ArtigosCategoria

Entenda a diferença entre site estático e dinâmico + a melhor opção!

Tempo de leitura:6 min
Nadjine Terhoch

Se você é heavy user da internet ou simplesmente interessado pelo tema, com certeza já ouviu falar sobre os conceitos de site estático e dinâmico. Porém, será que conhece e entende quais são as diferenças entre ambos? Confira abaixo e descubra qual é o melhor para sua casa virtual!

O que é um site?

Primeiramente, vale a pena entender o que é um site, ainda que todos conheçam o conceito na prática. Um site é uma coleção de páginas organizadas e localizadas em um servidor virtual. Ele pode ser estático ou dinâmico. Veja só as diferenças!

O que significa um site estático?

Um site estático é aquele que não conta com ferramentas de gerenciamento para alterações, mudanças ou reformulações realmente significativas de conteúdo, sem alteração do código fonte.

Isso significa que, caso você deseje realizar esse tipo de modificação em um website estático, precisará de um profissional que tenha conhecimento de linguagens de programação, como CSS, JavaScript, PHP ou mesmo HTML.

E onde se utiliza site estático? Esse formato é recomendado para páginas que não demandam atualizações constantes, como o site institucional de empresas e as lojas virtuais com catálogo de produtos estável e reduzido, dentre outros.

O que é um site com conteúdo dinâmico?

E o que é um site dinâmico? Ao contrário do estático, ele permite que sejam realizadas constantes alterações de conteúdo, como a criação de páginas, mas sem a necessidade de alteração no código fonte por parte de um profissional da área.

Também chamado de site gerenciável, o site dinâmico conta com um sistema de gerenciamento integrado, possibilitando a realização de alterações por meio de um CMS (Content Management System), como o WordPress (dica extra: veja planos e preços da Hospedagem WordPress).

Muitas pessoas fazem o site dinâmico PHP, ou seja, por meio de uma das linguagens mais usadas na atualidade. A vantagem de utilizar PHP é que ele possui código aberto, uma grande comunidade de desenvolvedores para trocar informações e uma vasta documentação na internet.

E onde se utilizar o site dinâmico? Esse modelo é uma ótima pedida para portais de notícias ou blogs de marcas, isto é, páginas que precisam ser alimentadas constantemente com novos conteúdos. 

Em tempos de marketing de conteúdo e do poder do tráfego orgânico, contar com um blog é uma barata e excelente estratégia para atrair novos clientes de forma espontânea por meio de conteúdos de qualidade e, assim, desenvolver uma comunidade mais engajada.

Diferença de site estático e dinâmico: qual o melhor?

Se você chegou até aqui em busca de saber o que escolher entre site estático e dinâmico, a resposta é: depende. A escolha varia conforme os objetivos que se tem com essa página na web.

Quando o assunto são sites dinâmicos, as simples customizações são a principal vantagem. A mesma característica é, consequentemente, a principal desvantagem de um site estático.

Porém, o custo de desenvolvimento de um site gerenciável é consideravelmente mais alto do que o de um site estático. Mas é preciso lembrar que você precisará de um profissional sempre que quiser fazer alguma modificação.

De qualquer forma, um site estático pode se tornar um dinâmico no futuro, o que não exclui as possibilidades de mudança, caso você ache necessário. 

E como converter site estático em dinâmico? Para isso, será necessário mudar a engenharia do site por intermédio de linguagens técnicas de programação, o que pode demandar a ajuda de um profissional da área.

O fato é que, independentemente de querer um site estático ou dinâmico, você pode contar com o Criador de Sites da GoDaddy para ter um espaço digital profissional, bonito e com boa performance.

Ele oferece uma biblioteca de templates personalizáveis para você criar seu próprio site de forma simples, rápida e sem a necessidade de conhecimentos técnicos de programação de sites.

Qual é a diferença entre site e blog?

Essa dúvida é bastante frequente quando estamos falando sobre sites, pois muitos empreendedores confundem e acham que é a mesma coisa. A melhor maneira de esclarecer a diferença entre eles é explicando as divergências entre site estático e dinâmico.

Afinal, um site estático requer um conteúdo mais estável e pouco atualizado, como os de sites institucionais. Já os sites dinâmicos demandam atualizações constantes e periódicas, como é o caso dos blogs.

O site institucional da sua marca deve reunir informações sobre a empresa e o escopo oferecido. Veja alguns dos itens que ele pode apresentar:

  • quem somos;
  • produto ou serviços;
  • missão, visão e valores;
  • contato;
  • se for um e-commerce, também pode disponibilizar um link com o catálogo de produtos para as pessoas comprarem.

Por outro lado, o blog tem uma proposta diferente, que é a de levar ao público da marca diversos conteúdos sobre o segmento da empresa. Para exemplificar, uma empresa de maquiagem pode ter um site falando sobre a marca, um site para vender os produtos e um blog para comentar sobre as tendências, técnicas de maquiagem, como escolher os produtos certos etc.

Geralmente, os blogs são hospedados em sites dinâmicos, como o WordPress que citamos anteriormente. É muito importante utilizá-lo como forma de estabelecer uma relação com os clientes e trazer novos leads por meio dos conteúdos publicados no blog.

O mais legal é que GoDaddy oferece uma série de planos de hospedagem que contemplam tanto um site estático, quanto um site dinâmico. Além disso, o Criador de Sites da GoDaddy fornece interfaces diversas para que você construa o layout do site, seja ele institucional, loja online, blog e muito mais.

Veja mais detalhes:

Aprendeu agora o que é site estático e dinâmico? Para mais conteúdos informativos como esse, fique de olho no nosso blog. Até a próxima!