Você tem um site na internet e deseja fazer alterações específicas nele, como mudança do serviço de hospedagem ou introdução de novos subdomínios para blogs ou lojas virtuais? Então você precisa entender o que é propagação de domínio.
Para que essas mudanças sejam processadas, é preciso fazer uma mudança no registro DNS de um site. Caso você não saiba, DNS é a sigla para Sistema de Nomes de Domínio.
Essa é a ferramenta responsável por traduzir o endereço de IP que associa um site ao servidor em um nome de domínio digitável e fácil de memorizar pelo público.
Graças ao sistema DNS você não precisa digitar uma sopa de números na barra de navegação para acessar nosso site. Para isso, basta inserir https://www.godaddy.com/pt-br.
O sistema faz tradução desse nome de domínio ao nome de IP ao qual ele está associado. Dessa forma, é possível encontrar o site no servidor torná-lo acessível ao usuário a partir do seu navegador.
Portanto, quando você faz alguma alteração no seu site, há uma mudança no registro DNS. E a propagação de domínio é justamente o tempo que essa mudança leva até que ela seja carregada e esteja visível no dispositivo do usuário.
Quer entender melhor como esse fenômeno funciona na prática e como acelerar a propagação de domínio do seu site? Então confira o conteúdo até o fim!
O que é a propagação de domínio?
Imagine que você vai ligar para um amigo. Ele possui um aparelho com um número para fazer a ligação para outras pessoas, não é mesmo? Para conseguir ligar para ele, você precisa saber o número do aparelho para que o seu possa fazer a ligação.
Assim como nesta comparação, o endereço de IP de um site deve ser de conhecimento do servidor para que o endereço seja relacionado e esteja conectado a ambos.
Como vimos mais acima, o papel do DNS é justamente fazer essa relação do endereço do IP no servidor de hospedagem do site com o nome de domínio. Assim, é possível que o usuário acesse o site ao digitar a URL na barra de navegação.
Entretanto, muitos sites podem fazer alterações no registro de DNS. Quando essa alteração é feita, há um espaço de tempo para que ela seja concretizada e reconhecida no navegador do usuário. Esse tempo é o que chamamos de propagação de domínio.
Imagine, por exemplo, que você é proprietário de um site e deseja inserir um subdomínio para um blog. Ao realizar esse procedimento e inserir o ícone para o blog no menu do site, essa atualização só deverá aparecer depois de um tempo.
O mesmo acontece quando acontece uma migração de hospedagem. O acesso ao site com os novos servidores só se processará no dispositivo do usuário após o tempo de propagação de domínio.
Outro exemplo conhecido: muitas empresas e projetos diversos mudam de nome com o decorrer do tempo e isso também pode afetar o endereço do seu site.
A propagação de domínio, nesse caso, se manifesta quando se processa essa comunicação para direcionar um novo endereço para o site em questão.
Como consultar a propagação de domínio DNS?
Durante o processo, é comum surgirem algumas dúvidas. Afinal, parece algo muito técnico. Porém, pode ser mais simples do que você imagina. Por exemplo, como consultar a propagação de domínio DNS e o tempo que ela leva para ser processada?
Não existe uma ferramenta capaz de prever ou acompanhar esse processo. Entretanto, este processo geralmente leva de 24h a 72h até ser concluído.
Caso aconteça algum problema técnico, ele pode até demorar mais e gerar problemas de acesso para os usuários.
Por isso, se for realizar uma mudança estratégica que possa acarretar em erro de propagação de domínio, é preciso se preparar com antecedência. Lembre-se também de que essa é uma estimativa, pode ser que seu domínio seja propagado antes do que imagina!
Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o tema,Caso conte com o suporte especializado da GoDaddy, terá muita facilidade em cada passo. Desde a compra do seu domínio, até as personalizações do seu servidor de hospedagem.
O que é um erro de propagação de domínio?
Um erro de propagação de domínio acontece quando esse intervalo de atualização do DNS demora mais do que a média, que é de 24h a 72h. Isso pode acontecer por uma série de fatores:
- cache de informações DNS que armazenam dados para acelerar o carregamento das páginas podem atrapalhar, pois eles precisam ser expirados antes que o DNS atualize;
- TTL (Time to Live), recurso que indica quanto tempo as informações em DNS mantenham-se armazenadas antes de expirar;
- erros de digitação na configuração de domínio;
- problemas em servidores raiz e autoritativos, pois a informação atualizada passa por eles antes de serem direcionadas ao DNS dos usuários. Qualquer erro no caminho pode atrasar todo o processo.
Então, caso você se pergunte como acelerar a propagação de domínio DNS, a dica está em evitar erros de configuração de servidores, principalmente no raiz e autoritativo, como também em associar um tempo de expiração baixo para o TTL.
Isso propicia que as informações antigas sejam mais rapidamente expiradas e atualizadas.
Gostou de entender mais sobre a propagação de domínio? Saber que pode ser simples escolher um novo endereço para seu site e fazer a alteração dá mais autonomia ao seu projeto, não é mesmo?
Conte com a GoDaddy e tenha um site de referência em relação aos seus concorrentes!