Você já ouviu falar no segmento de revenda de hospedagem? Ainda não? Pois saiba que esse é um excelente segmento para pessoas que buscam ganhar uma renda extra na internet e até para empresas B2B que desejam criar sites para seus clientes.
Assim como no mercado imobiliário, invista em infraestruturas de servidores robustos para fornecer aos seus clientes planos menores e mais atrativos para hospedar sites.
Em resumo, o empreendedor atua como intermediário para opções de hosting personalizadas para interessados armazenarem seu domínio com condições especiais.
Esse é um método popular para ganhar dinheiro sem sair de casa, assim como a compra e venda de domínios que se valorizam com o tempo.
Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura até o fim!
O que é hospedagem de sites?
Caso você não saiba, a hospedagem de sites é o processo de alugar um espaço em servidor para armazenar e processar as informações de um site na internet.
Vamos explicar essa situação por meio de uma analogia. Esse serviço é similar ao aluguel de uma casa, só que o inquilino desse espaço é o site, enquanto o imóvel é o próprio servidor em que o site está hospedado.
Nesse sentido, existem diversos planos de hospedagem que podem ser contratados de acordo com as necessidades de segurança, performance e armazenamento do site que será criado.
De maneira geral, esse serviço é adquirido junto a um provedor de hospedagem, como é o caso da GoDaddy. Entretanto, também pode ser comprado por um intermediário que deseja oferecer condições personalizadas de hospedagem para o seu cliente final.
E é esse processo que chamamos de revendas de hospedagens. Assim como a revenda de domínios para site, esse serviço de intermediação é uma excelente oportunidade para fazer uma grana extra e propiciar condições simplificadas e customizadas para o site de seu cliente.
Mas, afinal, como funciona a revenda de hospedagem de sites? Para que perfil de empreendedores esse negócio é interessante? Quais são as melhores soluções do mercado e qual levar em consideração na hora de abrir seu serviço de revenda?
Essas e outras questões serão respondidas neste guia completo que nós da GoDaddy preparamos sobre o tema. Ficou curioso? Então continue a leitura até o fim!
Saiba mais sobre hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo do YouTube da GoDaddy:
O que é revenda de hospedagem de sites?
Revenda de hospedagem de sites consiste na aquisição de planos de hospedagem por pessoas ou empresas interessadas em atuar como intermediadores na revenda desse serviço para um cliente final.
Essa modalidade de empreendimento contempla tanto pessoas que desejam fazer uma renda extra na internet, como também empresas, em especial agências de comunicação, interessadas em criar sites para seus clientes na internet.
Apesar desse serviço ser ativado a partir de um plano de hospedagem original de um provedor terceiro, o intermediário também pode customizar uma marca própria associada ao serviço.
O intermediário é quem gerencia o painel de controle do plano e subdivide as funcionalidades do plano em pacotes menores para contemplar uma maior variedade de clientes.
Portanto, a revenda de hospedagens é uma excelente solução para os empreendedores que querem trabalhar no ramo, mas não têm conhecimento necessário ou interesse em lidar com questões técnicas de configuração e suporte da infraestrutura de servidores.
Nesses casos, o problema técnico é repassado pelo cliente final ao intermediador, que, por sua vez, consegue solucioná-lo junto ao suporte do provedor de hospedagem.
Esse serviço é bastante similar ao de revenda de nomes de domínio. A diferença é que, no segundo caso, a compra e venda de domínios funciona mais como uma espécie de investimento.
O investidor compra um nome de domínio com potencial de valorização no decorrer do tempo e consegue revendê-lo por um preço maior no futuro. Saiba mais detalhes sobre como investir em nomes de domínio com a GoDaddy!
Tanto quanto a hospedagem, o domínio também é fundamental para a publicação de um site na internet. Saiba mais no vídeo abaixo:
Como funciona a revenda de hospedagem de sites?
Agora que você entendeu o conceito de revenda, veja como funciona a revenda de hospedagem de sites a partir de um exemplo ilustrativo da atuação de uma agência de marketing.
- Uma agência de marketing é responsável por criar e gerir a estratégia digital de uma marca de perfume na internet;
- Mais do que criar um plano de divulgação da marca, também é responsável desenvolver os sites da empresa de perfume, como a página institucional, o blog e a loja virtual para funcionar como canal de venda;
- Como essa agência de marketing não tem expertise em desenvolvimento web e gerenciamento de hospedagem de site, decidiu contratar o serviço de um provedor de hospedagem para fazer a revenda como intermediária para seus clientes;
- Dessa forma, a agência consegue gerenciar o plano de revenda contratado para oferecer opções de site e hospedagem customizadas de acordo com as necessidades do cliente da agência;
- A agência terá autonomia para configurar o painel de controle e subdividir o plano em pacotes menores para cada tipo de cliente diferente. Um e-commerce com muito acesso, por exemplo, conta com pacotes mais robustos, enquanto pequenas marcas contam com espaço menor no servidor e reduzida capacidade de processamento;
- No final das contas, a agência de comunicação consegue desenvolver o site e uma estratégia de marketing digital mais completa para seus clientes — e sem precisar lidar com questões técnicas de programação e desenvolvimento web.
Portanto, o serviço de revenda de hospedagem, mais do que uma oportunidade de renda extra para pequenos empreendedores, também serve como uma nova opção de receita e expansão do portfólio de serviços para empresas B2B.
Como gerenciar a revenda de hospedagem no cPanel?
