Estar presente no ambiente digital já é praticamente uma obrigação para empresas dos mais variados segmentos e setores. Porém, é preciso ir além para estar no topo da lista de sites nos mecanismos de busca. Acredite, você quer estar no topo. A lógica é simples, quem aparece primeiro, ganha mais dinheiro. Essa é a importância do SEO. Parece uma boa ideia, não é mesmo?
Um estudo da Relevance, uma comunidade virtual que conta com mais de 40 mil profissionais de marketing de conteúdo revelou que quem está na primeira posição do Google, por exemplo, recebe cerca de 18% de todo o tráfego para a palavra buscada. O segundo lugar, por sua vez, recebe 10%.
Negócio virtual e a importância do SEO
Você já compreendeu a importância do SEO para conseguir alcançar uma boa posição junto aos mecanismos de busca, mas deve estar se perguntando: como fazer isso com o meu negócio on-line? Bom, existem algumas boas práticas de SEO que você deve seguir para chegar lá.
É preciso lembrar que, se você está buscando ter sucesso on-line, não pode ignorar o fato de realizar algumas implementações importantes de SEO logo no momento do desenvolvimento das páginas. Confira algumas dicas:
- defina URLs amigáveis — nada de números ou datas, o usuário deve bater os olhos na URL e entender do que aquela página trata;
- crie conteúdo relevante — o conteúdo e o SEO estão sempre andando lado a lado. Escrever bem atrai mais usuários, mais usuários trazem mais clicks e mais clicks são ótimos para o seu site;
- trabalhe com linkagem interna — dessa forma, você garante que os usuários continuarão navegando pelo seu site;
- use meta tags — as meta tags são invisíveis aos olhos dos leitores, mas bastante importante para os robozinhos dos mecanismos de busca. São elas que definem o que é o título da página e também seus subtítulos, sempre de maneira hierárquica. É possível visualizá-las no código fonte da página;
- tempo de carregamento — o tempo que sua página demora para carregar também é levado em consideração na hora de definir a relevância daquele site. Portanto, busque sempre fazer testes de velocidade para entender onde pode melhorar;
- site responsivo — muito dos acessos da web nos dias de hoje são realizados por meio de dispositivos móveis. Portanto, oferecer um site responsivo já é uma obrigação;
- certificados SSL — você sabia que o Google identifica os sites que não contam com certificados de segurança? Isso mesmo! Se você não instalou um SSL, isso estará estampado para qualquer um que te encontrar neste mecanismo de busca.
Estas são apenas algumas boas práticas que revelam a importância do SEO para qualquer site nos dias de hoje. Existe uma infinidade de implementações diferentes que também contribuem para sua posição frente aos mecanismos de busca.
Tráfego orgânico versus tráfego pago
Existem duas maneiras diferentes de fazer com que seu site apareça nos primeiros lugares dos mecanismos de busca: de forma orgânica e de forma paga. O pago é feito por meio de links patrocinados, ou seja, você paga para seu site aparecer na frente para determinadas palavras-chave. Porém, o usuário sabe que aquele é um link pago, e por isso tem menos visibilidade.
A importância do SEO vem do trabalho realizado para que você tenha ascensão orgânica, muito mais relevante aos olhos de quem pesquisa do que a paga.
Se está buscando mais dicas de SEO para seu site continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil!