Site fora do ar é um dilema que muitas empresas enfrentam, mas é um problema passível de solução e que se pode evitar. Como? A resposta passa pela compreensão dos motivos que levam à falha e pela adoção de medidas de segurança.
Nesse sentido, é importante destacar que, apesar de prejudicial, é uma situação comum. Até mesmo grandes companhias já tiveram que recuperar sites fora do ar. Essa situação pode ocorrer por questões internas ou por um problema no provedor de serviços de computação em nuvem (como aconteceu com vários veículos de comunicação no mundo), por exemplo.
Então, como saber se o site está fora do ar? Quais ferramentas contribuem para a identificação do problema e quais são as possíveis soluções? Confira como melhorar a experiência do seu público e garantir mais estabilidade para seu site!
Entenda o problema: o que significa um site fora do ar?
Um site fora do ar significa que as páginas virtuais de uma empresa, governo ou pessoa estão indisponíveis para acesso. Ou seja, existe algum problema que impede o carregamento total ou parcial dos conteúdos, o que prejudica o user experience (UX), ou experiência do usuário.
É fundamental entender que um site fora do ar não é algo que “acontece”. Aceitar esse tipo de situação é dar margem para que seus visitantes se sintam mal ao tentar navegar em sua página da web e criem uma rejeição à sua marca.
Veja, também, 4 dicas para aprimorar a experiência do usuário do seu site. Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o UX Design.
Principais motivos que deixam um site fora do ar
Podemos listar como possíveis causas de instabilidade da sua casa digital:
- falha no código do site, especialmente quando o site tem uma estrutura confusa, pesada ou com trechos desnecessários;
- erros de redirecionamento de Uniform Resource Locator (URL), isto é, do endereço da página;
- instabilidade do servidor. O ideal é que o tempo de atividade (uptime) seja superior a 90% para evitar falhas no carregamento das páginas;
- erro de Domain Name System (DNS), que converte os Internet Protocols (IPs) em nomes legíveis (por exemplo, seusite.com.br). Nesse caso, a falha pode impedir que os usuários encontrem o seu site;
- problemas de conexão à internet por parte do usuário;
- sobrecarga do servidor, o que exige atenção no momento da escolha;
- manutenção inadequada do servidor;
- ataques de negação de serviço (DDoS).
Prejuízos de um site fora do ar para um negócio online
Os prejuízos para um negócio online são significativos. Entre os principais problemas que podem acontecer estão:
- perda de clientes, já que há impedimento no acesso ao site;
- queda no tráfego e nas vendas, com diminuição do faturamento;
- danos à reputação da marca devido à redução da confiança dos clientes;
- diminuição da credibilidade, inclusive a longo prazo, se a instabilidade na conexão for recorrente;
- perda de posicionamento nas posições dos mecanismos de busca;
- desindexação dos buscadores.
Em outras palavras, mais do que perder clientes, você pode prejudicar a relação com os usuários. Ainda pode ter problemas no ranqueamento, isto é, as técnicas de Search Engine Optimization (SEO, ou otimização para motores de busca) não trarão os resultados esperados.
Em situações mais graves, seu site pode ser até desindexado dos buscadores justamente pela péssima experiência dos usuários. Nesse caso, todo o esforço investido acaba perdido.
Como saber se o site está fora do ar? Ferramentas e técnicas
Se você quer saber se o site está fora do ar, precisa utilizar ferramentas específicas que realizam testes de conectividade e DNS. Essas soluções podem ser gratuitas e contar com outros recursos, como a verificação de comentários de usuários ao redor do mundo.
Confira, agora, algumas ferramentas que ajudam a saber se o site está fora do ar:
- DownDetector: você insere a URL do site e recebe informações sobre a acessibilidade na web, inclusive com indicação de comentários de usuários;
- Fora do Ar: testa o acesso a partir da simulação de visitantes e diferentes servidores;
- Website Planet: monitora a acessibilidade do site em tempo real.
Além dessas ferramentas conhecidas, você também pode utilizar algumas técnicas para fazer experimentos próprios. Como dono do site, você pode testar pelo prompt de comando e executar com o recurso ping. Nesse caso, faça o seguinte:
- selecione Windows + R (Windows) ou Command + Espaço (Mac);
- pesquise CMD (Windows) ou Terminal (Mac) e dê enter;
- digite “ping seudominio.com.br”, mas retire as aspas.