E como os intermediários conseguem gerenciar a customização de pacotes de hospedagem para seus clientes? A ferramenta ideal nesse processo é o cPanel, o mais famoso e utilizado gerenciador de hospedagens de site disponível no mercado.
Essa plataforma é extremamente simples e intuitiva, o que facilita bastante o trabalho de quem deseja configurar funcionalidades da hospedagem e, claro, criar pacotes customizados para oferecer aos seus clientes.
Mas como fazer esse gerenciamento? Confira o passo a passo abaixo:
- Faça login na página cPanel do plano de hospedagem contratado junto à provedora;
- Na seção “pacotes de hospedagem”, você tem acesso às principais funcionalidades para customizar os pacotes de hospedagem dos seus clientes de forma personalizada e de acordo com as necessidades deles;
- Nesse painel, você define as particularidades do pacote que está criando, como largura de banda, capacidade de armazenamento em gigabytes, protocolos de segurança, integração com contas de e-mail e muito mais.
Além do pacote, é também possível criar contas específicas para gerenciamento por parte dos clientes. Por exemplo, se uma agência de comunicação conta com três domínios associados à sua conta (blog, e-commerce e site institucional), a partir dela é possível gerir esses três espaços de forma organizada.
No cPanel, procure uma opção semelhante à “conta de revenda” — lá, você pode customizar essas contas de acordo com as peculiaridades de cada cliente.
Para adicionar diversos domínios a uma mesma conta, basta que seu cliente faça login na sua conta e acesse a aba “domínios”. Lá, mais do que adicionar novos domínios, ele também pode inserir subdomínio, diretórios e redirecionamentos nos sites.
Por fim, vale salientar que processos mais simples, como configurações básicas do cPanel, o próprio serviço de revenda de hospedagem pode ajudar seus clientes a solucionar. Em casos mais complexos, é melhor contar com o suporte do provedor.
Como revender hospedagem de sites?
Afinal, como revender hospedagem de sites? Para colocar seu novo projeto em prática, é preciso consultar quais são os principais provedores de hospedagem no mercado.
Mais do que essa consulta, é preciso que o provedor escolhido de fato tenha uma alternativa de revenda em seu portfólio de produtos, pois essa é uma solução de apenas algumas marcas do mercado.
O ideal é buscar um ponto de equilíbrio entre o preço mais baixo e os melhores benefícios de acordo com as necessidades do projeto de intermediação.
Por exemplo, se você for um empreendedor solo que pretender vender planos de hospedagem apenas para pequenos clientes com projetos digitais menos ambiciosos, busque os planos mais básicos.
Entretanto, se você administra uma agência de marketing ou qualquer outro negócio B2B que precise fornecer sites e serviço de hospedagem para clientes com um ticket médio mais alto, busque soluções mais completas, que ofereçam:
- alto poder de processamento e largura de banda para evitar instabilidades e quedas de serviço;
- protocolos de proteção mais avançados, além de firewall, backups periódicos e varreduras contra malwares com o intuito de proteger os dados do cliente;
- alta capacidade de armazenamento em disco, principalmente se o projeto é oferecer revenda de hospedagens para grandes e-commerce ou sites de streamings;
- provedor com suporte técnico eficiente e assertivos para resolver problemas técnicos com velocidade.
Escolhido o provedor ideal, agora é só receber as instruções de uso e dar continuidade ao gerenciamento das contas e domínios dos seus clientes de acordo com a demanda e a capacidade do pacote de hospedagem escolhido.
Qual a melhor revenda de hospedagem de sites?
E então, qual a melhor revenda de hospedagem de sites disponível no mercado? Se você procura uma solução completa que atende a todas as necessidades e orçamentos, que tal dar uma olhada nas condições de revenda da GoDaddy?
Além de uma estrutura ampla e completa de planos de hospedagem para todos os tipos de site, pequenos ou grandes, a GoDaddy oferece outros produtos de seu portfólio para fazer parte do pacote de revenda, como:
- o Criador de Sites para criar interfaces atrativas e profissionais para seu site com apenas alguns cliques e com o suporte de uma biblioteca de templates 100% customizável;
- nomes de domínio, para que o revendedor atue como um intermediário de venda de nomes de domínio para seus clientes;
- configuração de e-mail profissional integrado ao domínio do site;
- Certificado SSL e protocolos de segurança diversos, etc.
Saiba tudo sobre Certificado SSL e como manter o site seguro com tecnologia criptográfica:
Em suma, o programa de revendedores da GoDaddy oferece toda a infraestrutura necessária para que seus clientes fortaleçam sua presença digital com um site que exalta beleza, credibilidade e performance!
Focando no tema do nosso artigo, conheça os principais planos de hospedagem da GoDaddy e veja qual das opções melhor se adequa ao que você deseja oferecer aos clientes do seu novo projeto!
Temos opções de servidores dedicados e VPS para aqueles que buscam grande capacidade de armazenamento e processamento de dados, como também espaços em servidores compartilhados para sites com menor número de acessos e menor demanda de arquivos.
E então, você é um empreendedor interessado em revenda de hospedagens e leu nosso conteúdo até o fim? O que achou do artigo? Tiramos todas as suas dúvidas? Esperamos que sim!
Para se manter atualizado com os melhores artigos sobre presença digital, criação e gerenciamento de sites, além de segurança na internet, acompanhe o conteúdo do blog da GoDaddy!
Até a próxima!