Quem tem um site, independentemente do nicho, precisa seguir a máxima de que: o usuário é o centro de tudo. O que significa que todas as páginas devem garantir uma navegação fácil e intuitiva. Nesse cenário, alguns conceitos surgem e muitos se confundem. É o caso de dois termos que abordaremos ao longo deste guia que visa explicar qual é a diferença entre UX e UI.
Já adiantamos que ambos estão relacionados, mas não significam a mesma coisa, possuindo atribuições diferentes no trabalho de uma empresa.
Contudo, antes de listamos as diferenças, vamos conhecer as semelhanças, afinal, os dois têm como foco o design de produtos digitais e a qualidade das interações da marca com o usuário.
Ou seja, eles desempenham papéis complementares na criação de uma experiência digital eficaz e agradável.
Dito isso, seguimos para entender mais detalhes sobre o que eles são, qual diferença entre UX e UI e mostrar o papel de cada um deles.
Logo, nosso convite é que você continue lendo este artigo e aproveite todas as dicas para se tornar uma autoridade na internet!
O que é UI e UX?
Para entender a distinção entre UI e UX, nada melhor do que conferir uma descrição detalhada sobre cada um deles, não é mesmo? Então, vamos lá!
O que é UI?
UI é a sigla para User Interface ou, em português, Interface do Usuário.
O método se concentra nos elementos visuais e interativos que compõem a experiência do usuário com um produto ou serviço digital.
Tudo o que é desenvolvido pelo UI é usado para desenvolver uma área de interação, capaz de direcionar as pessoas a executarem determinadas ações.
Então, vamos supor que você tenha um e-commerce, certo? Logicamente a intenção é sempre fazer com que os usuários comprem seus produtos ou serviços. É nesse ponto que entra a técnica de User Interface.
Para isso, um profissional de UI design vai pensar em elementos como:
- cores;
- fontes;
- imagens;
- tipos de botões, etc.
Todos elementos que direcionam as pessoas às compras.
O design de UI se concentra:
- na aparência estética;
- na disposição das informações;
- em cores;
- na tipografia e outros aspectos visuais do produto.
A UI também abrange a organização e a disposição dos elementos na tela, garantindo que os usuários possam navegar e interagir de forma eficaz.
Resumindo, o UI liga um usuário a um produto ou serviço por meio de uma interface.
O que é UX?
UX ou User Experience ou, traduzindo para o português, significa experiência do usuário.
Suas práticas se concentram na otimização da experiência global de um usuário e na sua jornada.
Até o final dos anos 80, essa técnica era desconhecida para a grande maioria dos profissionais. Foi Donald Norman, um especialista em usabilidade que ajudou a difundir os estudos.
No início, o UX era usado mais para a criação de interfaces, mas vale destacar que o termo abrange muito mais pontos.
O objetivo é entender todo o comportamento do usuário para então desenvolver soluções que estejam alinhadas a essas condutas e deixem o caminho mais fluido, sem barreiras, gargalos ou interrupções.
O resultado é um cliente mais satisfeito ao longo e ao final do contato com a marca, que pode acontecer por meio de um site, produtos ou serviços.
No caso de um site, então, além de escolher um layout agradável, é necessário responder questões, como: quais cores provocam boas sensações nos clientes? E ainda, como deixar a navegação mais simples, rápida e prazerosa em quaisquer dispositivos?
Para que tudo isso aconteça, o UX envolve a compreensão das necessidades, expectativas e desejos dos usuários, bem como a criação de soluções que atendam a essas necessidades.
Qual a diferença entre UX e UI?
A diferença entre UX e UI está no fato de que o primeiro se concentra na experiência global e na jornada do usuário, enquanto o UI se dedica à criação dos elementos que compõem essa experiência. Logo, o UI tem uma visão micro enquanto o UX possui uma ação macro.
Em outras palavras, o UI pensa em soluções para o usuário dentro de uma interface específica.
Já o UX trabalha para que a persona tenha satisfação com o site como um todo.
Como aplicar o UI e UX no seu site?
Entendido o que é UI e UX, seguimos para compreender o passo a passo para aplicar essas metodologias.
Conheça sua persona
Conhecer a sua persona é imprescindível e para isso você precisa saber muito mais do que a idade, gênero sexual e preferências dela.
Mas, também, quais são as dores que ela precisa resolver e como é o seu comportamento dentro de páginas virtuais.
Para isso, investigue o seu público. Realize pesquisas pessoalmente ou faça-as on-line.
Quanto mais informações você tiver, maior será a assertividade das suas ações.
Otimize o seu site
Outra dica muito importante é apostar na otimização do seu site. Com o Search Engine Optimization, que significa Otimização para Ferramentas de Busca (SEO), é possível deixar as páginas mais rápidas e navegáveis para desktop e dispositivos móveis.
Crie conteúdo de valor
Pegando carona no SEO, a criação de uma boa experiência para os usuários que chegam aos canais da sua empresa também propõe a criação de conteúdos para todas ou, ainda, os principais departamentos ou categorias do seu site.
Aliás, essas ações não só melhoram a experiência do usuário, como ajudam as páginas a aparecer nos motores de busca.
Os benefícios do UI e UX
Agora que você já conhece a diferença entre UX e UI podemos começar a observar algumas semelhanças, entre elas, as vantagens oferecidas pelos dois métodos.
Ambos proporcionam muitos benefícios para os seus negócios digitais. O primeiro deles é a conquista e a fidelização dos clientes. A partir desses pontos, é possível ter muito mais acessos e, claro, conversões.
A seguir, listamos outros benefícios que investir em UI e UX pode trazer para sua empresa:
- retenção de usuários e clientes, afinal, uma boa experiência mantém as pessoas engajadas e aumenta a probabilidade de retorno;
- aumento da conversão: melhorias na usabilidade e no design podem levar a um aumento das vendas, geração de leads e outras conversões importantes para o negócio;
- lealdade do cliente: sim, uma boa experiência tende a ampliar seus números de retenção e fidelização de compradores. Como vimos, mesmo com as diferença entre UX e UI, ambos proporcionam melhores experiências para usuários;
- redução do volume de pedidos de suporte: uma interface intuitiva reduz a necessidade de suporte ao cliente, pois os usuários podem resolver problemas por conta própria;
- análise e melhoria contínua: A coleta de dados sobre o comportamento do usuário pode fornecer insights valiosos para melhorar constantemente o produto, e mais.
Sem contar que você passa a ter todas as armas para sair à frente da concorrência.
Para ter acesso a todas essas vantagens, você precisa ter ferramentas que te auxiliem a melhorar a experiência do cliente, considerando as diferenças entre UX e UI e atendendo às suas múltiplas demandas.
Nesse sentido, te convidamos a conhecer as soluções digitais da GoDaddy, especialmente nosso criador de sites, que oferece tudo o que você precisa para ter um site que oferece uma excelente experiência aos visitantes.
Conheça o criador de sites da GoDaddy e crie um site gratuito, otimizado para dispositivo móvel e veja ele alavancar seu desempenho.