerando conexão emocional.
Na prática, as redes sociais facilitam a interação direta com seguidores, permitindo o compartilhamento de conteúdo relevante e valioso, que envolve e engaja, estreitando esse relacionamento e criando um contato digital de qualidade.
Mas tenha cuidado para não transformar sua rede em um panfleto virtual. Ou seja, evite publicar apenas conteúdos de venda de produtos ou serviços e invista em materiais que auxiliem os clientes no dia a dia.
Fazer isso aumenta o interesse das pessoas no seu perfil e esse engajamento fortalece o relacionamento, cria proximidade e aumenta a confiança na marca.
Lembre-se também de responder comentários, mensagens e menções, tirar dúvidas e fornecer suporte ao cliente.
No vídeo abaixo, compartilhamos mais algumas dicas estratégicas de sucesso com as redes sociais. Também fazemos alguns alertas sobre erros comuns que devem ser evitados. Vale a pena assistir!
#7 Responda com velocidade
A velocidade é uma das características inatas da internet e do relacionamento estabelecido a partir dela.
Estamos conectados o tempo todo, queremos respostas rápidas e odiamos esperar.
Quando a comunicação é com uma empresa, essas características se tornam ainda mais acentuadas.
Na prática, isso significa que, se uma empresa demora muito a responder, buscamos seu concorrente ou perdemos o interesse que antes estava latente.
Logo, se você é gestor de um negócio e está em busca de construir uma presença digital de qualidade, precisa criar uma estratégia de suporte que ofereça respostas rápidas e de qualidade.
Uma das formas de fazer isso é por meio de sistemas de atendimento que centralizam todos os canais de comunicação em um único lugar. Dessa forma, sempre que um cliente entrar em contato, você é notificado e pode responder sem demora.
Outra opção é usar chatbots com inteligência artificial que interagem com seus compradores e oferecem o retorno que eles precisam 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
Não está preparado para implementar esse tipo de recurso? Então, é necessário ficar atento, evitando perder mensagens por meio de recursos mais simples.
Por exemplo, instale o WhatsApp e suas redes sociais em um celular de trabalho e ative as notificações.
#8 Monitore o que é dito sobre sua marca
Sua marca pode ser citada em muitos outros lugares, além dos que elencou como parte da estratégia de comunicação. É necessário acompanhar essas menções.
Ferramentas como Google Alerts funcionam muito bem nesse gerenciamento. Elas enviam notificações sempre que a marca ou o nome da empresa for marcado ou citado em algum lugar da internet. Dessa maneira, é possível ver o que foi dito sobre ela e responder.
Nunca se esqueça de interagir com esse tipo de marcação, seja oferecendo suporte, respondendo a reclamações ou participando da conversa.
É dessa forma que a sua marca mostra que está presente e se preocupa com o cliente.
Considere que alguém deixou um comentário negativo sobre seu produto no Twitter, você pode responder, solucionar a demanda, oferecer a troca da mercadoria e transformar uma experiência ruim em uma boa lembrança.
Entretanto, se não há um monitoramento das menções à sua empresa, um comentário negativo atinge mais pessoas e a reputação da sua marca é abalada, além de perder o cliente ignorado.
A ideia por trás dessa estratégia é que o consumidor não sabe onde sua companhia tem ou não tem um canal oficial de comunicação. Na internet, é você quem tem que garantir que ele será ouvido e atendido, independentemente de onde estiver.
#9 Faça parceria com influenciadores
Influenciadores tendem a atingir um grande público e ter um certo grau de autoridade e credibilidade. Logo, associar sua marca a essas pessoas é uma estratégia de marketing bem interessante e visa aumentar o alcance e a visibilidade da empresa.
Busque influenciadores que se comuniquem com seu público e compartilhem dos mesmos valores que sua empresa.
A propósito, se a sua organização tem atuação regional, aposte nos influenciadores locais.
Se ainda tem dúvida se essa parceria rende frutos para o fluxo de caixa, saiba que pesquisas como a divulgada pelo Sebrae mostram que 73% dos brasileiros já compraram influenciados por alguma personalidade digital.
#10 Anuncie online
Anúncios online permitem segmentar o público que recebe suas mensagens, aumentando seu alcance sobre o perfil de cliente ideal.
O resultado é uma maior inserção da marca entre as pessoas com potencial de se tornar compradoras e, quem sabe, promotoras dos seus produtos e serviços.
Entre os canais de anúncio que devem estar em seu radar estão:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- TikTok Ads.
Entenda quem é o cliente ideal, liste suas características, escolha as plataformas de anúncio e comece a reforçar a imagem online.
Leia também: Personas — saiba como a definição de personas pode ajudar suas vendas
Gerenciar tudo isso pode parecer um grande desafio, mas se você tem ao seu lado as ferramentas certas, sem dúvida, isso aumenta as chances de sucesso, facilita o controle e garante a realização de cada ação de maneira eficiente.
É por isso que te convidamos a fazer um teste gratuito do Pacote de Marketing Digital da GoDaddy. Ele reúne todas as ferramentas necessárias para que sua pequena empresa se mantenha conectada aos seus clientes.
Conheça nossas funcionalidades e comece hoje mesmo a criar e gerenciar redes sociais, anúncios, e-mails e avaliações, tudo em um só painel.
E, para colocar a sua empresa de vez no mapa digital, use nosso criador de sites. Aqui, você tem tudo o que precisa: domínio, hospedagem, layout e mais! Não perca mais tempo e comece grátis!