Dados de resultados de mídia social são muito importantes para quem quer estabelecer metas e ter boas noções de como escalonar seus objetivos. Em termos de mídia paga, é ainda mais necessário ter tais informações, pois elas afetam diretamente o que se busca em termos de ROI (retorno sobre o investimento)
São muitas as ferramentas que permitem mensurar e obter dados específicos a respeito dos resultados de mídia social em diversos níveis, de posts a campanhas inteiras. Se você quer realmente entender como suas estratégias estão performando nas diferentes mídias sociais, precisa conhecer essas ferramentas e começar a mensurar seus resultados!
O que é mídias social?
Antes de falar sobre métricas, é importante saber o que é mídia social. Trata-se plataformas que permitem a conexão entre usuários. Ou seja, são sites de relacionamento que permitem compartilhamento de imagens, textos, vídeos, entre outras coisas, além de contar com ferramentas de troca de mensagens, seguidores ou outras formas de adicionar uma rede de contatos.
O principal objetivo da também chamada social media é a interação. A ideia é que todos os que têm uma conta tenham a possibilidade de comentar, curtir, compartilhar — ou outra ferramenta interativa disponibilizada pela plataforma.
Identifique os seus principais indicadores de resultados de mídia social
Campanhas, pagas ou não, são feitas com alguns objetivos, e os resultados de mídia social devem refletir o sucesso e acertos da estratégia ou os erros e fracassos, que precisam ser revistos e repensados para uma próxima tentativa.
Dessa maneira, o melhor jeito de mensurar é entender quais indicadores você deve levar em conta, que influenciam a sua campanha e devem constar nos relatórios mensais e/ou semanais. Mas, afinal, como fazer isso?
Defina o objetivo de sua campanha
Se você só está soltando postagens e anúncios em suas redes sem pretensão nenhuma, pare. Independentemente de qual seja, deve haver um objetivo! Pode ser para gerar conhecimento de marca, para fazer a audiência crescer, testar uma nova maneira de publicar e gerar conteúdo ou, claro, fazer vendas.
Seja qual for o objetivo, defina-o antes de tudo, ou suas campanhas não terão a mínima razão para existir.
Entenda no que sua campanha deve reverter em números
Pense assim: em relação ao seu objetivo, quais números que sua campanha deve afetar? Um exemplo: se você está fazendo uma campanha de engajamento, detalhes como as curtidas, os compartilhamentos e até mesmo os comentários são importantes, e devem sofrer alterações após a entrada das novas postagens no circuito, certo?
Vale apontar que, no caso das redes sociais, isso deve ser pensado com cautela. Suponha que o seu objetivo seja aumentar vendas. Mesmo que os resultados de mídia social não tragam exatamente vendas diretas, é importante levar em conta quantas foram as visitas ao seu site e, claro, quantas vendas vieram após isso, assim você saberá se a postagem foi relevante para a conversão.
Não ignore as informações restantes
Dica rápida: não é porque você decidiu quais são os principais KPIs para sua campanha que você deve ignorar as demais informações, ok? Pense que algumas delas podem influenciar diretamente os seus indicadores e ajudar a encontrar possíveis falhas no planejamento.
Monitore os resultados de mídia social
Os resultados de mídias sociais podem oscilar muito, por diversos motivos. Por essa razão, você deve monitorá-los de perto, com frequência. Confira algumas dicas:
Crie uma rotina de análise
Caso a sua campanha tenha duração de dois meses, por exemplo, você vai verificar os números uma vez por mês? Não! O ideal, nesse caso, seria pelo menos semanalmente, pois assim é possível verificar mudanças e, se necessário, corrigir ainda durante a campanha alguns erros que podem causar quedas nos valores.
Monte uma rotina para análise dos dados, ou configure alguma ferramenta para fazer isso por você. Não deixe de verificar com frequência os números das redes, ou você pode ter grandes problemas de resultado por pura falta de atenção.
Comece a traçar paralelos entre as redes
Você usa mais de uma rede para divulgar suas campanhas? Caso positivo, monitorar os resultados na frequência certa pode ajudá-lo a rever os investimentos para buscar o maior ROI.
Nem sempre a primeira ideia a respeito dos resultados de mídias sociais é a melhor, pois nunca sabemos ao certo como a campanha irá performar diante do público. Sendo assim, o ideal é comparar os números e, então, decidir onde vale investir mais do orçamento.
Não se apegue a métricas de vaidade
Quando você pensa em resultados de mídias sociais, o que vem à sua cabeça? Curtidas, compartilhamentos, seguidores? Para campanhas de engajamento e conhecimento de marca, que posteriormente trarão mais resultados para vendas, elas são úteis.
Porém, você não deve nem se apoiar nem achar que tudo vai bem porque esses números estão altos. O seu concorrente pode ter 300 seguidores a menos, e você acha que seu negócio está muito em alta nas redes, mas ele vende 300 mil a mais por mês, entende?
Portanto, sempre leve em conta como as mídias sociais estão impactando métricas importantes para seu negócio, como a taxa de conversão, o CAC (Custo de aquisição de clientes), o número de cliques em sua página, o valor investido por conversão, entre outros.
Tenha em mente que, independentemente do que você faça nas redes, os resultados de mídia social devem, em algum momento, trazer um retorno para seu investimento! Caso contrário, você só estará, de certo modo, “pagando” por seguidores, likes e compartilhamentos.
Gostou de entender mais sobre como mensurar seus números nas redes e aproveitar melhor esses dados para sua empresa? Confira outros artigos sobre o tema no blog da GoDaddy!