ArtigosCategoria

O que são domínio e subdomínio? Quais as diferenças? Entenda!

Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Se você está começando a marcar presença no mundo on-line, então você precisa entender o que é domínio e subdomínio. Esses dois termos são muito importantes para aqueles que desejam ter seu próprio site e otimizar páginas para o marketing digital.

Alguns marinheiros de primeira viagem no mundo digital podem se perguntar: posso ter dois sites com o mesmo domínio? A resposta é não! Um domínio é único e exclusivo de apenas um site. 

Entretanto, é justamente para solucionar esse problema que você precisa entender o que é um subdomínio e para que é usado. Com ele, você conseguirá resolver o desafio de associar duas páginas diferentes ao mesmo nome de domínio e sem confundir o seu público.

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos tirar as possíveis dúvidas que você tem sobre o tema e explicar toda a composição de um endereço da Internet. Continue a leitura!

Conheça os domínios da GoDaddy!

O que são domínio e subdomínio?

Entenda o que é e para que serve o domínio

Primeiramente, o que é o domínio de um site? Ele é basicamente o nome e endereço de um site ou, em outras palavras, a URL pela qual ele será reconhecido e acesso por um usuário a partir da barra de navegação. Por exemplo, o nome de domínio do site da GoDaddy Brasil é godaddy.com/pt-br

Ele é composto pelo nome principal e personalizado definido pelo dono do site e complementado pelas extensões de domínio, que podem ser:

  • .com
  • .net
  • .edu
  • .br
  • e por aí vai!

Cada nome de extensão indica alguma característica específica do site, como segmento de atuação e localização geográfica. 

Nós já te ensinamos a melhor forma de escolher o seu nome de domínio, que normalmente está associado ao seu próprio negócio ou aos produtos e serviços que oferece.

Pesquisa de nome de domínio

O que é subdomínio?

E o que é e para que serve o subdomínio? Ele é uma espécie de prefixo adicionado ao nome de domínio principal de um site para segmentar páginas e direcionar o usuário para ambientes específicos dentro do mesmo IP de hospedagem.

O subdomínio, por exemplo, pode encaminhar o usuário para um blog associado a um site principal. Ele é diferenciado do endereço original por aquela porção de letras que fica antes do primeiro ponto, muitas vezes o famoso “www”. 

Além de redirecionamento para blog, ele também pode ser utilizado para a loja virtual de uma marca ou até mesmo para edições territoriais de um site. Se uma marca norte-americana tem presença comercial no Brasil, ela pode inserir um br.nomedosite.com como subdomínio para direcionar para uma página em língua portuguesa.

E como identificar um subdomínio? A forma mais fácil de identificar um subdomínio é por meio da introdução do prefixo. Por exemplo, se uma URL é representada por loja.nomedosite.com, isso quer dizer que ela é um subdomínio para a loja virtual da marca.

Ou se você se deparar com o endereço suporte.nomedosite.com, isso significa que esse é um subdomínio segmentado para o suporte e atendimento ao cliente.

É possível utilizar quaisquer palavras para compor o seu subdomínio que estejam relacionadas a áreas específicas do site, diferentes da composição principal.  

É possível criar até 100 subdomínios diferentes para cada domínio existente e também pode-se acrescentar níveis de subdomínios: info.fotos.dominio.com. Legal, não?

Entenda por que sua marca precisa de um blog para alavancar a presença digital:

Como criar um subdomínio com a GoDaddy?

Entendido o que é domínio e subdomínio? Então vamos aprender como criar um subdomínio com a GoDaddy!

Você pode criar um registro de subdomínio no arquivo de zona do DNS para um domínio registrado com a GoDaddy. 

Afinal, os subdomínios nada mais são do que um tipo de prefixo de domínio, como blog.seusite.com, que usam um registro A para direcionar para um endereço IP. Para adicionar um subdomínio que direcione a um nome de domínio, adicione um CNAME.

Veja o passo a passo:

  1. faça login na Central de Controle de Domínios da GoDaddy;
  2. selecione o nome de domínio da lista para acessar a página Configurações de domínio;
  3. em Configurações avançadas, selecione Gerenciar DNS;
  4. abaixo da seção Registros, selecione Adicionar;
  5. no menu suspenso Tipo, selecione A;
  6. a seguir preencha os campos de:
  • Host: o nome do host, ou prefixo, do subdomínio. Por exemplo, blog.seusite.com, caso queira criar um blog;
  • Direciona para o endereço IP definido como destino do host. No geral, refere-se ao endereço IP de uma conta de hospedagem que inclui o site do seu subdomínio;
  • TTL: o período pelo qual o servidor deve armazenar a informação. Por padrão, o TTL é definido como 1 hora;

Depois clique para salvar o registro e aguarde até 48 horas para que todas as alterações do DNS entrem em vigor.

Qual é a diferença entre os subdomínios?

A diferença principal entre eles está na forma como são apresentados pelos buscadores, como o Google. Os subdomínios são considerados como relacionados ao domínio, mas não parte dele.

Por esse motivo, se você deseja lançar algo novo para o seu negócio pode ser vantajoso ter um subdomínio do que criar um domínio novo, que ainda não tem tráfego. Porém, para quem deseja criar um blog para levar mais pessoas ao site, é mais interessante criar uma pasta ou subdiretório.

Quais as outras partes do endereço web? 

Um endereço na web é composto por subdomínio, domínio, TLD e ccTLD. O TLD é a categoria do domínio, também conhecida como extensão. É uma sigla para o termo em língua inglesa “top level domain”, que em português significa domínio de primeiro nível.

O TLD mais conhecido do mundo é o “.com”, mas existem vários outros com objetivos diferentes. O “.org”, por exemplo, é normalmente usado por organizações sem fins lucrativos, já o “.me” para sites pessoais.

O ccTLD também é uma sigla inglesa, o “country code top level domain”, que significa código de país de domínio de primeiro nível. O seu uso é opcional, mas facilita bastante na hora de identificar a origem de um website. Cada país do mundo tem um código próprio já preestabelecido. No Brasil, como você já deve ter visto o mais usado é o .com.br.

Um domínio e subdomínio .com são melhores para SEO?

Provavelmente sim. Não é uma regra, mas pelo fato do “.com” existir há tanto tempo, ele é mais comum para os mecanismos de pesquisas. Isso não quer dizer que domínios diferentes não sejam pesquisáveis, mas, o .com acaba sendo a opção mais popular. Somando isso a uma URL amigável, as chances da sua marca ficar bem posicionada são maiores.

Agora que você sabe tudo sobre os componentes de um endereço na web, já pode começar e colocar o seu site no ar agora mesmo.

Código para pesquisar nome de domínio

Além de te ajudar com o registro de domínio e subdomínio, a GoDaddy também oferece planos de hospedagem diversos e eficazes de acordo com a demanda do seu site!