A partir deste comando, você pode ver as estatísticas do ping para saber se o site está fora do ar ou acessível para todos.
Como usuário, também existem algumas técnicas básicas que podem ajudar. Algumas das dicas são limpar o cache, trocar de navegador, verificar a conexão com a internet e reiniciar a rede.
Com a GoDaddy, você tem uma hospedagem de sites rápida e confiável, com uptime de 99,9%, certificado Security Sockets Layer (SSL)** gratuito e alto desempenho.
Meu site está fora do ar, o que fazer? Soluções e recuperação
Quando surge a dúvida “Meu site está fora do ar, o que fazer?”, é sinal de que algo precisa de atenção imediata. Nessa hora, agir rápido faz toda a diferença para restaurar a acessibilidade e preservar a experiência do usuário. Veja a seguir as melhores ações para resolver o problema:
Converse com o seu provedor de hospedagem
Entre em contato com a empresa e veja se há algum problema. Pode ser, até mesmo, uma atualização da linguagem de programação, o que gera a impossibilidade da conexão.
Leia também: Confira 5 formas diferentes de saber onde um site está hospedado e entenda como interfere no bom desempenho
Verifique a validade do domínio
Outra opção é verificar a validade do domínio. Em muitos casos, ultrapassou o prazo e a URL expirou. Nesse caso, você deve renovar. Essa informação fica disponível no painel de controle da conta de hospedagem.
Analise as configurações de DNS
Avalie se o DNS está com as configurações corretas, já que esse item é responsável por garantir que os usuários encontrem o seu site. As informações também estão disponíveis no painel de controle da conta de hospedagem.
Identifique o código do site
O código pode sofrer com erros de programação ou conflitos de plugins, por exemplo, o que faz o site ficar fora do ar. Portanto, confira os detalhes para garantir que esse problema não afete a acessibilidade.
Atualize componentes e plugins
Mantenha os componentes e plugins atualizados. Essa medida contribui para a correção de falhas e para o aumento da estabilidade no acesso ao site.
Tenha um plano de recuperação de desastres
O plano de recuperação de desastres é um documento que define as etapas a seguir em caso de interrupção de sistemas. Por esse motivo, também vale para sites fora do ar. Aqui, o objetivo é saber exatamente o que fazer em cada situação. Além disso, inclui estratégias para evitar perdas, como o backup.
Confira, também, a solução da GoDaddy para backup diário do seu site para fazer a recuperação em apenas um clique!
O que acontece quando um site sai fora do ar?
Quando um site sai do ar, o que acontece é: o tráfego cai, parte do conteúdo fica inacessível e o servidor apresenta falhas. Nessa situação, os visitantes que tentam acessar a página acabam indo para outros sites, já que o seu não carrega.
Como consequência, todas as transações realizadas durante o período de instabilidade ficam no vácuo. Se um cliente tentou pagar por um serviço/produto, por exemplo, esses dados podem se perder — e dificilmente será possível recuperá-los.
Outros aspectos importantes são os erros de servidor. As falhas podem acontecer devido a problemas de hospedagem, de código ou bugs no software. Dessa forma, torna-se mais difícil saber como recuperar um site fora do ar, justamente por conta desses problemas extras.
Todos esses fatores também interferem na reputação do seu negócio. Agora, você sabe o que acontece quando um site sai fora do ar e sabe como se prevenir.
Leia também: 5 passos para criar um site para empresa e ter o melhor desempenho!
Escolha a melhor hospedagem e serviços complementares
A GoDaddy é líder no mercado com seu serviço de hospedagem e oferece opções de pacotes para diversos tipos de projetos. Com a nossa solução, você garante um suporte especializado, uptime de 99,9% e desempenho sem igual!
Ainda tem várias soluções para evitar problemas e preservar a reputação do seu negócio, como o certificado SSL gratuito, armazenamento e data centers globais. Todas essas características evitam a ocorrência de site fora do ar e fazem com que a sua empresa tenha mais confiança dos seus clientes.
Então, o que acha de conhecer o serviço de hospedagem de sites da GoDaddy? Acesse o site, confira os nossos pacotes e entenda por que a nossa solução é a mais completa do mercado!