ArtigosCategoria

Como resolver segurança de e-mail: conceito, vantagens e dicas

Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos
segurança de email

Não é novidade para ninguém que ter um domínio personalizado e profissional de e-mails para seu negócio é um diferencial competitivo e tanto em tempos de transformação digital, não é mesmo? Mas, para além de contar com essa ferramenta, é preciso também com carinho na segurança de e-mail.

Só em 2023, 94% das empresas sofreram ataques de phishing, que consiste na utilização de páginas e links falsos com fins fraudulentos por cibercriminosos

Além disso, 91% dos negócios passaram por algum tipo de vazamento de dados. Essas informações são da Egress Email Security Risk Report.

Mas, afinal, como resolver segurança de e-mail para prevenir que hackers não interceptem o grande volume de dados sensíveis que circulam diariamente sobre seu negócio?

Nesse conteúdo, preparamos um guia para que você entenda melhor o que é segurança de e-mail, quais são os maiores riscos desse canal e quatro boas práticas para se proteger adequadamente. 

Confira!

O que é segurança de e-mail?

Segurança de e-mail nada mais é que um conjunto de práticas cujo objetivo é garantir a integridade e proteção de acessos e dados sensíveis que circulam no ambiente digital de um e-mail corporativo.

Diferentes eixos de proteção constituem a segurança de e-mail, como a criptografia de dados para blindar as mensagens, assim como boas práticas na geração de senhas fortes, filtro de spam e, claro, na aquisição de um domínio profissional.

O domínio profissional com o nome da marca logo após o @ dá ainda mais credibilidade e segurança aos negócios.

Afinal, o elemento identifica tanto companheiros de organização, quando as mensagens são trocadas internamente, como reconhece oficialmente a empresa junto ao cliente em uma interação de e-mail marketing ou SAC.

Os dois dados apresentados logo na introdução mostram como a vulnerabilidade ao phishing e o vazamento de dados precisam estar entre as principais prioridades das empresas no que tange o gerenciamento das relações via e-mail.

Vale salientar que a preocupação com a segurança de e-mail é um processo em constante amadurecimento e está bem longe de chegar ao fim, uma vez que os ataques cibernéticos, ano após ano, tornam-se mais sofisticados e complexos.

Além disso, o constante treinamento de boas práticas junto aos colaboradores é fundamental para que a segurança corporativa se alinhe a cada um deles.

Em suma, tanto os softwares quanto a percepção dos usuários precisam estar sempre alertas e evoluindo para garantir essa proteção.

Confira algumas dicas de segurança na internet para obter mais insights sobre o tema:

Como resolver segurança de e-mail?

A partir dessa introdução, separamos 5 métodos de como resolver segurança de e-mail de forma eficiente e coordenada em uma empresa. Confira nossos exemplos.

1. Conte com um certificado de segurança de e-mail

O Certificado de segurança SSL é uma ferramenta de proteção que criptografa todas as transferências de dados entre um navegador e o servidor de hospedagem.

O certificado de segurança de e-mail tem os mesmos princípios de funcionamento do utilizado na proteção de sites. 

Enquanto nos sites há uma cobertura criptográfica entre o navegador do usuário e o servidor onde está o domínio, no caso do correio eletrônico a criptografia reveste a comunicação entre o servidor do e-mail e o cliente dos usuários desse domínio. 

Essa intervenção garante que todas as mensagens trocadas sejam legíveis apenas pelo destinatário, o que impede a interceptação de seu conteúdo por hackers.

Como atualizar o certificado de segurança de e-mail pelo C-Panel? 

Caso você tenha um serviço de hospedagem de e-mail profissional com a GoDaddy, o passo a passo é o seguinte:

  1. Vá até a seção “segurança” no seu C-Panel;
  2. Clique em “SSL/TSL”;
  3. Acesse “Gerenciar SSL para o seu site (HTTPS)”
  4. Em “Gerenciar sites SSL”, defina o domínio que deseja gerenciar;
  5. Cole o conteúdo do seu arquivo SSL, da chave privada SSL e do Pacote de Autoridade de Certificação no espaço disponível;
  6. Clique em “Instalar Certificado”.

Saiba mais sobre Certificado SSL NO vídeo abaixo:

2. Gere senhas fortes

Parece trivial e batido, mas salientamos esse pedido sempre que possível. Em uma empresa, o ideal é que uma autoridade de TI competente seja a responsável pela disponibilização de senhas de acesso ao e-mail profissional de cada um dos colaboradores.

Dessa forma, é possível garantir que todas as senhas são fortes o suficiente para manter a segurança não só de cada um dos colaboradores, mas também da informação que eles tenham que lidar.

Em geral, as senhas devem conter:

  • mistura entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • números e letras;
  • caracteres especiais;
  • não seja óbvia;
  • de preferência, que seja aleatória.

3. Eduque colaboradores com as melhores práticas

Práticas de phishing, por exemplo, acontecem a partir da solicitação de senhas e outras informações sensíveis por cibercriminosos a partir de perfis falsos.

Eles geralmente se camuflam por trás de uma marca oficial por meio de uma página ou template fake para convidar o usuário a cair no golpe.

Por isso, a educação para lidar com esse tipo de situação, além de outros códigos de conduta para manter a discrição e segurança de dados, é fundamental.

Cada colaborador que utiliza o e-mail profissional de uma empresa tem uma parcela de responsabilidade da organização como um todo, por isso, implemente treinamentos e projetos de capacitação periódicos. 

4. Invista em proteção contra malware

Conte com softwares eficientes e confiáveis de varredura antimalware, além de firewalls que protejam os servidores do e-mail contra a ação de invasores.

Essas tecnologias promovem monitoramento em tempo real para interpelar prontamente qualquer ação suspeita.

A sugestão vale para a gestão de conteúdo de spam, que são aquelas mensagens suspeitas e não requisitadas de anunciantes. 

Monitore e gerencie cada uma dessas interações com relação a malwares para não atrapalhar o fluxo de trabalho corporativo. 

5. Invista na plataforma de e-mail certa

Por fim, que tal contar com um serviço de correio eletrônico profissional de qualidade para garantir a segurança de e-mail da sua empresa?

Conheça os serviços de e-mail profissional da GoDaddy e veja como implementar no seu negócio domínios e hospedagens de qualidade, que ainda oferecem os seguintes recursos:

  • filtragem de spam e segurança de dados de nível mundial;
  • certificado SSL com criptografia de dados;
  • alta capacidade de armazenamento;
  • domínio personalizado;
  • organização de reuniões e tarefas colaborativas pelo Microsoft Teams.

Impulsione a segurança de e-mail na sua empresa com a ajuda da GoDaddy!