ArtigosCategoria

Qual a melhor linguagem de programação para sites? [GUIA 2023]

Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Já se perguntou qual a melhor linguagem de programação para sites? Existem vários tipos que podem ser utilizados para a realização de um projeto. São formas distintas de construir as páginas da web e que se adequam melhor a algumas finalidades que outras.

Se você está pensando em construir um site e tem dúvidas sobre qual seria a forma mais adequada de fazê-lo, veja só estas dicas que a GoDaddy selecionou para te ajudar!

Conheça o Criador de Sites da GoDaddy!

O que é uma linguagem de programação?

Antes de mais nada, você sabe o que é e qual a utilidade de linguagem de programação para sites? Elas representam distintos códigos capazes de construir páginas na internet que realizam várias funções — exibir conteúdos, produtos, vídeos, imagens, entre outras formas de disseminação de informações on-line. 

Cada uma delas tem objetivos, qualidades, facilidades e dificuldades diferentes. O desenvolvedor web precisa, então, ter o conhecimento de vários desses “idiomas” para que possa realizar seus projetos. 

As linguagens mais comuns são:

  • Java — faz configurações simples em sites e, principalmente, aplicativos;
  • JavaScript — versão que originou do Java e consegue desenvolver páginas mais elaboradas, com conteúdos que interagem entre si, multimídia, entre outras coisas;
  • CSS — mecanismo responsável pela adição de estilos em documentos web, em um mecanismo de cascatas;
  • PHP — possui um sistema de códigos abertos, que não requer licenciamentos, e é uma das linguagens mais simples, sendo recomendada para programadores iniciantes;
  • HTML — essa linguagem de marcação de hipertexto é a forma mais básica de construção de páginas na web;
  • Python — linguagem de programação muito versátil e bastante utilizada em aplicações web, soluções complexas, jogos, cursos de lógica de programação;
  • C e C++ — é uma das primeiras linguagens web ensinadas em cursos de Ciência da Computação. É muito utilizada no desenvolvimento de jogos, editores de texto e editores de imagem, entre outras finalidades, como gerenciamento de memória, ponteiros e programação orientada a objetos;
  • Ruby — é uma linguagem de programação fácil, legível, de sintaxe simples e também orientada a objetos. É bastante utilizada para o desenvolvimento de aplicações web e possui código aberto (open source).

Além dessas, existem outras formas de elaborar os códigos, como .NET, ASP, Perl, Go e afins.

E qual a melhor linguagem de programação em 2023? 

Em termos de utilização e popularidade, o Analytics Insight coloca o JavaScript em primeiro lugar, com mais de 12.4 milhões de desenvolvedores ativos. Em seguida, vem o Python (9 milhões), o Java (8.2 milhões), o C + + (6.3 milhões) e em quinto lugar o PHP (6.1 milhões).

Entretanto, o CSS e o HTML continuam como prioridades para qualquer profissional interessado em aprender desenvolvimento de sites.

Qual a melhor linguagem de programação para sites? E a mais poderosa?

Muitos se perguntam qual a melhor e mais poderosa linguagem de programação para sites. Em termos de desempenho, a C e a C++ são utilizadas para codificação de sistemas e criação de jogos. Mas, no universo do desenvolvimento de sites, apontar a melhor linguagem de programação não é possível. 

Deve-se considerar que há uma variedade de códigos que servem para funções distintas e complementares. Sendo assim, cada linguagem é complementar à outra ou, ainda, possui uma função completamente diferente.

A propósito, a linguagem web ideal é aquela que se adequa ao tipo de projeto que está sendo desenvolvido. Inclusive, é válido ressaltar que, para cada questão que o programador encontrar, existem, também, inúmeras formas de resolver.

Nesse sentido, existem três linguagens que são amplamente utilizadas na criação de sites. São elas:

  • HTML;
  • CSS;
  • JavaScript. 

Confira alguns cenários possíveis no desenvolvimento de um site e como utilizar cada uma delas para tratar estas situações de desenvolvimento.

Páginas estáticas

Sabe quando você entra em uma página com conteúdo institucional — quem somos, missão e valores, produtos e serviços oferecidos, informações de contato etc? 

Essas são consideradas estáticas porque não requerem atualizações constantes, rotatividade de dados, criação de mecanismos de visualização elaborados e outros recursos.

Para esse caso, o mais recomendado é utilizar a linguagem de programação para sites HTML ou CSS. Ambos os tipos conseguem fornecer ao profissional os elementos básicos para a criação da página, já que elas são bastante simples — muitas vezes não contam nem com arquivos de multimídia, como imagens.

Este também é o caso das landing pages, “páginas de aterrissagem”, um recurso muito utilizado pelo marketing digital para a obtenção de mais leads e o aumento na taxa de conversão de um site.

Páginas com rotatividade de conteúdo

Por outro lado, há sites que precisam de configurações mais complexas para que seja possível criar estruturas que permitam maior rotatividade. É o caso de blogs e portais de notícia, que atualizam periodicamente e precisam de projetos que possam oferecer aos usuários as formas de visualizar melhor esses conteúdos.

Nessa situação, o uso do PHP se torna mais comum. Afinal, ele permite maior dinamismo na criação de códigos e pode ser trabalhado diretamente junto ao servidor.

Aliás, este é o mesmo caso para os geradores de conteúdo e as lojas virtuais. Se você tem a intenção de abrir um e-commerce, por exemplo, essa é a melhor linguagem de programação para utilizar. Inclusive, é possível fazê-lo por meio do WordPress, já que essa plataforma faz a criação de sites com base no PHP.

Redes interativas

Você já parou para pensar em qual tipo de linguagem de programação se usa para a criação de plataformas sociais de interação, como Facebook, Twitter e os serviços do Google, como YouTube e Gmail? 

Para esse tipo de projeto, utiliza-se o JavaScript. Essa modalidade é conhecida por viabilizar a criação de estruturas que facilitam não apenas a navegação dos usuários, mas a utilização de sistemas de redes sociais.

Aplicativos mobile

Possuir versões do site que sejam mobile friendly às vezes não é o suficiente, pois não conseguem oferecer toda a praticidade possível para aqueles que têm a tecnologia na palma das mãos. 

A criação de aplicativos é, então, uma ótima saída para melhorar a experiência do usuário e torná-lo mais próximo da marca. E, para isso, recomenda-se tanto o Java quanto o JavaScript, que são os favoritos para essa finalidade. 

Gostou de saber qual a melhor linguagem de programação para sites? Maravilha! Mas você sabia que é possível criar um site do zero, mesmo sem nenhum conhecimento técnico de desenvolvimento web?

O Criador de Sites da GoDaddy oferece todos os recursos necessários para que você crie um site profissional sem maiores dificuldades. Além de ferramentas simples e intuitivas de arrastar e soltar, a plataforma oferece uma vasta biblioteca de templates já prontos para você personalizar e customizar as páginas do jeito que desejar!

Comece gratuitamente agora mesmo e tire seu projeto do papel!